_
_
_
_
_

Real Madrid demite Lopetegui e anuncia Solari como treinador interino

Após goleada contra o Barça, treinador é dispensado pelo clube, que está apenas em nono lugar na Liga e sofreu duas rescisões de contrato em menos de cinco meses

Julen Lopetegui, durante o clássico do domingo no Camp Nou.
Julen Lopetegui, durante o clássico do domingo no Camp Nou.PRESSINPHOTO/GTRES
Diego Torres
Mais informações
Real Madrid escolhe o treinador Antonio Conte
Barcelona passeia sobre o Real Madrid e complica a vida de Lopetegui

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Julen Lopetegui. A sequência de maus resultados encadeados durante o início da temporada, especialmente nas últimas semanas, precipitou a dispensa do treinador basco, sentenciada depois que a equipe sofreu uma dura derrota no clássico do Camp Nou (5 a 1) diante do Barcelona. Santiago Solari, até agora técnico do Castilla, a filial do Real Madrid, assumiu o cargo no time principal de forma “provisória”, segundo o comunicado divulgado pelo Real.

“A Diretoria entende que existe uma grande desproporção entre a qualidade do elenco do Real Madrid, que conta com oito jogadores indicados à próxima Bola de Ouro, algo sem precedentes na história do clube, e os resultados obtidos até o momento”, diz o comunicado oficial.

O time joga nesta quarta-feira contra o Melilla, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Rei. Segundo o regulamento da Federação Espanhola, um treinador só pode ocupar o cargo de maneira interina durante 14 dias. Transcorrido esse tempo, precisa ser oficializado como treinador principal, ou deixar o posto. Enquanto isso, o clube presidido por Florentino Pérez estuda a contratação do italiano Antonio Conte, ex-técnico da Juventus, do Chelsea e da seleção italiana, embora as negociações tenham parado nas últimas horas.

A saída de Lopetegui ocorre num momento em que o Real ocupa o nono lugar no Campeonato Espanhol, a sete pontos do líder Barcelona, e tendo perdido 4 jogos nas 10 primeiras rodadas, com um fraquíssimo saldo de gols (14 marcados e 14 sofridos). Nos cinco últimos compromissos da liga, os merengues perderam quatro (3 a 0 contra o Sevilla, 1 a 0 contra o Alavés, 1 a 2 em casa contra o Levante e a goleada do Camp Nou) e só conseguiu arrancar um empate (0 a 0) no dérbi madrilenho contra o Atlético de Madrid, no Bernabéu.

Além disso, o Real não pôde com o Atlético no primeiro confronto da temporada, a Supercopa da Europa (2 a 4), e na Liga de Campeões o percurso foi irregular até agora, com uma derrota contra o CSKA (1 a 0), uma vitória apertada sobre o Viktoria Plzen (2 a 1) e apenas uma noite tranquila, contra a Roma (3 a 0). A essa fragilidade nos resultados se une o desacerto ofensivo da equipe, e consequentemente as vaias no Santiago Bernabéu, além da divisão do vestiário em torno do agora ex-treinador, protegido por um setor do elenco e rejeitado por outro.

Em menos de cinco meses, Lopetegui foi demitido da seleção espanhola e do Real Madrid. Depois de um percurso brilhante durante a fase de classificação para a Copa do Mundo da Rússia, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) o dispensou às vésperas do torneio, após saber que o clube madrilenho havia selado sua contratação para substituir o francês Zinedine Zidane, em 12 de junho. A RFEF rescindiu unilateralmente seu contrato, e o técnico assinou por três temporadas com o clube madrilenho, à razão de aproximadamente seis milhões de euros (25,2 milhões de reais) cada uma delas.

Santiago Solari, em um jogo do Castilla.
Santiago Solari, em um jogo do Castilla.Irina R. H. / AFP7 (EL PAÍS)

De entrada, Lopetegui (52 anos) herdou um Real diminuído pela saída de Cristiano Ronaldo, com a punição que isso acarreta em termos de artilharia, e em troca o clube só ofereceu três novas contratações: um goleiro (Courtois), um lateral direito (Odriozola) e um atacante reaproveitado na última hora (Mariano Díaz). Também trouxe por um valor estelar (45 milhões de euros, ou 190 milhões de reais) o jovem brasileiro Vinícius Júnior, mas este mal foi aproveitado na equipe principal (12 minutos), e foi deixado no Castilla para ganhar experiência.

“Já sabemos como funciona o mundo do futebol”, disse Lopetegui no domingo na sala de imprensa do Camp Nou. “As responsabilidades recaem sobre o treinador... Mas não sou estúpido”, adicionou o basco, insinuando veladamente nas entrelinhas que o time vem sentindo falta da pegada de Ronaldo. “Se no futebol deste nível você não aproveita as ocasiões e é contundente, paga o preço. As áreas definem o futebol”, sentenciou o basco antes de se dirigir à porta de saída.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_