_
_
_
_
_

Macron e Merkel criticam o nacionalismo de Trump e seus aliados

O presidente francês e a chanceler alemã defendem o multilateralismo no centenário do fim da Grande Guerra

Marc Bassets
O presidente francês, Emmanuel Macron, durante o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial em Paris o 11 de novembro de 2018.
O presidente francês, Emmanuel Macron, durante o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial em Paris o 11 de novembro de 2018.Ludovic Marin (AP)
Mais informações
Macron, um rei sem coroa
Volta do nacionalismo marca os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial
Irmã de Marielle Franco pede ajuda a Macron

O mundo comemorou o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial e as tensões que dividem este mundo foram reveladas em Paris. O anfitrião, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, representantes das duas potências inimigas entre 1914 e 1918, alertaram no domingo sobre o perigo de novas catástrofes. "O patriotismo é o exato oposto do nacionalismo. O nacionalismo é sua traição", disse Macron. Uma mensagem para os mais de 70 Chefes de Estado e de Governo presentes. E, acima de tudo, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirma sem complexos o nacionalismo e os EUA em primeiro lugar.

Aos pés do Arco do Triunfo, sob uma chuva persistente, duas visões antagônicas eram encenadas: a dos defensores da chamada ordem liberal, com Macron e Merkel à frente, e aqueles que a questionam, como Trump. Entre os participantes estavam o presidente russo, Vladimir Putin; o turco, Recep Tayyip Erdogan; o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o rei da Espanha, Filipe VI.

O contexto político contava. Sete meses antes de uma eleição europeia que Macron antevê como um confronto entre progressistas e nacionalistas. Uma Europa fraturada em blocos ideológicos e na qual sua principal aliada, Merkel, iniciou a retirada. E o aliado norte-americano desinteressado nas mesmas instituições das quais foi promotor e fiador. O presidente francês quis colocar seus colegas diante de um dilema. Ou esta arquitetura, nascida após a Segunda Guerra Mundial e incorporada na ONU e na UE, entre outras instituições, é preservada e modernizada, ou o mundo está fadado a outros desastres.

"Ao se dizer 'nossos interesses primeiro e que importam os dos outros?' apaga-se o que uma nação tem de mais precioso, o que a torna viva, o que a leva a ser grande, o mais importante: seus valores morais", acrescentou Macron ao distinguir nacionalismo de patriotismo. "Vamos somar nossas esperanças ao invés de opor nossos medos."

O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta seu colega dos EUA, Donald Trump, no centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.
O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta seu colega dos EUA, Donald Trump, no centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.Ludovic Marin (AP)

O transcorrer do dia foi revelador. Na cerimônia da manhã, os chefes de Estado e de Governo chegaram juntos a pé ao Arco do Triunfo caminhando pela Champs-Élysées: um momento que deveria projetar a imagem de unidade no centenário do fim das matanças. Trump e Putin chegaram por conta própria. A primeira-ministra britânica, Theresa May, participou das cerimônias de armistício em Londres, não em Paris.

A foto dava margem a várias leituras. "Depende apenas de nós que esta imagem seja interpretada no futuro como o símbolo de uma paz duradoura entre as nações, e não como a imagem do último momento de unidade antes que o mundo caia em uma nova desordem”, comentou Macron.

Na parte da tarde, os líderes –menos Trump– se deslocaram até o pavilhão de La Villette, no norte de Paris, para participar do Fórum da Paz, evento idealizado por Macron para promover o multilateralismo. O presidente do governo espanhol (primeiro-ministro), Pedro Sánchez, participou do fórum. Macron convidou Merkel para proferir o discurso de abertura. Com esse gesto, queria enfatizar que a amizade franco-alemã é o fundamento da paz atual. "Se o isolamento não foi a solução cem anos atrás, como pode ser hoje em um mundo interconectado?", disse a chanceler, que alertou para o perigo de um "nacionalismo míope."

Desencontros

O ambiente já estava rarefeito. No sábado, um encontro entre Macron e Trump no Palácio do Eliseu foi marcado por desentendimentos sobre os planos franceses de impulsionar a defesa europeia autônoma da Otan. A decisão de Trump, no mesmo dia, de suspender uma visita a um cemitério militar norte-americano, alegando que estava chovendo, foi interpretada como um sinal de apatia.

Neste domingo, os sinos tocaram por toda a França, como 100 anos atrás, quando às 11 horas do dia 11 do 11º mês de 1918 entrou em vigor o armistício assinado na madrugada do mesmo dia em um vagão de trem estacionado na floresta de Compiègne. O armistício pôs fim a quatro anos de guerra que, como lembrou Macron, causou 10 milhões de mortes e seis milhões de feridos, e deixou três milhões de viúvas, seis milhões de órfãos e milhões de vítimas civis. O cessar-fogo desembocou alguns meses depois no Tratado de Versalhes. As condições leoninas impostas à Alemanha derrotada alimentaram o revanchismo que contribuiu para a Segunda Guerra Mundial.

Macron preparou uma cerimônia sem desfile militar, para não mortificar os alemães, com a leitura de cartas e testemunhos da Grande Guerra e música interpretada pelo violoncelista Yo-Yo Ma. Era uma comemoração da história. Uma maneira de colocar Paris, a França e ele mesmo, por algumas horas, no centro da política mundial. E uma reafirmação da via Macron e Merkel –multilateralismo, livre comércio e UE– em oposição à via Trump. Abertura contra recuo. Multilateralismo contra isolacionismo. Patriotismo –para usar sua sutil distinção– contra o nacionalismo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_