Música na quarentena: os Beatles na voz de Caetano, Milton, Gil e Rita
Cineasta e produtor espanhol propõe uma revisão das canções do quarteto de Liverpool através do filtro de importantes artistas da MPB
O tropicalismo foi um movimento inovador que revolucionou a cultura brasileira nos anos 70: a música, a poesia, o cinema, a pintura... Seus protagonistas rompiam com a tradição e embarcavam no trem da modernidade.
Na música, seus representantes mais conhecidos foram Gilberto Gil e Caetano Veloso. Gil e Caetano eram “filhos” de João Gilberto, mas ao mesmo tempo reivindicavam a modernidade, amavam o pop e o rock anglo-saxão.
Ambos passaram pela prisão devido ao golpe militar de 1964. Ao serem soltos, se exilaram em Londres, onde conheceram o romancista cubano Guillermo Cabrera Infante, fugido de outra ditadura, a de Fidel Castro. A Londres aonde chegaram era a swinging London dos Beatles, dos Stones, da minissaia...
Acho que só fui “entender” a letra de Help quando a ouvi sendo cantada por Caetano. Depois, soube que foi assim que Lennon a compôs, mas que o obrigaram a gravá-la mais rápida. Ao longo de sua carreira, Gil e Caetano demonstraram com covers não só dos Beatles, mas também de Dylan, Jimi Hendrix, Bob Marley e dos Rolling Stones, a sua militância geracional pela música dos anos sessenta e setenta.
Esta é uma seleção de algumas versões brasileiras dos Beatles na voz de Gil e Caetano, mas também de Milton Nascimento e Rita Lee. Acrescentei-lhes o piano de André Mehmari, que também dedicou um belo disco solo aos Fab Four.
Informações sobre o coronavírus:
- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;
- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;
- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;
- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;
- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.