_
_
_
_

Nobel da Paz 2017 vai para campanha internacional para proibir armas nucleares

A ICAN venceu 318 candidaturas, 217 individuais e 103 de organizações

ICAN, Campanha Internacional para proibir as armas nucleares, Nobel da Paz 2017
ICAN, Campanha Internacional para proibir as armas nucleares, Nobel da Paz 2017FABRICE COFFRINI (AFP)

A campanha internacional para proibir as armas nucleares (ICAN, na sigla em inglês) recebeu nesta sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz de 2017. Trata-se de uma coalizão de organizações não governamentais de cerca de 100 países. "O Prêmio da Paz de 2017 pede que os Estados nucleares iniciem as negociações para a eliminação gradual de 15.000 armas nucleares em todo o mundo", afirmou o comitê norueguês. "A ICAN tem sido o principal agente da sociedade civil nos esforços para obter uma proibição das armas nucleares sob o direito internacional", acrescenta.

Mais informações
Irã alerta que responderá “de forma decidida” a uma ruptura do pacto nuclear
Os últimos dez vencedores do Prêmio Nobel da Paz
Morre Liu Xiaobo, dissidente chinês e Nobel da Paz
Quem ganhou o prêmio Nobel da Paz no ano em que você nasceu

A organização recebe o prêmio por seu trabalho em chamar a atenção para as consequências catastróficas do uso de armas nucleares e por seus esforços para chegar a um tratado que proíba esse tipo de armas. O comitê norueguês fez sua escolha este ano entre 318 candidaturas, sendo 217 individuais e 103 de organizações. O ganhador sucede o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, destacado por seus "esforços decididos" em levar a paz a seu país após 52 anos de conflito armado.

O Prêmio Nobel da Paz é o único dos seis prêmios outorgado e entregue fora da Suécia. Isso ocorre por desejo expresso de Alfred Nobel, já que, em sua época, a Noruega fazia parte do reino sueco. Segundo deixou escrito em seu testamento, o Nobel da Paz deve reconhecer aqueles que contribuam para "o entendimento entre os povos e a eliminação ou a redução de armamentos, assim como formar ou impulsionar convenções de paz".

Entre os 217 indivíduos e as 103 organizações indicadas, os favoritos entre os especialistas e as casas de aposta este ano foram o acordo nuclear iraniano, os voluntários sírios de Defesa Civil, a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), o papa Francisco, a União para as Liberdades Civis na América (ACLU) e Can Dündar, ex-redator-chefe do jornal turco Cumhuriyet.

O comitê não confirma os nomes dos candidatos até que se passem 50 anos das indicações e só torna público o número total de aspirantes – 318 este ano. Além disso, nesta ocasião, a escolha representa a estreia de Berit Reiss Andersen à frente do comitê que elege o premiado. Até hoje foram entregues 97 prêmios Nobel da Paz, 16 deles a mulheres. A idade média dos agraciados é de 62 anos. De todos eles, apenas o político vietnamita Le Duc Tho recusou o prêmio.

Ao longo da semana foi concedida grande parte dos prêmios Nobel. O de Medicina foi dado aos cientistas envolvidos na descoberta do "relógio interno" do corpo humano, o de Física para os pesquisadores que trabalham com o detector de ondas gravitacionais, e o de Química para os cientistas que desenvolveram um método para observar a vida privada das moléculas. Na quinta-feira, o Nobel de Literatura foi anunciado para o escritor britânico Kazuo Ishiguro, de 62 anos. Na próxima segunda-feira, será revelado o ganhador do Nobel de Economia, o último deste ano.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_