Principal causa do câncer: O acaso

Dois terços dos cânceres não podem ser evitados pelo estilo de vida O diagnóstico precoce é mais importante do que nunca

Javier Sampedro
Uma célula cancerosa.
Uma célula cancerosa.Getty Images

Tradicionalmente se pensava que as mutações que provocam o câncer tinham duas origens principais: a hereditariedade e o ambiente (fumaça de cigarro, radiação ultravioleta da luz solar e muitas outras). Um macroestudo coordenado por geneticistas da Universidade Johns Hopkins confirmou que isso não é verdade: dois terços de mutações cancerígenas decorrem de erros aleatórios no processo de replicação do DNA. Apenas o terço restante se deve à hereditariedade e ao ambiente. Isso tem consequências importantes para a prevenção e o tratamento precoce de cada tipo de câncer.

O segredo para frear o câncer que mais mata está no nariz
Comer dez porções de frutas e verduras por dia reduz o risco de morte prematura

O mesmo consórcio que publicou esses resultados na revista Science, coordenado por Cristian Tomasetti e Bert Vogelstein, da Faculdade de Medicina Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (um centro importante da genômica internacional do câncer), apresentou conclusões semelhantes há dois anos. O megaprojeto obteve agora novas evidências que as reforçam e revelam novos elementos que serão valiosos para os oncologistas que tratam pacientes. Baseiam-se em um novo modelo matemático e em dados epidemiológicos de meio planeta.

O trabalho não significa que devamos baixar a guarda em relação a fatores ambientais cancerígenos. “É bem sabido”, diz Tomasetti, “que devemos evitar fatores ambientais como fumar para reduzir o risco de câncer; mas é menos conhecido que cada vez que uma célula normal se divide e duplica seu DNA para gerar duas novas células, comete muitos erros”. O genoma humano tem 3 bilhões de bases (as letras do DNA gattaca...) e, embora a fidelidade do sistema de replicação seja muito alta (inferior a um erro em um milhão), há muita margem para gerar mutações aleatórias.

“Esses erros de cópia”, prossegue o codiretor da pesquisa, “são uma poderosa fonte de mutações do câncer que, historicamente, foram subestimados, e nosso novo estudo fornece estimativas da fração de mutações causadas por eles”.

Uma conclusão importante é que, apesar da importância das campanhas para evitar o fumo, o sol, os alimentos gordurosos e outros, o foco se volta com mais força do que nunca para o diagnóstico precoce. Porque nem mesmo quando essas campanhas alcançam um sucesso de 100%, conseguem evitar 67% dos cânceres. Por muito que desagrade aos moralistas, a grande maioria dos cânceres não é culpa da vítima. E só detectá-los a tempo pode salvar esses inocentes. E de passagem os culpados que não conseguem viver à altura das exigências de prevenção.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.