_
_
_
_
_

Obama anuncia maior indulto e redução de penas na história dos EUA

Em seus mandatos, presidente diminuiu as sentenças de 1.176 presos e perdoou outros 148

Obama em uma prisão federal em 2015.
Obama em uma prisão federal em 2015.Pete Souza (The White House)

O presidente Barack Obama perdoou nesta segunda-feira 78 condenados e reduziu as sentenças de outros 153, na maior ação desse tipo já feita por um governante norte-americano em um só dia.

Mais informações
“Traidores” tentam obter o perdão de Obama no fim de seu mandato
Obama tem 72 dias para reafirmar seu legado
Fim do ‘Obamacare’ e do Estado Islâmico: os planos de Trump para seus 100 primeiros dias
Donald Trump promete deportar até “três milhões de imigrantes ilegais”

Segundo os dados da Casa Branca, ao longo de seus oito anos de mandato – e incluindo os beneficiados desta última leva – Obama reduziu as penas de 1.176 indivíduos, sendo 395 condenados à morte, e indultou outros 148. Na história dos EUA, o presidente que mais se aproximou dessa marca foi Lyndon B. Johnson, que reduziu as sentenças de mais de 200 presos.

No último ano, o democrata Obama – que dentro de um mês entrega o cargo ao republicano Donald Trump – colocou a reforma do sistema penal no centro de sua agenda. Mas o presidente tem uma capacidade limitada para intervir nesse tipo de reformas, que dependem do Congresso.

Em 2015, Obama se tornou o primeiro presidente dos EUA a visitar uma prisão e conversar com presos. Os Estados Unidos têm a maior população carcerária do mundo, 2,2 milhões de pessoas. Com apenas 5% da população mundial, o país concentra 25% dos presos do planeta.

Nas décadas de 1980 e 90, a chamada “guerra às drogas” levou à aprovação de leis que puniam duramente crimes como o tráfico e o porte de drogas em pequenas quantidades. A maioria dos indultados por Obama cometeu esse tipo de delito. Críticos dessas leis afirmam que elas inflam a população carcerária, afetam desproporcionalmente as minorias raciais e não fomentam a reabilitação dos detentos.

Com o indulto e a redução das penas de mais de mil indivíduos, o presidente tentou romper os padrões raciais implícitos no sistema e reajustar as penas impostas a delinquentes que, como afirmou Obama em 2015, “cometeram erros não muito diferentes dos que eu cometi” – uma referência ao fato de ter admitidamente consumido maconha na juventude.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_