Bob Dylan compõe suas ‘Folhas de Relva’

Em novo álbum duplo, o músico abraça a épica lírica de Walt Whitman para abordar o final de seus dias e o rumo dos EUA

Crítica

A nova anormalidade dos Strokes

Com ‘Is This it’, a banda ensinou gente sem graça a dançar e a paquerar. Seu novo disco, ‘The New Abnormal’, indica uma sensível melhoria

Crítica

A Pixar já não é mais a mesma

Vejo e ouço ‘Dois Irmãos’ sem desgosto, mas não há nele nada que me apaixone. E é triste que isto ocorra numa produtora que por tantos anos conseguiu instalar histórias, situações, personagens, diálogos e sensações para sempre na memória coletiva

Refundar o capitalismo (outra vez)

Uma longa década depois de os políticos terem antecipado a ideia, economistas, filósofos e sociólogos buscam suprimir os excessos e abusos do mercado para que ele sobreviva

‘Hunters’: Al Pacino à caça de nazistas

Nova série da Amazon Prime Video se move entre a estética dos quadrinhos e dos filmes de ação dos anos setenta, entre o drama e a comédia

A entrevista póstuma de George Steiner: “Faltou-me coragem para criar”

O grande crítico literário, que morreu na segunda-feira, conversou ao longo dos anos com o ensaísta italiano sob a condição de que as confissões viessem à luz no dia seguinte à sua morte

Crítica | Cinema

‘Jojo Rabbit’: Meu amigo Adolf Hitler

Acaba sendo um filme estupendo para toda a família, com tudo o que ele envolve: suas virtudes populares e seus inevitáveis defeitos melosos e sem importância

Crítica | Cinema

‘Ford vs. Ferrari’: Uma batalha empresarial candidata ao Oscar

Mergulha no esporte como um evento social e político, naquele ponto em que as ações têm tanto a ver com o pessoal como com a peculiaridade de um modelo de país

Crítica Filme | Oscar 2020

‘Os miseráveis’: Ódio e fogo na ‘banlieue’

Recordo ‘The Wire’ em determinados momentos desta crônica dura e verossímil. O diretor Ladj Ly sabe do que fala. É o seu bairro, ali ele passou a vida

Crítica

‘The Crown’: a propaganda se aperfeiçoa

Série consegue fazer com que a rainha e a instituição que ela representa deixem de ser um 'souvenir' de porcelana para ser vistos como sobreviventes heroicos

Cinema

Que arte a sua, renegado Allen

Woody Allen gosta de Nova York em todas as estações, mas temos de admitir que a chuva é uma boa aliada da poesia

Coluna

‘Parasita’, um canto de amor ao cinema

Bong Joon-Hu dirige um filme que é comédia, tragédia grotesca, noir e história de terror. Não perca este filme, alheio a uma sutileza de prestígio, direto e quase lindamente literal

Literatura

Sally Rooney revela uma versão melhorada de nós mesmos

‘Pessoas Normais’, segundo romance da irlandesa Sally Rooney, é uma narrativa puramente do século XXI, mas seu estudo dos afetos se conecta com o grande romance do século XIX

Jonathan Ferr, o garoto-estandarte do jazz carioca no Rock in Rio

"Gosto de jazz, mas também gosto de funk carioca e hip hop, então por que não posso trazer isso daí para meu jazz?", diz músico que se apresenta neste sábado no festival

Crítica | Cinema

‘Ad Astra’, um retorno ao coração das trevas

Há mistério, tensão, muitos perigos, tristeza e surpresas no longa que conta a viagem espacial desse homem abalado em busca do pai

Crítica

Rol de acusações contra Susan Sontag

Benjamin Moser publica na terça-feira nos Estados Unidos uma biografia da autora de 'Diante da Dor dos Outros' em que a acusa tanto de esconder sua homossexualidade como de não ser firme em seu compromisso feminista

Crítica | Cinema

‘Yesterday’, um filme para assistir com um sorriso nos olhos

Passo grande parte do filme com um sorriso na boca e nos olhos: que imenso prazer embeber-se das canções geniais de Lennon e McCartney

Crítica | Cinema

Em ‘Era uma Vez em... Hollywood’, Tarantino revela autêntico trabalho de amor cinéfilo

O último filme de Tarantino é uma obra maior, inesgotável, esplendorosa

Crítica

‘Euphoria’, a alucinante viagem de ser jovem e estar perdido

Mais do que cenas explícitas e excessivas, a série estrelada por uma excelente Zendaya encontra seu caminho com uma forte aposta estética

Coluna

A matança da família Manson segue alimentando o imaginário popular

Como tudo o que é primitivo, o medo fascina. Talvez isso explique por que meio século depois esse evento continue rendendo filmes e séries

Crítica | A última loucura de Claire Darling

Os trastes da memória

Tudo flui com a naturalidade de um rio da existência onde a dor e o ardor habitam um único tempo

Meryl Streep

Sob o sorriso de Meryl Streep

Sem muito mais para levar à boca, o mais divertido de ‘Big Little Lies’ foi a especulação em torno da composição da personagem de Streep

Crítica literária

‘O verão tardio’, de Luiz Ruffato, é alegoria de uma surdez coletiva

A desesperança presente no novo livro do escritor ecoa um estado de apatia do país: escaparemos quando voltarmos a ouvir

Séries

‘La Casa de Papel’ esbanja força em seu regresso

Série volta na próxima sexta aproveitando sua nova condição de fenômeno mundial e dissipa as possíveis dúvidas sobre a pertinência de sua continuação

Crítica | Homens de Preto: Internacional

Nem precisa de neuralizador

A franquia revive sem seus rostos mais célebres e sem o tradicional Barry Sonnenfeld à frente. E, longe de se entregar à originalidade, prefere não arriscar

Crítica | Cinema

‘Hellboy’, uma festa endiabrada

Onde o diretor Guillermo del Toro arrancava poesia, Marshall extrai ruído e delírio, mas as mudanças estão sempre a serviço de um prazer sem preconceitos