Crítica

‘Irresistible’: As elites atropelam o povo no filme de Jon Stewart

Jon Stewart dirige uma sátira da política, com as mentiras concretas e os engodos que estão em sua essência; quando tenta ser mais grotesco, o filme fica pior

Crítica | Cinema

‘Um lindo dia na vizinhança’: Tom Hanks encarna a bondade fora de moda

Com o filme, indicado a um Oscar e agora disponível em streaming, Marielle Heller segue compondo uma filmografia dedicada a temas como a solidão, o rancor e o perdão

ARTIGOS PARA LEITORES CADASTRADOS

Adeus às salas de cinema?

Vários filmes refletem sobre a criação da sétima arte ou a extinção desta em seu ambiente natural, uma triste ameaça em tempos de coronavírus

Crítica

A Pixar já não é mais a mesma

Vejo e ouço ‘Dois Irmãos’ sem desgosto, mas não há nele nada que me apaixone. E é triste que isto ocorra numa produtora que por tantos anos conseguiu instalar histórias, situações, personagens, diálogos e sensações para sempre na memória coletiva

Crítica

‘Uma vida oculta’: Sublime em tempo parcial

Excessivamente afetado, o filme mais recente de Terrence Malick não resiste; faz tempo que sua sistemática, sempre a mesma, pesa

Morre José Mojica Marins

O adeus a Zé do Caixão, o pai do terror nacional

O cineasta José Mojica Marins morreu na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, vítima de uma pneumonia. Ele alcançou reconhecimento internacional com um dos personagens mais simbólicos do cinema brasileiro

Crítica | Cinema

‘O preço da verdade’: Só no cinema David vence Golias

Tenho a fatigante sensação de já ter visto este filme outras vezes. Nada tenho contra ele, mas lhe falta força expressiva e pode-se prever tudo o que vai acontecer

Oscar 2020

Coreia do Sul, o cinema entendido como bilheteria e cultura

Bong Joon-ho faz parte de uma geração de diretores que revolucionou as salas

Crítica | Cinema

‘Jojo Rabbit’: Meu amigo Adolf Hitler

Acaba sendo um filme estupendo para toda a família, com tudo o que ele envolve: suas virtudes populares e seus inevitáveis defeitos melosos e sem importância

CINEMA

Morre Kirk Douglas, a última grande estrela da velha Hollywood, aos 103 anos

O lendário ator que encarnou 'Spartacus' só ganhou um Oscar, honorário, por sua trajetória, apesar sido indicado três vezes

Crítica | Cinema

‘Ford vs. Ferrari’: Uma batalha empresarial candidata ao Oscar

Mergulha no esporte como um evento social e político, naquele ponto em que as ações têm tanto a ver com o pessoal como com a peculiaridade de um modelo de país

Crítica Filme | Oscar 2020

‘Os miseráveis’: Ódio e fogo na ‘banlieue’

Recordo ‘The Wire’ em determinados momentos desta crônica dura e verossímil. O diretor Ladj Ly sabe do que fala. É o seu bairro, ali ele passou a vida

Oscar 2020

Calendário para ver os principais filmes indicados ao Oscar 2020 antes da cerimônia

Ainda não viu nada da maior premiação do cinema? Fizemos uma proposta de quando e onde assistir às obras que disputam estatuetas, nos cinemas ou em casa, até a noite do evento

Cinema

Que arte a sua, renegado Allen

Woody Allen gosta de Nova York em todas as estações, mas temos de admitir que a chuva é uma boa aliada da poesia

Coluna

‘Parasita’, um canto de amor ao cinema

Bong Joon-Hu dirige um filme que é comédia, tragédia grotesca, noir e história de terror. Não perca este filme, alheio a uma sutileza de prestígio, direto e quase lindamente literal

Crítica | Cinema

‘Ad Astra’, um retorno ao coração das trevas

Há mistério, tensão, muitos perigos, tristeza e surpresas no longa que conta a viagem espacial desse homem abalado em busca do pai

Crítica | Cinema

‘Yesterday’, um filme para assistir com um sorriso nos olhos

Passo grande parte do filme com um sorriso na boca e nos olhos: que imenso prazer embeber-se das canções geniais de Lennon e McCartney

Crítica | Cinema

Em ‘Era uma Vez em... Hollywood’, Tarantino revela autêntico trabalho de amor cinéfilo

O último filme de Tarantino é uma obra maior, inesgotável, esplendorosa

Crítica | A última loucura de Claire Darling

Os trastes da memória

Tudo flui com a naturalidade de um rio da existência onde a dor e o ardor habitam um único tempo

Crítica | Homens de Preto: Internacional

Nem precisa de neuralizador

A franquia revive sem seus rostos mais célebres e sem o tradicional Barry Sonnenfeld à frente. E, longe de se entregar à originalidade, prefere não arriscar

Crítica | Cinema

‘Hellboy’, uma festa endiabrada

Onde o diretor Guillermo del Toro arrancava poesia, Marshall extrai ruído e delírio, mas as mudanças estão sempre a serviço de um prazer sem preconceitos

Crítica | 'Pokémon: Detetive Pikachu'

Adeus, boneco

Não há muitas surpresas em 'Pokémon: Detetive Pikachu', mas alguns pontos altos da imaginação e, acima de tudo, uma certa honestidade artesanal sob o volume das chamativas imagens artificiais

CRÍTICA | Cinema

Shazam!, regresso à pureza do coração

O filme que estreou ontem no Brasil é um trabalho que se esforça todo o tempo para defender a própria personalidade singular, mas não pode evitar totalmente os perigos

Crítica

‘Dumbo’, a animação em carne e osso

O esforço de imaginação dos produtores, especificamente da Disney, para continuar alimentando seus cofres alquebrados encontrou faz tempo uma ideia rentável

Crítica

Imune à sua dor e a alguns lampejos de glória

Admitindo a identificação que podem me causar os universos centrados na perda e no sofrimento, não consigo que o cineasta encarnado por Banderas revire minha alma nem pouco, nem muito, nem nada

Crítica | Cinema

‘Suprema’, sozinha contra o sistema

Uma cinebiografia talvez seja a segunda melhor opção – na falta de um musical da Broadway - para coroar a transformação da juíza Ruth Bader Ginsburg em ícone pop