Guia para viver com um infectado pelo coronavírus
Como isolar um paciente do Covid-19 em casa para evitar a transmissão da doença
Se você convive com uma pessoa que foi infectada pelo novo coronavírus de Wuhan (Covid-19) ou que possa estar, procure isolar o paciente e aumente as precauções de higiene. Este guia, baseado nos conselhos da Comunidade de Madri, a região da Espanha com o maior número de infectados, explica como fazê-lo:
1. Como uma pessoa infectada deve ser isolada em uma casa?
Para isolar uma pessoa infectada pelo coronavírus em sua própria casa é conveniente dispor de um quarto exclusivo para ela. Também é recomendável não compartilhar o banheiro com a pessoa infectada e evitar, na medida do possível, estar com o paciente em outros cômodos da casa para cumprir o protocolo de manter pelo menos um metro de distância de qualquer caso positivo.
- Sempre que possível, é recomendável instalar o paciente em um quarto de uso exclusivo.
- Colocar o lixo do paciente em uma lata com tampa dotada de um saco em seu interior com fecho hermético.
- Garantir uma boa ventilação e uma janela com acesso à rua.
- Se possível, reservar um banheiro para a pessoa infectada.
- Para minimizar o contato, o paciente tentará se comunicar com o resto dos parentes ou coabitantes por meio do telefone celular.
- Limitar a circulação pela casa a situações estritamente necessárias.
- Se sair da sala, recomenda-se o uso de máscara e uma correta higiene das mãos com água e sabão ou um desinfetante à base de álcool.
2. Como limpar a casa?
Quando se convive com alguém infectado pelo Covid-2019 é imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções. Atenção especial deve ser dada às superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado.
- A pessoa responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas.
- Para a limpeza, deve ser usada uma solução de água sanitária: uma parte do desinfetante para cada 49 de água.
- Limpar diariamente todas as superfícies de contato frequente: maçanetas, mesas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, telefones e teclados.
- A louça e os utensílios devem ser lavados com água quente e sabão, de preferência em uma máquina de lavar louça para alcançar os 60ºC.
- A roupa do paciente pode ser lavada separadamente com o detergente habitual a uma temperatura entre 60º e 90ºC. Deixar secar totalmente.
3. O que deve ser feito com os resíduos?
Os resíduos contaminados de um infectado pelo coronavírus de Wuhan podem ser perigosos para a segurança do resto das pessoas que vivem com ele. Portanto, um tratamento correto dos restos gerados pode evitar possíveis contágios. É essencial usar elementos de limpeza descartáveis, isolar corretamente o lixo em um saco plástico e uma fazer uma higiene pessoal completa depois do tratamento desses resíduos.
- Jogar as luvas e a máscara no lixo e lavar as mãos em seguida.
- O lixo deve estar dentro de um saco plástico fechado.
- A toalha da pessoa infectada deve ser usada uma única vez e colocada em um balde específico.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.