_
_
_
_
_

Palocci tem pena reduzida e vai para prisão domiciliar após acordo de delação

Ex-ministro dos governos petistas teve pena por corrupção e lavagem de dinheiro reduzida em três anos. Em outro julgamento, TRF-4 manteve a pena de 8 anos e dez meses de prisão para José Dirceu

Antonio Palocci em um de seus depoimentos.
Antonio Palocci em um de seus depoimentos. Reprodução de vídeo
Mais informações
Moro libera delação onde Palocci diz que Lula sabia de corrupção na Petrobras
Toffoli: “É hora de o Judiciário se retrair e retomar a clássica divisão dos poderes”
Luiz Fernando Pezão, governador do Rio, é preso pela PF em ação da Lava Jato

Dois anos, dois meses e exato um dia depois de ser preso provisoriamente, em 27 de setembro de 2016, o ex-ministro Antonio Palocci ganhou o direito de cumprir sua pena de 12 anos, dois meses e 20 dias de prisão em casa. Por dois votos a um, os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4), de Porto alegre, deliberaram ainda pela redução de sua pena para nove anos e 10 meses de prisão após Palocci assinar um acordo de colaboração premiada — cuja divulgação em outubro, autorizada pelo então juiz Sérgio Moro, contribuiu para agitar o conturbado ambiente da eleição presidencial. O ex-ministro foi condenado em junho de 2017 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também nesta quarta-feira, o TRF-4 manteve a pena do ex-ministro José Dirceu em oito anos, dez meses e 28 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação no âmbito da Operação Lava Jato.

A delação de Palocci é diferente da grande maioria das colaborações fechadas por condenados da Lava Jato. Em vez de se entender com o Ministério Público, o ex-ministro fechou seu acordo com a Polícia Federal de Curitiba em março deste ano. Na delação, homologada em junho pelo TRF-4, ele disse, entre outras coisas, que as campanhas presidenciais do PT em 2010 e 2014 custaram 1,4 bilhão de reais, bem acima do declarado à Justiça Eleitoral, e que a exploração do pré-sal foi desenhada "para garantir o futuro político do país e do Partido dos Trabalhadores". Por conta das revelações sobre os governos petistas e da entrega do conteúdo de e-mails e de documentos que comprovariam contratos fictícios, Palocci poderá cumprir o resto de sua pena monitorado apenas por uma tornozeleira eletrônica.

Até agora, o ex-ministro, que ocupou cargos de destaque nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, cumpria sua pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O relator do caso no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, já havia se manifestado a favor da redução da pena de Palocci e da progressão de seu regime para semi-aberto no último dia 24, mas o julgamento foi interrompido por pedido de vista de Leandro Paulsen — ele seguiu, nesta quarta-feira, o voto do relator. Victor Laus, o terceiro desembargador a votar no caso, divergiu dos colegas, mas foi voto vencido. Antes de ser reduzida, contudo, a pena de Palocci foi aumentada. Fixada em 18 anos e 20 dias pelo TRF-4, a sentença foi reduzida pela metade por conta da delação premiada.

Também apelaram, no mesmo processo, entre outros, condenados como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. A pena de Vaccari por corrupção passiva subiu de 6 anos para 6 anos e oito meses de reclusão. Já Duque, beneficiado por colaboração premiada como Palocci, obteve uma redução de cinco anos e quatro meses para três anos, oito meses e 13 dias da condenação por corrupção passiva. Marcelo Odebrecht, dono da construtora que protagonizou parte das denúncias da Lava Jato, teve a pena por corrupção ativa e lavagem de dinheiro mantida em 12 anos, dois meses e 20 dias.

Em outro julgamento do dia, o ex-ministro José Dirceu, que divulga livro sobre sua vida pelo país,  teve sua pena mantida em oito anos, dez meses e 28 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No mesmo processo, foram confirmadas as penas de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Dirceu, e de Renato Duque, Luiz Eduardo pegou oito anos e nove meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto Duque teve a pena de seis anos e oito meses de reclusão por corrupção passiva mantida.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_