_
_
_
_
_

Tribunal Constitucional do Equador despenaliza aborto em casos de estupro

Sentença histórica foi aprovada no plenário da Corte com sete votos a favor e restrições de duas juízas

Activistas protestan en el exterior de la Corte Constitucional de Ecuador
Ativistas favoráveis ao direito ao aborto protestam em frente à Corte Constitucional do Equador.Andrés Avila (EFE)

A Corte Constitucional do Equador decidiu despenalizar o aborto em todos os casos de estupro, e não só quando as vítimas são mulheres com deficiência mental, como previa o Código Penal equatoriano até agora. Com o voto favorável de sete dos nove juízes, foi declarada inconstitucional essa parte do artigo 150, inciso 2º, que só considera o aborto não punível quando “a gestação é consequência de um estupro em uma mulher que sofra de deficiência mental”.

Com seu pronunciamento, a Corte Constitucional do Equador estende a isenção de responsabilidade penal a todas as vítimas, salientando, além disso, que a Constituição do país andino reconhece em seu artigo 66 o direito das pessoas “a tomarem decisões livres, responsáveis e informadas sobre sua saúde e vida reprodutiva, e a decidir quando e quantas filhas e filhos terem”.

Mais informações
Petita Albarracín, mãe de Paola Guzmán, vítima de violação sexual em um colégio no Equador.
Mãe da garota que se suicidou depois de ter sido abusada na escola: “No Equador nunca houve justiça para as meninas estupradas”
Uma das vítimas de abuso por pastor evangélico no Recife.
Mulheres denunciam líder evangélico por abuso sexual: “Transgrida aqui comigo. Sou seu pastor e psicólogo”
Católicas pelo Direito de Decidir
Pela defesa de ser católica e lutar por direitos reprodutivos das mulheres no Brasil
Protesta El Salvador mujeres aborto
De Herrera a Herrera: mulheres contra o patriarcado em El Salvador

Até o final da noite de quarta-feira o texto da sentença da Corte não havia sido divulgado ―apenas o resultado do julgamento, por uma maioria mais ampla que na decisão favorável ao casamento igualitário, em junho de 2019. Naquela ocasião, houve cinco votos a favor e quatro contra. No mesmo ano, três meses depois, a Assembleia Nacional debateu a despenalização do aborto por estupro, mas rejeitou a reforma do Código Penal.

Coletivos feministas comemoraram a notícia como uma conquista social que alivia em parte a situação de vulnerabilidade de muitas meninas equatorianas, em um contexto de normalização de abusos sexuais no âmbito familiar e com volumosas cifras que revelam a realidade da saúde reprodutiva para as menores e jovens equatorianas. É o segundo país da América do Sul, depois da Venezuela, com a maior taxa de gravidez adolescente, com 77,3 em cada 1.000 partos. Segundo a Coalizão Nacional de Mulheres, em um relatório sobre argumentos pela despenalização, 20.052 meninas menores de 14 anos deram à luz entre 2008 e 2018, e todas foram atendidas no sistema de saúde.

De acordo com a organização Surkuna, uma das partes no processo julgado pela Corte Constitucional, 250 mulheres foram denunciadas à Justiça e presas dentro de hospitais públicos por solicitar atendimento por abortos em curso e/ou partos prematuros, sob a suspeita de aborto provocado. Entre 2004 e 2014, estima a ONG, quase meio milhão de mulheres fizeram um aborto no Equador, sendo 85% de forma clandestina ou por automedicação.

Cinco meninas de 10 a 14 anos dão à luz diariamente no Equador. Por sua idade, a lei considera que essas 1.816 gestações por ano são sempre fruto de um estupro. Mas essa mesma lei as condenava. Ou a ter um filho indesejado depois de um episódio de violência sexual, ou a se arriscar a ir presa por interromper a gravidez.

Um dos casos de maior repercussão, no final de 2020, terminou quando o presidente Lenín Moreno teve que pedir desculpas públicas em nome do Estado à mãe de Paola Guzmán, cumprindo uma ordem da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Equador tinha sido condenado a ressarcir a família da jovem de 16 anos que terminou se suicidando depois de passar um ano sendo abusada por um professor 50 anos mais velho. Aconteceu há 18 anos. O responsável nunca foi condenado, e a CIDH reconheceu o abandono da vítima pelas instituições.

Lasso respalda a decisão

O presidente-eleito do Equador, Guillermo Lasso, de tendência conservadora e férreas convicções religiosas, disse em nota que os funcionários do seu futuro Governo acatarão a resolução da Corte Constitucional. Salientou que, apesar de se declarar católico e discordar da decisão, “o verdadeiro coração de um democrata se conhece em momentos como este, quando é capaz de respeitar a autoridade inclusive quando não está de acordo com ela”. Citando a independência de poderes e o caráter laico do Estado como princípios inegociáveis, disse que “não vale que sejam invocados somente quando nos convêm”.

Em seu discurso após a vitória eleitoral, no começo do mês, Lasso tratou de se apresentar ao lado da esposa ―que se pronunciou abertamente nesta semana contra o aborto, qualificando-o de “assassinato”―, como uma espécie de tutor para as meninas estupradas e para os filhos que nascessem dessas gestações forçosas. “Nós seremos seus pais”, proclamou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_