“Diego, sua partida calou Nossa Favela, os corações da comunidade, mas não o seu legado”
Karina Spinoza escreve ao amigo Diego Carneiro Pereira, pai de seis filhos, ativo nos projetos sociais e esportivos de São Paulo, que morreu aos 46 anos em decorrência da covid-19
Diego Carneiro Pereira era pai solo de seis filhos, mas seu coração acolheu muitos outros ao longo da vida. Produtor do rapper Sabotage, dedicou-se a resgatar jovens em situação de vulnerabilidade através do esporte, na favela onde morava, em São Paulo, após a morte do músico. Bola, como era conhecido em todas as periferias e campos de várzea da cidade, coordenava um projeto social de futebol e, durante a pandemia do novo coronavírus, passou a distribuir comida para os esquecidos da Cracolândia. Foi ali, provavelmente, que se contaminou. Aos 46 anos, Diego morreu de covid-19 e tornou-se uma das vítimas da doença do Brasil. Em sua homenagem, a amiga e “parceira de quebrada” Karina Spinoza lhe dedica a seguinte carta, enviada à repórter Joana Oliveira.
“Diego, meu amigo,
As coisas já não eram fáceis com seu abraço gigante, sorriso honesto e churrascos no beco. Sem essa simplicidade, depois de seis anos, me perdi...
Sentia que o legado Sabotage andava sob a maior validação humana, seu olhar! E por isso andamos tão longe... Seus sonhos eram altos, e me faziam voar cada vez mais longe.
Sua partida calou a Nossa Favela, os corações de toda comunidade e a segurança das nossas crianças... Sentimos, assim como com seus seis filhos, a dor dilacerante da sua partida tão repentina.
“Meter Marcha” como você mesmo pedia, não foi a tarefa mais fácil. Mas seguimos seus passos e cada um de nós assumiu com honra sua ausência.
A sua família, que sempre foi nossa, esta sob máximo cuidado, com amor! Cada um dos seis vai crescer pra vencer, e nós estaremos lado a lado.
O Futebol Clube segue pelas mãos dos que você deixou, perpetuando a saúde jovem! Além de campeões, são humanos que muito nos orgulham!
E o social tomou a dimensão dos seus sonhos!
Nossa quebrada leva paz, cultura e lazer para o mundo, além da comida e a palavra de força!
Daqui, meu parceiro Bola, não paramos seu legado! Sabotage Vive! Apenas incluímos nele a força da sua alma!
Nos despedimos por hora, pois temos a certeza do seu olhar sagrado sobre nós!
Em breve, te mando notícias das nossas conquistas avassaladoras!
O rap será sempre compromisso, em um bom lugar, pois respeito é pra quem tem!
#SabotageEDiegoVIVOS”
A história de Diego Carneiro Pereira foi contada no projeto Inumeráveis, um memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.
Informações sobre o coronavírus:
- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;
- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;
- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;
- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;
- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.