_
_
_
_
_

Presidente do Haiti foi assassinado por tentar enviar aos EUA lista de pessoas ligadas ao narcotráfico

Segundo uma investigação do ‘The New York Times’, os assassinos de Jovenel Moïse retiraram vários documentos de seu quarto após matá-lo

Jovenel Moïse presidente de Haití
Foto de arquivo de Jovenel Moïse em 2018, em Nova York.Leigh Vogel (Getty Images for Concordia Summi)
Jacobo García

Antes de ser assassinado em julho, o então presidente do Haiti, Jovenel Moïse, trabalhava em uma lista de poderosos políticos e empresários envolvidos no tráfico de drogas. Moïse planejava entregar aos Estados Unidos o arquivo detalhando seu grau de envolvimento em cada caso. Assim, os agressores que o mataram e feriram gravemente sua esposa saquearam sua casa em busca de documentos, como ficou conhecido mais tarde. A própria viúva Martin Moïse, que fingiu estar morta antes de os agressores partirem, admitiu em seu depoimento que, logo após o assassinato, os pistoleiros, em sua maioria colombianos, vasculharam a sala em busca de documentos.

Cinco meses após o assassinato do presidente do Haiti, a investigação sobre sua morte continua paralisada. Embora a maioria dos perpetradores, mais de vinte pistoleiros colombianos que chegaram ao país nos dias anteriores à detenção, o mandante continua um enigma. Meses antes de sua morte, Moïse havia denunciado em uma entrevista a este jornal que poderosos grupos empresariais queriam acabar com ele, e uma investigação do The New York Times acrescenta alguns nomes às suspeitas. O jornal norte-americano destaca que, nos meses anteriores ao seu assassinato, ele tomou uma série de medidas que não agradaram a seus inimigos. Entre eles, iniciou uma limpeza na alfândega, estudava a nacionalização de um porto marítimo que suspeitava ser a porta de entrada de mercadorias contrabandeadas, ordenou a destruição de uma pista de pouso clandestina usada por aeronaves leves da Venezuela e da Colômbia, e estava investigando o lucrativo comércio de enguias, identificado como um mecanismo de lavagem de dinheiro.

Uma figura central na lista de Moïse foi Charles Saint-Rémy. Por muito tempo, a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) apontou Saint-Rémy como alvo. O empresário não era apenas suspeito de tráfico de drogas, mas também cunhado do ex-presidente Michel Martelly, que colocara Moïse na presidência para ser seu sucessor, até que ambos se distanciaram abruptamente pelas tentativas de Martelly de manipular sua gestão.

Atualmente Martelly, um ex-cantor que continua gozando de grande popularidade, estuda a possibilidade de se candidatar novamente. Ao mesmo tempo, o seu cunhado foi uma voz influente durante os quatro anos de gestão de Moïse devido ao seu poder nas sombras para ganhar contratos públicos ou decidir ministros, que devem ser aprovados nas câmaras. Outro nome incluído é o de Dimitri Hérard, um membro importante da força de segurança presidencial de Martelly, que se tornou o chefe da unidade policial que guardava o palácio presidencial na noite de sua morte.

Hérard também era suspeito de tráfico de drogas desde que, em 2015, um navio de bandeira panamenha atracou em Porto Príncipe com 1.100 quilos de cocaína e heroína a bordo. Naquele dia, Hérard foi visto ordenando que policiais uniformizados carregassem as drogas nos veículos antes de fugir com eles, de acordo com declarações de uma testemunha e de Keith McNichols, o ex-agente da DEA designado ao Haiti que liderou a investigação sobre o carregamento desaparecido. Entre os suspeitos que estariam na lista de Moïse está também o homem que comandava os pistoleiros na noite de 7 de julho. Este é Joseph Felix Badio, um ex-informante da DEA que teve várias conversas telefônicas com Ariel Henry, o novo primeiro-ministro do país, nos dias antes e depois do assassinato. O jornal nova-iorquino revela ainda que, entre maio e junho, o presidente recebeu uma ligação da DEA alertando sobre o uso excessivo que estava sendo feito de uma pista clandestina no norte do país para pouso de aeronaves leves. Ao saber das entregas, Moïse ordenou sua destruição, mas as autoridades locais se recusaram a fazê-lo. Algumas semanas depois, ele foi assassinado no próprio quarto.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_