_
_
_
_
_

O que é impedimento? Um guia básico de futebol para sobreviver à Copa do Mundo

Não precisa ser especialista nem entusiasta do esporte para acompanhar o Mundial sem fazer feio na mesa de bar

Árbitros durante evento de preparação para a Copa do Mundo.
Árbitros durante evento de preparação para a Copa do Mundo.Catherine Ivill (Getty Images)
Mais informações
A árdua missão de ser mulher e repórter numa Copa
VAR, como funciona o ‘Big Brother’ da arbitragem

De quatro em quatro anos, a Copa do Mundo coloca o futebol como o centro do universo em vários países. No Brasil, nem se fale. Parece que mais nada acontece além dos jogos transmitidos e repercutidos em praticamente todos os canais de televisão. Um prato cheio para os fãs da modalidade mais popular do país. Mas também um suplício para quem não é do ramo, se esforça para manter a simpatia no grupo de amigos e quer arriscar pitacos em uma conversa sobre o esquema tático da Costa Rica.

Muitas vezes, as marcações dos juízes durante os jogos soam como russo aos ouvidos (e olhos) leigos. Para desvendar essa língua “estrangeira” e tirar as principais dúvidas dos torcedores de ocasião na Copa, o EL PAÍS destrincha as regras mais cabeludas da bola.

Regulamento da Copa

Seguindo as regras oficiais do futebol de campo, a Copa do Mundo é disputada em campos de futebol padronizados pela FIFA: 105m de comprimento por 68m de largura. Cada equipe tem 11 jogadores, incluindo um goleiro. A partida é disputada em dois tempos de 45 minutos, mais os acréscimos decididos pelo juiz para compensar o tempo gasto com substituições de atletas e interrupções, além dos 15 minutos de intervalo, que servem para os atletas se hidratarem e também para os técnicos passarem orientações a seus comandados. O time que fizer mais gols vence o duelo. Ou seja, acertar a trave ou a bandeirinha de escanteio não vale pontos.

Bandeirinha marca impedimento no jogo entre Croácia e Nigéria.
Bandeirinha marca impedimento no jogo entre Croácia e Nigéria.Julian Finney (Getty Images)

Por que Itália, Holanda e Estados Unidos não estão na Copa?

Participam da Copa do Mundo as 32 seleções mais bem colocadas nas respectivas eliminatórias de seus continentes. Seleções tradicionais, como Itália, Holanda e Estados Unidos, não conseguiram se classificar entre as melhores. A América do Sul, por exemplo, tem cinco representantes: Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai.

Como é que faz para o Brasil ser campeão?

As equipes são divididas igualmente em oito grupos, definidos por sorteio. Cada vitória vale três pontos e o empate, um. Todos os times jogam entre si, e os dois mais bem pontuados se classificam para a fase de mata-mata.

Mata-mata? Como assim?

Calma, ninguém mata ninguém. É que, a partir daí, a seleção derrotada volta para casa, sem choro nem vela. São mais três fases (oitavas, quartas e semifinal) até chegar à grande decisão do campeão.

Ah, e se empatar?

Quando há empate nesses jogos, os times precisam disputar uma prorrogação (dois tempos de 15 minutos). Se ainda assim não houver o desempate, a vitória é decidida na disputa por pênaltis. Cada equipe tem direito a cinco cobranças – a que errar mais, acaba derrotada.

Quando a bola começa a rolar

Há quem enxergue o jogo através de esquemas táticos, formações que vão do 3-5-2 a 4-1-4-1 e expressões praticamente indecifráveis como “passe entrelinhas”, “marcação alta”, “recomposição defensiva” e “transição ofensiva”. Mas isso é conversa para um módulo bem mais avançado de futebol. Vamos às lições básicas que explicam muito do que acontece durante as partidas.

Impedimento

No momento em que o jogador dá um passe para o outro, tem de haver pelo menos dois adversários (geralmente o goleiro e mais um atleta) à frente do atleta que vai receber a bola. Caso contrário, ele é considerado carta fora do baralho, a não ser que, na hora do passe, se encontre atrás da linha do meio-campo. Para flagrar os impedidos, o árbitro da partida conta com dois auxiliares – um de cada lado do campo –, popularmente conhecidos como bandeirinhas, que erguem seu instrumento de trabalho ao sinalizar que um jogador está em posição de impedimento.

Árbitro de vídeo (VAR)

Esta é a primeira Copa em que os juízes dispõem do auxílio da tecnologia para tirar dúvidas a respeito de suas marcações. Câmeras espalhadas pelo campo fornecem imagens a uma sala de controle fora do estádio, onde os auxiliares de vídeo analisam replays das jogadas e podem ajudar o árbitro principal a tomar sua decisão em três casos: gols, pênaltis ou aplicação de advertência a jogadores.

Árbitros do VAR analisam imagens de vídeo em Moscou.
Árbitros do VAR analisam imagens de vídeo em Moscou.Dmitri Lovetsky (AP)

Cartões

O cartão amarelo é a punição ao jogador que comete falta mais grave ou outro ato de indisciplina. O acúmulo de dois cartões amarelos na mesma partida resulta no cartão vermelho e, consequentemente, na expulsão do atleta de campo. Nesse caso, o treinador não pode colocar outro em seu lugar e o time fica com um jogador a menos até o fim do jogo. O cartão vermelho também pode ser apresentado ao atleta que não tenha cartão amarelo, em casos de agressão física ou falta com uso desnecessário de força. Se acumular um cartão amarelo a cada partida, durante dois jogos consecutivos, o atleta fica suspenso da partida seguinte.

Escanteio

É marcado quando um adversário toca a bola para a linha de fundo (aquela onde fica o gol) e cobrado de um dos dois cantos do campo para onde a linha foi ultrapassada.

Lateral

Acontece quando a bola sai pela linha lateral (perpendicular à linha de fundo). O último jogador a tocar a bola cede o lateral para o time adversário. É cobrado com as mãos e a bola deve ser lançada acima da cabeça do atleta que executa o lateral.

Tiro de meta

Marcado quando a bola sai pela linha de fundo, tocada por um jogador do time adversário ao que defende o gol daquele lado do campo. O tiro de meta pertence ao goleiro, que deve dar saída à bola com os pés – ele também pode indicar um jogador de linha para fazer a cobrança.

Substituições

Em jogos oficiais de Copa, cada time tem direito a fazer três substituições de jogadores. Nos amistosos (para fins de treino ou comemorações), as substituições costumam ser ilimitadas.

Posições dos jogadores

“Volante no futebol? Mas isso não é uma peça do carro?”. Se você já se perguntou isso, siga nossa cartilha para não derrapar na hora da escalação.

Atacante

Como o próprio nome diz, o jogador que exerce essa função tem como objetivo atacar em direção ao campo adversário e colocar a bola no fundo da rede, a exemplo de Neymar, principal atacante do Brasil. Geralmente atua bem à frente dos companheiros e próximo ao gol da equipe rival.

Meia

É o jogador que atua no meio de campo. Sua função é buscar a bola com os volantes, zagueiros ou laterais e entregar para os atacantes. Também conhecidos como armadores da equipe, imbuídos de criar as jogadas. Podem atuar em várias formações.

Volante

O volante também joga pelo meio, mas em função mais defensiva que a do meia. Ele se posiciona à frente dos jogadores de defesa, protegendo a entrada da área, recuperando a bola do adversário e entregando-a para o meia ou atacante.

Lateral

Como indicado pelo nome, são os atletas que atuam nas laterais do campo. Ajudam tanto na defesa quanto carregam a bola para o meio de campo ou ataque. A posição exige boa forma física, para correr toda a extensão lateral do campo.

O zagueiro Thiago Silva tira a bola no jogo entre Brasil e Suíça.
O zagueiro Thiago Silva tira a bola no jogo entre Brasil e Suíça.JOE KLAMAR (AFP)

Zagueiro

Quem nunca ouviu Galvão Bueno berrando o bordão “Quem é que sobe?”, sempre que um rival cruza a bola pelo alto na área do Brasil? Então, geralmente o zagueiro é quem sobe de cabeça para afastar esse tipo de cruzamento. Afinal, sua missão é defender o seu gol dos adversários. Atuam bem próximos à área de seu time, com a função de desarmar (tomar a bola) dos jogadores da outra equipe.

Goleiro

É o guardião do gol de seu time e único jogador que pode usar as mãos. No entanto, se a bola for recuada por um companheiro da mesma equipe, tem que se virar com os pés.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_