_
_
_
_
_

Juca Kfouri: “Sofremos da ‘leifertização’ do jornalismo esportivo”

Em entrevista ao programa ‘Voz Ativa’, o jornalista defende que esporte e política são indissociáveis e critica o excesso de “gracinhas” em produções jornalísticas

Juca Kfouri participa do programa Voz Ativa.
Mais informações
Futebol e política, uma mistura tão óbvia quanto a alienação de quem a despreza
Do futebol à política: o antigo laço entre Aécio e a família Perrella
Tite: “Não tenho nenhuma vocação para a política”
Os Warriors podem boicotar visita à Casa Branca

Convidado do programa Voz Ativa, exibido nesta segunda-feira pela Rede Minas em parceria com o EL PAÍS, Juca Kfouri falou sobre seu livro recém-lançado Confesso que perdi (Companhia das Letras) e também contou histórias envolvendo dois temas que sempre estiveram muito presentes em sua trajetória profissional: esporte e política. Formado em Ciências Sociais pela USP, o jornalista criticou a mistura recorrente de jornalismo com entretenimento na cobertura esportiva, sobretudo a intimidade de emissoras de televisão com federações e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Pelo direito de exclusividade, a emissora que compra o futebol estabelece tal relação de promiscuidade com quem vende [os direitos de transmissão], que não a permite criticar seu ‘sócio’”, afirmou Kfouri, que citou o contrato firmado entre Rede Globo e Neymar durante a última Copa, revelado pela Folha de S. Paulo, como exemplo de vínculo que deve ser evitado pelo jornalismo. “O contrato com Neymar foi o estabelecimento escarrado da concorrência desleal. Outros repórteres não gozam do mesmo privilégio. Um equívoco gravíssimo da Globo.”

Para ele, as detentoras dos direitos de transmissão do futebol brasileiro deveriam se espelhar no modelo dos esportes norte-americanos, em que há um distanciamento entre interesses comerciais e a linha editorial de cada veículo. “Os americanos separam a ‘Igreja do Estado’. Jornalismo não tem nada a ver com entretenimento”, explica o jornalista, antes de criticar o estilo descolado consagrado por Tiago Leifert, ex-apresentador do Globo Esporte, hoje à frente do Big Brother Brasil. “Nós sofremos da leifertização do jornalismo esportivo. É muita gracinha. Briga-se pra saber quem é mais engraçadinho, quem faz a melhor piada. Não estou pregando o mau humor, é bom dar risada. Mas tem uma hora pra rir e uma hora pra chorar. Não podemos eliminar o que há de sério no esporte, porque as coisas se misturam, são faces da mesma moeda. Não dá para pensar o Brasil sem pensar o futebol brasileiro. Não dá pra pensar o futebol brasileiro sem pensar na política, na supraestrutura do Brasil.”

Juca Kfouri entende que o esporte como um todo está diretamente atrelado a questões políticas e sociais. Entretanto, ele faz uma ponderação sobre a exigência de posicionamentos além da bola de jogadores de futebol. O jornalista lembra que a Democracia Corintiana, por exemplo, que marcou época na década de 80, contou com o aval de dirigentes do Corinthians para romper padrões de comportamento e levar mensagens políticas aos estádios.

“Via de regra, o atleta está tão voltado para a competição, em um período tão curto de sua vida, que realmente não olha para o resto do país. Mas, ao longo da minha vida, aprendi a não exigir heroísmo com o pescoço alheio. A sociedade está quieta e a gente quer que os jogadores se manifestem? Quantos jornalistas criticam o patrão na empresa jornalística em que trabalham? Por que vamos exigir só dos jogadores de futebol? Sem contar que a esmagadora maioria deles ainda é vítima do sistema educacional brasileiro. O Paulo André fez isso. Acabou exportado para a China contra a própria vontade”, disse Kfouri.

Questionado sobre o prestígio de dirigentes que se enveredam pela política, como Andrés Sanchez, Eurico Miranda e Zezé Perrella, o jornalista apontou que eles apenas comprovam que o futebol vai muito além dos gramados. E refletem, de certa forma, a falta de politização do público que gira em torno do esporte. “O torcedor confunde o resultado esportivo com a figura do cartola e acaba presenteando o dirigente por méritos que ele não tem. Isso evidentemente tem a ver com a nossa baixa consciência política. Mas não é um fenômeno brasileiro. Basta lembrar que o [Mauricio] Macri e o [Silvio] Berlusconi se tornaram personalidades dirigindo Boca Juniors e Milan, respectivamente.”

A entrevista ao Voz Ativa foi conduzida pelo âncora Florestan Fernandes Júnior e o time de entrevistadores composto pelo repórter do EL PAÍS Breiller Pires; o comentarista da ESPN Brasil e do site ultrajano.com, Cláudio Arreguy; José Augusto Toscano, da Rádio Inconfidência; Maíra Lemos; jornalista e youtuber, e o ex-goleiro e agora comentarista esportivo Raul Plasmann. O programa estreou em janeiro deste ano com a presença do dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez. É transmitido às segundas-feiras, às 22h15, pela Rede Minas, às terças-feiras, às 21h, pela rádio Inconfidência FM, e aos domingos, às 22h, pela rádio Inconfidência AM.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_