_
_
_
_
_

Tomar água e não compartilhar o canudo: a redução de danos para drogas no Carnaval

Entidades lançam manual para minimizar os problemas com o uso de substâncias, incluindo o álcool

Folião leva cerveja em uma mini bomba de gasolina, sábado em São Paulo.
Folião leva cerveja em uma mini bomba de gasolina, sábado em São Paulo.NACHO DOCE (REUTERS)
Mais informações
Não é sua imaginação, o álcool faz você se sentir cada vez pior
Operação ressaca: 8 alimentos que valem mais que uma aspirina
Por que sua ressaca é pior que a de seus amigos?
Sete dicas para não terminar o Carnaval endividado

"Preste atenção no teor alcoólico e na qualidade do que for beber". "Beba devagar, tenha compaixão pelo seu fígado". "As notas de dinheiro estão cheias de bactérias, não as use como canudo [para o consumo de cocaína]". Essas são algumas das dicas da campanha #RolêSemVacilo, criada para promover a redução de danos para aqueles que, apesar dos alertas mais rígidos sobre os malefícios dessa prática, pensam em usar drogas durante o Carnaval.

A iniciativa tem como foco o consumo de álcool, cocaína, ecstasy / MDMA, LSD, inalantes e ketamina. "Focamos no álcool também, porque as pessoas ainda não o consideram uma droga e porque existe muita interação do álcool com outras substâncias", explica Maria Angélica Comis, psicóloga e membro do Centro de Convivência É de Lei, uma das organizações parceiras.

De acordo com ela, o objetivo da campanha é fazer com que as pessoas entendam o que é redução de danos, uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. "O conceito da redução de danos é garantir o direito do uso [das substâncias] das pessoas, mas que elas saibam a procedência, saibam o que estão tomando e cuidem umas das outras", diz Maria Angélica. Ela diz que o conceito serve para qualquer pessoa, "não só para quem faz uso de alguma substância". "Que as pessoas possam falar sem medo do uso de drogas".

Neste ano, o primeiro em que há uma campanha como essa no Carnaval de São Paulo, o intuito é focar em alguns blocos ao longo dos dias de festa, distribuindo manuais, faixas e placas informando sobre cada substância. O manual, que pode ser lido pela internet aqui, classifica as substâncias como estimulantes (cocaína), depressoras (álcool, inalantes — lança-perfume, B25, tíner e cola — e ketamina) e perturbadoras (ecstasy e LSD). Alerta também para a mistura de cada uma delas com outras substâncias.

Algumas das dicas do manual são:

Álcool

Preste atenção no teor alcoólico e na qualidade do que for beber. Saiba o que você está colocando pra dentro.

Assim como outras drogas, pode deixar a pessoa mais desinibida e afetar o julgamento de risco. Se for fazer sexo, não esqueça a camisinha.

Pode dar ruim:

Álcool + cocaína, energéticos, ecstasy e outros estimulantes

Pode causar falsa sensação de sobriedade, fazendo o usuário achar que pode consumir ainda mais drogas, aumentando a chance de coma e de parada cardíaca.

Álcool + maconha, LSD, MDMA e outros psicodélicos

Pode levar a reações inesperadas e situações indesejadas pelo usuário, afetando seriamente seu julgamento de riscos.

Cocaína

Fique ligado: a maior parte da cocaína vendida no Brasil é adulterada com outras substâncias, podendo trazer sérios riscos à saúde.

As notas de dinheiro estão cheias de bactérias, não as use como canudo. E cada um com o seu: não compartilhe o material usado para aspirar. Isso aumenta o risco de contaminação de doenças como tuberculose e hepatites

Pode dar ruim:

Cocaína + álcool, ketamina ou inalantes

A combinação de estimulantes do Sistema Nervoso Central com substâncias depressoras, além de dar a falsa impressão de sobriedade, aumenta a sensação de poder e as chances de acidentes, envolvimento com brigas e comportamentos de risco

Ecstasy, MDMA

Bala, ecstasy e cristal [alguns dos nomes para a mesma droga] devem conter a substância MDMA, uma metanfetamina. Algumas metanfetaminas demoram mais para surtir efeitos do que outras. Espera a substância bater se for usar outra dose. Isso diminui os riscos dos efeitos tóxicos.

Óculos escuros, sempre! As pupilas dilatadas ficam mais expostas a lesões provocadas por exposição intensa às luzes e aos raios solares.

Pode dar ruim:

Ecstasy + álcool

Os efeitos estimulantes das balas e cristais podem mascarar os efeitos do álcool. As duas substâncias sobrecarregam o fígado, rins e aumentam a temperatura corporal.

LSD

Algumas moléculas análogas ao LSD são mais estáveis, fáceis e baratas de ser produzidas. Por isso, grande parte dos usuários nem fica sabendo o que está consumindo de fato.

Doses bem pequenas podem provocar efeitos intensos e duradouros.

Pode dar ruim:

LSD + álcool

Evite a mistura com álcool e outras substâncias, que podem potencializar os efeitos estimulantes dos análogos, trazendo riscos de problemas cardíacos, aumento de pressão arterial, além da síndrome a seratonina [que causa mudança do estado mental, anormalidades neuromusculares e hiperatividade, por exemplo].

Inalantes

Evite usar quando estiver sozinho!

Muitos dos casos de morte e internações registrados ocorrem em função do modo de uso intenso, quando o usuário chega ao quase desmaio.

Ketamina

Cuidado ao aspirar para não confundir com cocaína, pois os efeitos são bem diferentes.

A ketamina pode causar problemas no trato urinário, por isso é importante beber água constantemente.

Mesmo em quantidades pequenas, evite dirigir e fique muito atento até mesmo ao atravessar a rua, pois é comum aumentar a chance de tropeçar após o uso. E não importa o calor: evite fortemente nadar sob o efeito da droga.

A ketamina aumenta a pressão ocular. Se você já fez operação nos olhos, fique atento.

Em todos os casos, o manual recomenda que o usuário evite dirigir após o consumo da droga.

A campanha #RolêSemVacilo: Experimente Reduzir Danos é uma campanha da iniciativa Drogas: Reduzir Danos, do Centro de Convivência É de Lei e da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, em parceria com a produtora de eventos culturais Pipoca.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_