_
_
_
_
_

Colômbia pede que Cuba entregue líderes do ELN, a última guerrilha ativa da América Latina

Grupo é suspeito do ataque que deixou mais de 20 mortos e 70 feridos em Bogotá nesta semana. Explosão de carro-bomba marca naufrágio das negociações com a organização de raízes católicas

Libertação de três militares sequestrados pelo ELN em Arauca, em setembro
Libertação de três militares sequestrados pelo ELN em Arauca, em setembroAFP
Santiago Torrado
Mais informações
Colômbia responsabiliza ELN pelo atentado em Bogotá
Explosão de carro-bomba em Bogotá deixa mais de 20 mortos em escola policial
Violência assola a Colômbia dois anos depois da paz com as FARC

O presidente da Colômbia, Iván Duque, deu formalmente por encerradas, nesta sexta-feira, as tentativas de negociar com o Exército de Libertação Nacional (ELN) após o atentado contra a academia policial de Bogotá, atribuído a esse grupo guerrilheiro, que deixou mais de 20 mortos e 70 feridos na quinta-feira. O presidente se pronunciou depois que o Ministro da Defesa e o Procurador Geral divulgaram detalhes das investigações que ligam o atentado ao grupo. Ele enviou um forte recado aos terroristas e pediu a Cuba, onde vários líderes da organização estão localizados, que os prendesse.

Iván Duque se dirigiu diretamente ao presidente cubano, Miguel Diaz-Canel. "Somos gratos", disse ele, "pela solidariedade expressa ontem pelo governo de Cuba e hoje pedimos a eles que efetivem as capturas dos terroristas que estão em seu território e os entreguem às autoridades policiais colombianas."  No entanto, evitou se referir, como fez em outras ocasiões, à Venezuela onde, de acordo com membros da inteligência colombiana, estão escondidos membros do ELN e onde o autor material do ataque, José Aldemar Rojas Rodríguez, instruiu outros combatentes no manuseio de explosivos.

O atentado marcou o naufrágio das negociações que já se enfraqueciam havia meses. De raízes católicas, admirador de Ernesto Che Guevara e com uma estrutura federada que dificulta um processo de diálogo, o ELN é considerado por diversos observadores como a última guerrilha ativa na América Latina.

Após selar há dois anos um acordo com a extinta guerrilha das FARC − hoje desarmada e transformada em partido político −, o presidente Juan Manuel Santos procurou o que chamava de “paz completa”. Depois de aproximações secretas desde 2014, estabeleceu uma mesa formal de conversas com o ELN no começo de 2017. Na última parte de seu mandato, o também Nobel da Paz levou para Havana as negociações que ocorreram praticamente sem avanços durante mais de um ano em Quito.

As conversas estavam paradas desde a chegada de Iván Duque ao poder, em 7 de agosto, quando prometeu levar 30 dias para tomar uma decisão. O mandatário exigiu diversas vezes que para retomar o diálogo a guerrilha deveria libertar todos os sequestrados, abandonar os territórios fronteiriços com a Venezuela, cessar os ataques aos oleodutos e deixar de recrutar menores de idade. De acordo com a contagem feita pelo comissário da Paz, Miguel Ceballos, o ELN mantém 17 pessoas em cativeiro, e desde que Duque assumiu a presidência sequestrou nove pessoas e realizou 33 ataques contra oleodutos. “O ELN não fez nenhuma manifestação de sua vontade de paz”, disse Ceballos. “Não cederemos ao terrorismo e não negociaremos”.

O ELN mantém forte influência em regiões fronteiriças com a Venezuela, como os Estados de Arauca − de onde saiu a caminhonete do atentado em Bogotá − e Norte de Santander, e com o Equador, como Nariño, o Estado com maior extensão de plantações ilegais. Também está presente no centro do país, em Casanare, Boyacá e sul de Bolívar, assim como em Chocó e Cauca (no Pacifico), de acordo com fontes militares.

Católico e guevarista

Quase tão antigo quanto as FARC, o ELN nasceu em 1964, inspirado na revolução cubana e marcado por uma profunda influência religiosa. Vários de seus fundadores − sindicalistas, estudantes e camponeses − foram treinados na ilha caribenha e logo se somou a eles o padre colombiano Camilo Torres (1929-1966), que morreu em um dos primeiros combates. O mitificado padre Torres, juntamente com outros três sacerdotes espanhóis expoentes da Teologia da Libertação que seguiram seus passos, selaram a confluência entre cristianismo e marxismo que caracterizou o grupo guevarista. Entre eles, Manuel Pérez (1943-1998), que chegou a comandar o ELN.

Os rebeldes contam atualmente com 1.500 combatentes e vários milhares de milicianos, segundo cálculos do Governo, e são liderados por Nicolás Rodríguez Batista. Conhecido como Gabino, ingressou em suas fileiras quando tinha 14 anos e é comandante desde 1998, depois da morte, por causas naturais, do padre Pérez.

Algumas das piores ações de guerra do ELN chegaram precisamente nessa época. A explosão de um oleoduto em Machuca (Antioquia) matou 70 pessoas em 1998, e em 1999 o grupo perpetrou dois cinematográficos sequestros em massa. Primeiro capturaram um avião da Avianca com 46 passageiros e depois levaram 170 fiéis da igreja La María, perto de Cali.

Com o passar do tempo, o pretexto ideológico do ELN foi se dissolvendo. Atualmente, ele disputa o controle de alguns territórios rurais e da produção de coca com outros grupos criminosos. No entanto, mantém um discurso nacionalista que destaca o controle dos recursos naturais, e por isso sempre procura atacar as multinacionais e a infraestrutura energética – principalmente a petrolífera – como objetivo militar.

Enquanto as FARC, com um caráter mais camponês, foram em seus tempos de insurgência uma organização muito vertical, os analistas assinalam que o ELN – com influência em setores urbanos, principalmente estudantis e sindicais − tem uma estrutura mais “federativa”, quase fragmentada, com liderança própria em cada frente. Articula-se no chamado Comitê Central (COCE) de cinco chefes, liderado por Gabino.

Sucessivamente, os Governos de César Gaviria (1990-94), Ernesto Samper (1994-98), Andrés Pastrana (1998-2002) e Álvaro Uribe (2002-10) tentaram infrutíferos processos de negociação com a guerrilha guevarista, que em muitos momentos foi considerada de importância secundária diante da ameaça que representava o poder de fogo das FARC. Santos chegou um pouco mais longe com a única conquista realmente tangível entre as múltiplas tentativas de encontrar uma saída política para o conflito. No fim de 2017, às vésperas da visita do papa Francisco a uma Colômbia que desejava deixar a guerra para trás, as partes acertaram o primeiro cessar-fogo bilateral em mais do meio século de luta armada. Um grupo formado por representantes da ONU, do Governo, dos rebeldes e da Igreja Católica verificou no terreno o cumprimento do acordo, mas a trégua sem precedentes expirou há um ano. À luz do que ocorre atualmente, foi uma conquista efêmera.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_