_
_
_
_

Palmeiras supera o Flamengo na prorrogação e é tricampeão da Libertadores

Deyverson decide a vitória por 2 a 1 no tempo extra, após erro de Andreas Pereira. É o bicampeonato do treinador Abel Ferreira e o terceiro título do clube alviverde, que une 2021 às conquistas de 2020 e 1999

Felipe Melo ergue a taça diante da comemoração palmeirense.
Felipe Melo ergue a taça diante da comemoração palmeirense.JUAN MABROMATA (AFP)
Diogo Magri

O tira-teima entre os últimos campeões continentais terminou com festa verde e branca. O Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1 na tarde deste sábado, no estádio Centenário de Montevidéu, Uruguai, e conquistou a Copa Libertadores 2021. Um gol de Deyverson, aos quatro minutos da prorrogação, decidiu a final mais esperada do futebol sul-americano de clubes. Antes, Raphael Veiga abriu o placar no primeiro tempo, e Gabigol havia empatado na etapa final. É a terceira vez que o Palmeiras se torna campeão da América do Sul, a segunda seguida sob o comando do treinador Abel Ferreira, que consolida uma era vencedora para o clube. Os palmeirenses se candidatam agora ao título mundial, que será disputado em meados de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro tempo já começou com superioridade palmeirense. Logo aos seis minutos, Gustavo Gómez lançou Mayke nas costas da defesa rubro-negra. O lateral cruzou rasteiro, para a entrada da área, onde Raphael Veiga apareceu para bater de primeira, de canhota, e fazer 1 a 0. Com o controle da partida, o Palmeiras soube se defender e levar mais perigo nos contra-ataques até o intervalo. Na única boa chance do Flamengo durante o primeiro tempo, aos 42 minutos, Arrascaeta parou em ótima defesa de Weverton.

Mas a postura do time carioca mudou no segundo tempo. O Flamengo voltou mais ligado, empurrando o Palmeiras contra seu próprio gol. E chegou ao empate aos 28 minutos, quando Gabigol tabelou com Arrascaeta pela esquerda e bateu no canto de Weverton. Michael, que foi colocado no jogo por Renato Gaúcho, ainda perdeu um gol na cara de Weverton. O 1 a 1 persistiu e levou a decisão à prorrogação.

O período extra trouxe ares ainda mais tensos em Montevidéu. Com poucos minutos no cronômetro, qualquer erro seria decisivo. E, aos quatro minutos de prorrogação, o rubro-negro Andreas Pereira dominou um passe de David Luiz no campo de defesa, mas tropeçou ao tentar tocar na bola. Era o último homem flamenguista, e foi desarmado por Deyverson. Assim como Breno Lopes, herói improvável do último título do Palmeiras, Deyverson é um atacante reserva que havia entrado no jogo minutos antes. Para a alegria do palmeirense, o destino se repetiu. O camisa 9 carregou a bola e, na cara do goleiro, bateu de canhota. A bola ainda desviou nos pés de Diego Alves antes de morrer no fundo do gol. Palmeiras 2 a 1, e não houve tempo para reação. Palmeiras tricampeão da América.

“Esse gol é para toda a minha família. Para minha esposa e filhas. Para as minhas avós, que não estão mais aqui. Se eu pudesse, doava toda a minha saúde para ter elas de volta”, disse o herói artilheiro em entrevista ao FOX Sports. “Eu te amo, Palmeiras. O meu sangue sempre será verde”, completou. Destaque também para o zagueiro paraguaio Gómez, que criou o primeiro gol e ganhou quase todas as disputas na defesa. Ele foi eleito o melhor jogador da final.

O Palmeiras une a conquista de 2021 às de 2020 e 1999 e se junta a São Paulo, Grêmio e Santos, os times brasileiros que mais venceram a Libertadores. É o bicampeonato seguido do treinador português Abel Ferreira, que chegou há pouco mais de um ano ao Brasil. Ele também se torna o primeiro europeu a realizar tal feito. O esporte é coletivo, mas a vitória não deixa de ter o rosto de Abel —um profissional que, desde a estreia, transformou um elenco robusto num time competitivo e vencedor. Com seguidos títulos estaduais, nacionais e continentais recentemente, o Palmeiras se consolida frente ao seu principal rival nos últimos anos do futebol brasileiro. O maior campeão do país, cuja torcida tem obsessão pela Copa Libertadores, também assume papel de soberano na América do Sul.

Deyverson comemora, Diego Alves lamenta e a bola morre no fundo do gol.
Deyverson comemora, Diego Alves lamenta e a bola morre no fundo do gol.EITAN ABRAMOVICH (AFP)

Com Anitta e sem Bolsonaro

Antes do jogo, o evento no Uruguai teve a apresentação da cantora Anitta, que tinha a missão de agitar as torcidas com os hits Me gusta e Combatchy. Com capacidade para 60.000 pessoas, o Centenário não estava lotado. Foram disponibilizados cerca de 13.000 ingressos para cada torcida —fora uruguaios e convidados da Conmebol—, dos quais todos os rubro-negros foram vendidos, mas 6.000 não foram comprados por palmeirenses. Portanto, a maioria era flamenguista nas arquibancadas. O principal motivo para uma final única que não encheu o estádio é financeiro: o ingresso mais barato para a decisão custava 1.100 reais, o exato valor de um salário mínimo no Brasil.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não compareceu ao evento no Uruguai. Ele apenas publicou em suas redes sociais uma foto assistindo à decisão em São José dos Campos, interior de São Paulo. Assumidamente palmeirense, ele disse que “somos todos Flamengo” durante discurso no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (26), mas lembrando como contexto que o time rubro-negro foi derrotado pelo Liverpool na última vez que ele deu essa declaração. “Assim como falei em 2019 e deu certo”, completou. Bolsonaro já apareceu publicamente usando camisas de ao menos 72 equipes brasileiras de futebol.

A transmissão da final da Libertadores dominou a audiência nas principais praças do país, especialmente na televisão aberta. Por volta das 17h (horário de Brasília), início do jogo, o SBT já marcava 24.7 pontos de audiência, contra 7.5 pontos do Caldeirão na Globo em São Paulo. Às 17h30, passou os 28 pontos no Rio de Janeiro e os 26 pontos em São Paulo, e assim permaneceu até o fim, por volta das 19h30. O assunto também tomou conta dos trending topics do Twitter desde a manhã deste sábado, chegando a preencher todos os 10 tópicos mais comentados da rede social ao longo da partida.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_