Seleccione Edição
Login

Blogueira que fingiu curar câncer com dieta é condenada na Austrália

Belle Gibson, que publicou um livro e um aplicativo para celular com seus conselhos, será obrigada a pagar multa equivalente a 1 milhão de reais

Belle Gibson, em uma foto de seu perfil do Instagram.
Belle Gibson, em uma foto de seu perfil do Instagram.

Uma blogueira australiana de 25 anos que dizia ter se curado de um câncer no cérebro com terapias naturais terá de pagar uma multa de 410.000 dólares australianos (cerca de 1 milhão de reais). Um tribunal federal de Melbourne condenou Belle Gibson nesta quinta-feira por fraude. A blogueira embolsou os lucros do aplicativo e do livro nos quais divulgava uma dieta que supostamente podia curar o câncer. A criadora do The Whole Pantry (Toda a Despensa, em português) tinha prometido doar o dinheiro a organizações beneficentes.

Gibson divulgava uma dieta que, segundo ela, a tinha ajudado a curar um câncer no cérebro. Mas Gibson nunca teve câncer. Foi o que admitiu em uma entrevista concedida em 2016 para a revista Australian Women’s Weekly depois que se soube que ela embolsou os lucros do The Whole Pantry. “Não quero que me perdoem. Acredito que confessar é a atitude mais responsável. Eu gostaria que as pessoas dissessem, ‘tudo bem, ela é humana’”, declarou à revista.

A denúncia foi apresentada no ano passado pelo defensor do consumidor do estado de Victoria. Durante o tempo que durou o processo judicial, Gibson não quis se defender das acusações nem responder às provas contra ela no tribunal

Inicialmente, o defensor do consumidor de Victoria pediu para a blogueira uma multa de 1,1 milhão de dólares australianos. Mas o montante foi reduzido para 410.000 dólares porque a acusada não podia pagar a quantidade inicial. A multa inclui 230.000 dólares por mentir sobre as doações dos lucros do aplicativo e do livro de receitas, 150.000 dólares por dizer a um casal cujo filho sofria de câncer cerebral que lhes daria parte das lucros do projeto, e 30.000 dólares por mentir sobre uma doação que faria para apoiar um evento no Dia das Mães.

MAIS INFORMAÇÕES