_
_
_
_

Copa do Mundo 2018: veja a lista de convocados das principais seleções

As campeãs mundiais Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França e Inglaterra, além das fortes Bélgica e Portugal, divulgaram suas listas de jogadores para o torneio

Os 23 convocados pelo treinador Julen Lopetegui, da Espanha.
Os 23 convocados pelo treinador Julen Lopetegui, da Espanha.Gabriel Bouys (AFP)
Diogo Magri
Mais informações
Por que tanta gente torce contra a seleção
As 11 sedes da Copa na Rússia

Com o prazo da FIFA para o anúncio final dos convocados para a Copa do Mundo da Rússia 2018 terminando nesta segunda-feira (4 de junho), Brasil, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Bélgica e Alemanha, principais seleções do torneio, estão com suas listas completas para o Mundial. Os dois últimos países foram os únicos que preferiram esperar até a data limite para definir a lista de 23 nomes, anunciados na semana em que as equipes finalizam suas preparações para a Copa com uma série de amistosos. Confira as convocações divulgadas até aqui das equipes favoritas na Copa.

Brasil

Goleiros: Alisson, Ederson, Cássio

Defensores: Danilo, Fágner, Marcelo, Filipe Luís, Thiago Silva, Miranda, Marquinhos e Geromel

Meio-campistas: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Fred, Renato Augusto, Coutinho, Willian

Atacantes: Neymar, Douglas Costa, Taison, Firmino, Gabriel Jesus

Para substituir Daniel Alves, principal ausência do elenco após lesão no ligamento do joelho direito, Tite escolheu os laterais Danilo, do Manchester City, e Fágner, do Corinthians. Fora eles, as principais surpresas são o zagueiro Geromel, do Grêmio, e o atacante Taison, do Shakhtar Donetsk. O elenco, que tem em Neymar seu grande destaque, também conta com Alisson, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Coutinho e Gabriel Jesus como pilares do time titular. O Brasil está no grupo E e estreia dia 17 de junho, contra a Suíça.

Espanha

Goleiros: De Gea, Kepa, Reina

Defensores: Carvajal, Odriozola, Alba, Monreal, Azpilicueta, Piqué, Sergio Ramos, Nacho

Meio-campistas: Busquets, Saúl, Koke, Thiago, Iniesta, David Silva, Isco

Atacantes: Asensio, Lucas Vázquez, Rodrigo, Aspas, Diego Costa

Comandante de um dos elencos mais recheados da Copa, o treinador Julen Lopetegui optou pela juventude de Odriozola na defesa, lateral que será reserva de Carvajal, e pelos atacantes Rodrigo, Iago Aspas e Diego Costa – tanto que precisou deixar de fora nomes como o lateral Sergi Roberto, do Barcelona, os meias Fàbregas (Chelsea) e Juan Mata (Manchester United) e os atacantes Morata (Chelsea) e Callejón (Napoli). De Gea, Piqué, Sergio Ramos, Iniesta e David Silva são os principais jogadores da equipe que estreia no dia 15 de junho, contra Portugal.

Argentina

Goleiros: Caballero, Armani, Nahuel Guzmán

Defensores: Acuña, Mercado, Ansaldi, Tagliafico, Otamendi, Fazio, Rojo

Meio-campistas: Mascherano, Biglia, Lo Celso, Banega, Salvio, Maximiliano Meza, Lanzini, Di María

Atacantes: Pavón, Messi, Agüero, Dybala, Higuaín

Após se classificar apenas no último jogo das Eliminatórias e perder amistoso para a Espanha por 6 a 1, a Argentina de Jorge Sampaoli precisa superar as últimas atuações se quiser sonhar com o terceiro mundial. A geração traz alguns nomes pouco conhecidos em todos os setores, como Ansaldi, Acuña e Meza, mas ainda tem no ataque seu ponto forte: Messi, cinco vezes melhor do mundo, com a companhia de Agüero, Higuaín, Dybala e Pavón, do Boca Juniors – estes dois últimos ganharam a concorrência com Lautaro Martínez, atacante do Racing, e Mauro Icardi, da Internazionale de Milão. No gol, um desfalque de última hora: Sergio Romero foi cortado da equipe por lesão na última terça-feira, 22 de maio. Nahuel Guzmán, do Tigres, foi anunciado como substituto no dia seguinte. O primeiro jogo da Argentina é no dia 16 de junho, contra a Islândia.

França

Goleiros: Lloris, Aréola, Mandanda

Defensores: Sidibé, Mendy, Lucas Hernández, Pavard, Rami, Kimpembe, Varane, Umtiti

Meio-campistas: Kanté, N’Zonzi, Matuidi, Pogba, Tolisso, Fekir, Lemar

Atacantes: Griezmann, Thauvin, Dembélé, Giroud, Mbappé

O zagueiro Laporte, os meias Rabiot e Payet e os atacantes Benzema e Lacazette não estão na lista final do treinador francês Didier Deschamps. Ainda assim, a força do elenco que vai à Rússia demonstra o quão boa é a geração atual, que parou na campeã Alemanha nas quartas de 2014 e foi vice-campeã da Eurocopa de 2016. Cabe aos jovens Pogba, Griezmann e Mbappé comandarem a equipe que estreia no Mundial dia 16 de junho, contra a Austrália.

Inglaterra

Goleiros: Butland, Pickford, Pope

Defensores: Alexander-Arnold, Walker, Trippier, Rose, Ashley Young, Cahill, Maguire, Stones, Jones

Meio-campistas: Dier, Henderson, Delph, Dele Alli, Loftus-Cheek

Atacantes: Vardy, Kane, Sterling, Rashford, Lingard, Welbeck

Renovada, a seleção inglesa vai à Rússia apostando no seu camisa 10 e capitão: Harry Kane, jogador do Tottenham. Gareth Southgate ainda contará com um elenco que tem alguns frutos do Manchester City de Guardiola, campeão com a melhor campanha da história da Premier League, como Walker, Stones, Delph e Sterling, além de algumas peças do Liverpool, finalista da Champions, a exemplo de Alexander-Arnold e Henderson; são ainda mais quatro nomes da equipe de Kane: Trippier, Rose, Dier e Dele Alli. Entre as ausências, são notáveis o goleiro Hart e o meia Wilshere, que participaram do ciclo do Mundial mas ficaram fora por opção do treinador. A Inglaterra estreia no dia 18 de junho, contra a Tunísia.

Portugal

Goleiros: Rui Patrício, Anthony Lopes e Beto

Defensores: Cédric, Ricardo Pereira, Mário Rui, Raphael Guerreiro, Pepe, Bruno Alves, Rúben Dias, Fonte

Meio-campistas: Adrien Silva, Bruno Fernandes, João Mário, Manuel Fernandes, William Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva

Atacantes: André Silva, Cristiano Ronaldo, Gelson Martins, Gonçalo Guedes e Quaresma

Guiados pelo melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, e pelo sucesso no título da Eurocopa em 2016, Portugal busca reviver uma boa campanha após duas Copas decepcionantes. O elenco do treinador Fernando Santos mescla a experiência de Pepe, Bruno Alves, João Moutinho e Quaresma (que joga sua primeira Copa) com a juventude de João Mário, Bernardo Silva, André Silva e Gonçalo Guedes. Dois dos destaques da Euro, Éder e Renato Sanches, não vão ao Mundial por conta de desempenhos ruins na última temporada. Portugal estreia contra a Espanha, no dia 15 de junho.

Alemanha

Goleiros: Neuer, Ter Stegen, Trapp

Defensores: Kimmich, Hector, Plattenhardt, Sule, Ginter, Hummels, Boateng, Rüdiger

Meio-campistas: Khedira, Gündogan, Goretzka, Kroos, Özil, Rudy, Draxler, Brandt, Reus

Atacantes: Mario Gomez, Timo Werner, Müller

A atual campeã fechou os 23 na data limite da FIFA, mas tem dúvidas mesmo entre os convocados. Ela começa pelo gol: Neuer é o titular há duas Copas, mas vem de quase uma temporada toda lesionado, enquanto Ter Stegen vive boa fase no Barcelona. Reus, cortado do último Mundial por lesão, deve ir para a Rússia. A solidez de Kimmich, Hummels e Boateng, a criatividade de Kroos e Özil e a experiência de Thomas Müller (a seis gols de Klose na artilharia das Copas) fazem da tetracampeã uma das favoritas pela quinta vez seguida. A ausência será Sané, atacante do Manchester City, que foi surpreendentemente preterido por Joachim Löw na lista final alemã. O time de Löw estreia contra o México, no dia 17 de junho.

Bélgica

Goleiros: Courtois, Mignolet, Casteels

Defensores: Meunier, Alderweireld, Vertonghen, Boyata, Kompany, Vermaelen

Meio-campistas: Carrasco, Chadli, De Bruyne, Dembélé, Dendoncker, Fellaini, Thorgan Hazard, Eden Hazard, Tielemans, Januzaj, Witsel

Atacantes: Batshuayi, Lukaku, Mertens

A “ótima geração belga” também divulgou os 23 nomes no 4 de junho. Alguns nomes da lista mais abrangente se comprovaram intocáveis: Courtois, Kompany e Vertonghen na defesa, De Bruyne e Hazard no meio e Lukaku e Mertens no ataque. Fora dela, ficou o volante Nainggolan, de ótima temporada com a Roma, cortado ao que tudo indica por problemas de relacionamento com o treinador Roberto Martínez. A estreia da Bélgica está marcada para o dia 18 de junho, contra o Panamá.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_