#Carbonaragate: 37 segundos de receita que irritaram os italianos
A fórmula da carbonara de um site francês provoca indignação e piadas na Itália
Demotivateur Food é um site francês de receitas, no estilo do famoso canal Tasty, que publicou um vídeo da preparação de macarrão à carbonara com ingredientes pouco canônicos segundo a receita tradicional (macarrão gravatinha, bacon, creme de leite, salsinha...).
Seguiteci su Sai cosa mangi? 5 minuti di silenzio per la morte della carbonara in Francia. Vi prego, perdonateli perché non sanno cosa stanno facendo! E voi, come la preparate?
Posted by Cibamus on Tuesday, April 5, 2016
O post recebeu tantas críticas dos usuários que foi deletado, mas a Sai cosa mangi, uma página italiana similar, voltou a publicá-lo com o texto: “Cinco minutos de silêncio pela morte da carbonara na França. Perdoai-os, pois não sabem o que fazem.” Superou 16.000 compartilhamentos em menos de uma semana.
Entre os comentários sobre o vídeo, que vão das piadas à indignação, há um que supera os 1.000 likes: Barilla, a marca de massa que aparece no vídeo, escreveu na publicação misturando italiano e francês
#Carbonaragate: PLEASE forget the cream. Here's the traditional Carbonara #recipe & cooking #video: https://t.co/dYTK8Q42ez #Barilla #pasta
— Barilla Australia (@BarillaAUS) April 9, 2016
“Meus Deus! Estamos abertos a todas as interpretações criativas da legendaria carbonara, mas isso vai além... Desculpe!” (“Mon dieu! Siamo aperti a tutte le interpretazioni creative della mitica Carbonara, ma questa va decisamente oltre... désolé!”).
Jornais italianos como Repubblica ou Huffington Post Itália ecoaram a notícia, além de portais franceses como Slate, que colocou o título “Como pedaços de bacon conseguiram romper a amizade franco-italiana”.
No Twitter, as pessoas fazem piada sobre o tema usando o hashtag #carbonaragate.
Moi devant le #carbonaragate. pic.twitter.com/X9B1TqS35l
— Nain Portekoi (@Nain_Portekoi) April 7, 2016
I know France is flexible w/ recipes <satire, yes> but that carbonara monstrosity was flat out wrong. #carbonaragate pic.twitter.com/pmHZwcqQ2i
— ChrisInParis (@ChrisInParis) April 7, 2016
Après le #Carbonaragate , est ce qu'on pourra parler des pizze françaises qui sont absolument dégueulasses ?
— Lawra (@LawraProut) April 7, 2016
Ano passado, ocorreu um conflito diplomático-culinário semelhante entre o México e os Estados Unidos. O jornal The New York Times publicou uma receita de guacamole com ervilhas que não causou muita graça nos leitores mexicanos. Pelo menos serviu para que dois políticos norte-americanos de ideologias opostas entrassem em acordo: tanto Obama como Jeb Bush – cuja mulher é mexicana – disseram que aquilo não tinha muito sentido.
respect the nyt, but not buying peas in guac. onions, garlic, hot peppers. classic. https://t.co/MEEI8QHH1V
— President Obama (@POTUS44) July 1, 2015
You don't put peas in guacamole https://t.co/kG3ewrVv6f
— Jeb Bush (@JebBush) July 1, 2015
Ok, mas como é a carbonara de verdade?
Além de comentar no vídeo da Sai cosa mangi, a Barilla pegou carona no #carbonaragate e explica o seguinte em sua conta australiana:
Por favor, esqueçam o creme de leite. Aqui estão a receita da carbonara original e o vídeo de como prepará-la:
De fato, o creme de leite – ou nata líquida – é o que mais destoa da receita tradicional. Em El Comidista, o jornalista especializado em culinária do EL PAÍS Mikel López Iturriaga explica (com o título bem esclarecedor: “Vai creme de leite? Não são carbonara”) que a carbonara só admite cinco ingredientes: macarrão, guanciale (carne em conserva similar ao bacon), gema de ovo, queijo pecorino e pimenta negra. “A ausência de guanciale no mercado espanhol justifica sua substituição por bacon”, explica Iturriaga. “Mas creme de leite já é demais, a não ser que você tenha um restaurante e não se preocupe muito em respeitar a tradição italiana.” A seguir, confira um vídeo da elaboração da receita com seus ingredientes tradicionais:
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.