_
_
_
_
_

Guia para viver com um infectado pelo coronavírus

Como isolar um paciente do Covid-19 em casa para evitar a transmissão da doença

Metrô de Nova York, nesta quarta-feira.
Metrô de Nova York, nesta quarta-feira.SPENCER PLATT (AFP)

Se você convive com uma pessoa que foi infectada pelo novo coronavírus de Wuhan (Covid-19) ou que possa estar, procure isolar o paciente e aumente as precauções de higiene. Este guia, baseado nos conselhos da Comunidade de Madri, a região da Espanha com o maior número de infectados, explica como fazê-lo:

1. Como uma pessoa infectada deve ser isolada em uma casa?

Para isolar uma pessoa infectada pelo coronavírus em sua própria casa é conveniente dispor de um quarto exclusivo para ela. Também é recomendável não compartilhar o banheiro com a pessoa infectada e evitar, na medida do possível, estar com o paciente em outros cômodos da casa para cumprir o protocolo de manter pelo menos um metro de distância de qualquer caso positivo.

Mais informações
-FOTODELDÍA- AME8552. SAO PAULO (BRASIL), 27/02/2020.- Pasajeros usan máscaras como precaución contra la propagación del nuevo coronavirus COVID-19 durante su llegada, este jueves, al Aeropuerto Internacional de Sao Paulo (Brasil). El coronavirus llegó a América Latina a través de Brasil, cuyo Gobierno confirmó este miércoles el primer caso en el país y que también supone el primero en la única región que hasta ahora permanecía ajena a esa enfermedad. EFE/ Sebastião Moreira
Pandemia de coronavírus: o que você precisa saber para se proteger
AME8237. BRASILIA (BRASIL), 26/02/2020.- Foto cedida por la Agencia Brasil de hoy miércoles que muestra detalles de prevención contra el coronavirus durante conferencia de prensa del Ministro de Salud Luiz Henque Mandetta en la ciudad de Brasilia (Brasil). El ministro de Salud, Luiz Henrique Mandetta, explicó en rueda de prensa que el paciente se dirigió al hospital Albert Einstein de Sao Paulo, donde reside, dos días después de haber arribado, con fiebre, tos, dolores en la garganta y picazón en la piel. Debido a esos síntomas, fue realizado un primer análisis que dio positivo de coronavirus, un resultado ratificado por el Instituto Adolfo Lutz, un laboratorio de referencia a nivel nacional. EFE/JOSÉ CRUZ/AG BRASIL/SOLAMENTE USO EDITORIAL/NO VENTAS/NO ARCHIVO
Quando procurar ajuda médica por sintomas do coronavírus?
Tedros Adhanom Ghebreyesus.
OMS declara que coronavírus é uma pandemia global

- Sempre que possível, é recomendável instalar o paciente em um quarto de uso exclusivo.

- Colocar o lixo do paciente em uma lata com tampa dotada de um saco em seu interior com fecho hermético.

- Garantir uma boa ventilação e uma janela com acesso à rua.

- Se possível, reservar um banheiro para a pessoa infectada.

- Para minimizar o contato, o paciente tentará se comunicar com o resto dos parentes ou coabitantes por meio do telefone celular.

- Limitar a circulação pela casa a situações estritamente necessárias.

- Se sair da sala, recomenda-se o uso de máscara e uma correta higiene das mãos com água e sabão ou um desinfetante à base de álcool.

2. Como limpar a casa?

Quando se convive com alguém infectado pelo Covid-2019 é imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções. Atenção especial deve ser dada às superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado.

- A pessoa responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas.

- Para a limpeza, deve ser usada uma solução de água sanitária: uma parte do desinfetante para cada 49 de água.

- Limpar diariamente todas as superfícies de contato frequente: maçanetas, mesas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, telefones e teclados.

- A louça e os utensílios devem ser lavados com água quente e sabão, de preferência em uma máquina de lavar louça para alcançar os 60ºC.

- A roupa do paciente pode ser lavada separadamente com o detergente habitual a uma temperatura entre 60º e 90ºC. Deixar secar totalmente.

3. O que deve ser feito com os resíduos?

Os resíduos contaminados de um infectado pelo coronavírus de Wuhan podem ser perigosos para a segurança do resto das pessoas que vivem com ele. Portanto, um tratamento correto dos restos gerados pode evitar possíveis contágios. É essencial usar elementos de limpeza descartáveis, isolar corretamente o lixo em um saco plástico e uma fazer uma higiene pessoal completa depois do tratamento desses resíduos.

- Jogar as luvas e a máscara no lixo e lavar as mãos em seguida.

- O lixo deve estar dentro de um saco plástico fechado.

- A toalha da pessoa infectada deve ser usada uma única vez e colocada em um balde específico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_