Cultura

Muito mais do que sexo e drogas: como Almodóvar transformou histórias tão perversas em sucessos de bilheteria?

Incesto, abusos, estupros, religião... O diretor, que acaba de lançar ‘A Voz Humana’, fez com que seus personagens, tramas e ideias subversivas e altamente polêmicas se tornassem sucessos de bilheteria dentro e fora da Espanha

Pedro Almodóvar: “O algoritmo me apavora e horroriza”

O cineasta, que estreia nesta quarta-feira 'A Voz Humana', confessa que lhe parece um milagre chegar aos cinemas com um filme-experimento neste momento de tantas dificuldades e expressa muitas dúvidas sobre este novo sistema em que as histórias são escritas ao gosto do que dita o 'big data'

77º Festival de Cinema de Veneza

‘A Voz Humana’, o “capricho” de Almodóvar, deslumbra em Veneza

O diretor estreia no Festival de Veneza seu primeiro projeto em inglês, uma luxuosa adaptação de um texto de Jean Cocteau protagonizado por Tilda Swinton

Como se atreveram a rodar estes 12 filmes que quebraram todas as regras nos anos 30?

Abordam tabus sexuais, escândalos políticos, imagens explícitas e linguagem inaceitável. E também são obras-primas. Toda vez que você ficar escandalizado diante da tela, não se sinta mal: estas doze obras fazem isso desde a década de 1930

Oscar 2020

Coreia do Sul, o cinema entendido como bilheteria e cultura

Bong Joon-ho faz parte de uma geração de diretores que revolucionou as salas

Prêmios Oscar

Apostas do Oscar 2020: os favoritos em cada categoria

Premiação da Academia de Hollywood parece não admitir muitas surpresas na cerimônia de domingo

Oscar 2020

O que diz a crítica do EL PAÍS sobre os nove indicados ao Oscar 2020 de melhor filme

Indicado em 11 categorias, ‘Coringa’ chega como favorito a levar a estatueta mais disputada, mas tem pela frente ‘O Irlandês’ e ‘Era uma vez em... Hollywood’, com dez indicações cada

Prêmios Oscar

Todos os indicados ao Oscar 2020

Brasileiro 'Democracia em Vertigem' disputa o Oscar de melhor documentário. Veja a lista completa dos que concorrem a uma estatueta da Academia de Cinema de Hollywood

Tribuna

‘Dor e glória’, o primeiro desejo

Não é autoficção, mas o filme parte de mim mesmo. Tudo em meu cinema é representação, fujo do naturalismo, não pretendo que meus filmes pareçam reais, e sim que o espectador se reconheça neles

Prêmios Oscar 2020

‘Dor e Glória’, de Pedro Almodóvar, representará a Espanha no Oscar

Drama protagonizado por Antonio Banderas foi escolhido pela Academia do Cinema Espanhol, derrotando 'Mientras Dure la Guerra' e 'Buñuel no Labirinto das Tartarugas'

72º Festival de Cannes

A luta argentina pelo aborto legal emociona em Cannes

Documentário ‘Que Sea Ley’, de Juan Solanas, inunda o festival de lenços verdes e obtém a solidariedade de artistas e do público

FESTIVAL DE CANNES

Almodóvar: “Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”

Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha

Crítica

Imune à sua dor e a alguns lampejos de glória

Admitindo a identificação que podem me causar os universos centrados na perda e no sofrimento, não consigo que o cineasta encarnado por Banderas revire minha alma nem pouco, nem muito, nem nada

El Pais Semanal

Antonio Banderas interpreta ‘alter ego’ de Almodóvar em seu novo filme

O dia em que Almodóvar enfrentou a censura dos EUA

Pedro Almodóvar, John Waters, Ralph Bakshi e Barbet Schroeder relembram seus problemas com a temida classificação X

Cinema

Almodóvar, de A a Z

Dicionário analisa a obra do cineasta com verbetes sobre seus filmes, influências e paixões

PENÉLOPE CRUZ

Penélope Cruz: “Começaram a me perguntar aos 25 anos se tinha medo de envelhecer”

Ela será Donatella Versace, estreia com o diretor León de Aranoa e filmará com Farhadi. Fora das telas, fala alto e claro.

70º Festival de Cannes

Comédia ‘The Square’, de Ruben Östlund, Palma de Ouro em Cannes

Sofia Coppola leva o prêmio de melhor direção por 'O Estranho que Nós Amamos', Joaquin Phoenix, melhor ator e Diane Kruger, melhor atriz

Editoriais

Cannes contra Netflix

A mudança nos modos de consumo é incontrolável, mas a criação merece uma política de apoio na qual as plataformas pagas também sejam aliadas

70ª Festival de Cannes

Almodóvar: “Parece um enorme paradoxo premiar um filme que não pode ser visto em uma sala”

A tradicional coletiva de imprensa do júri do festival foi marcada pela polêmica Netflix e sua recusa a estrear seus filmes em cinemas

70ª Festival de Cannes

Festival de Cannes começa hoje com polêmicas

Abertura do evento para filmes do Netflix causa saia justa para o júri presidido por Pedro Almodóvar

67ª Berlinale

Canto à transliberdade

Chileno Sebastián Lelio apresenta 'Uma Mulher Fantástica', protagonizado por uma transexual

festival de cinema de berlim

“Eu me chamo Chavela Vargas. Não se esqueçam do meu nome”

Um documentário mostra a vida tanto selvagem como criativa da cantora mexicana, uma artista que lutou para defender sua liberdade e opção sexual

Cinema

Pedro Almodóvar: “O almodovariano agora me parece negativo”

O diretor estreia ‘Julieta’ no Festival de Cinema de Nova York

Coluna

Homem que é homem chora em público

Até o mais frio dos canalhas, chora sim. Até mesmo o choro sem lágrimas, caso de Eduardo Cunha. Mas vale, nesta crônica, o choro do homem comum e sem mandato

EL PAÍS SEMANAL

O drama mais seco de Almodóvar

Com ‘Julieta’, seu vigésimo filme, o cineasta volta ao universo feminino, seu preferido

FESTIVAL DE CANNES

Os aplausos e o tédio

Que bom que os críticos gostaram de ‘Julieta’. Eu que não vou madrugar para revê-la. ‘Personal Shopper’, de Assayas, não tem lógica