Tite poupa Neymar e times brasileiros na última convocação da seleção no ano
Atletas de clubes brasileiros, que passam pelo momento mais decisivo da temporada, e o astro lesionado foram preservados da lista para os jogos contra Argentina e Coreia do Sul
O treinador da seleção brasileira Tite convocou nesta sexta-feira os 23 jogadores para a última série de amistosos do Brasil no ano de 2019. Para formar a lista, Tite preteriu jogadores de clubes brasileiros, uma vez que os clubes do país estão na reta final do campeonato nacional e Libertadores, e não contou com seu principal jogador, Neymar, que se machucou no último amistoso e tem a previsão de volta em cima das datas dos amistosos. Os jogos estão marcados para o dia 15 de novembro, na Arábia Saudita, contra a Argentina, e 19 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos, contra a Coreia do Sul.
Em uma lista sem grandes novidades, destacam-se a presença de Emerson, lateral-direito do Barcelona emprestado ao Bétis, Douglas Luiz, volante do Aston Villa, e Rodrygo, atacante que ganhou os primeiros minutos como titular do Real Madrid na Champions. "É momento de dar oportunidade aos jovens", resumiu o técnico. Felipe, zagueiro do Atlético de Madrid, voltou a ser lembrado por Tite, assim como Alisson (estava machucado), David Neres e Willian, que não haviam voltado após o título da Copa América. O goleiro Daniel Fuzato, da Roma, faz parte do revezamento que o treinador tem feito ao chamar um terceiro goleiro mais jovem para integrá-lo com a seleção principal. O restante dos escolhidos esteve nos últimos amistosos contra Senegal e Nigéria.
Confira a lista:
Goleiros
- Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Daniel Fuzato (Roma);
Zagueiros
- Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG);
Laterais
- Danilo (Juventus), Emerson (Bétis), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
Meias
- Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (Milan), Douglas Luiz (Aston Villa), Philippe Coutinho (Bayern de Munique) e Willian (Chelsea);
Atacantes
- David Neres (Ajax), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Rodrygo (Real Madrid).
Em alta por conta do Flamengo, os jogadores Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Gabriel estiveram nas convocações recentes de Tite, mas foram poupados nessa porque o clube rubro-negro joga a final da Libertadores contra o River Plate quatro dias após o amistoso do Brasil com a Coreia do Sul. "Gostaria de convocar o Gerson [meia do Flamengo]", acrescentou Tite durante a coletiva, onde também ressaltou que a prudência em relação aos brasileiros não foi um pedido dos clubes. Santos do Athletico Paranaense, Weverton do Palmeiras, Jorge do Santos, Daniel Alves do São Paulo, Fagner do Corinthians e Matheus Henrique e Everton do Grêmio foram lembrados nas listas após a Copa América, mas preteridos pelo treinador agora porque a 33ª rodada do Brasileirão acontece entre os dois amistosos, nos dias 16 e 17 de novembro.
O critério de Tite não foi seguido pelo treinador da seleção brasileira olímpica, André Jardine, que também anunciou seus convocados hoje. Mesmo com jogos marcados para o mesmo fim de semana da 33ª rodada, Jardine anunciou a lista dos jogadores sub-23 escolhidos com Guga do Atlético Mineiro, Caio Henrique do Fluminense, Bruno Guimarães do Athletico, Matheus Henrique do Grêmio, Pedrinho do Corinthians, Artur do Bahia e Antony do São Paulo, todos titulares em suas equipes. A seleção olímpica faz amistosos preparatórios para o torneio pré-olímpico da América do Sul, que acontece em janeiro e classifica as equipe para as Olimpíadas de Tóquio.
Contra Argentina e Coreia, a seleção principal tenta fechar o ano com um saldo positivo. "No mundo ideal, gostaria de jogar de novo contra Bélgica, Alemanha... mas eles não querem, vamos fazer o quê?", reclamou o treinador. Apesar do título da Copa América, na qual jogou dentro de casa, a seleção vem em baixa sob o comando de Tite, com três empates e uma derrota nos amistosos contra Colômbia, Peru, Senegal e Nigéria. O Brasil não ficava quatro jogos sem uma vitória desde 2013, quando o treinador era Felipão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.