_
_
_
_
_

A velhice quer ser bela na América Latina

A região deve gerar em 30 anos um amplo ecossistema de economia para idosos se quiser responder ao rápido envelhecimento de sua população e garantir uma vida longa e saudável

Um casal descansa na praia do Uruguai, que é o país da região que mais cuida dos idosos e possui níveis mais elevados de proteção social aos idosos.
Um casal descansa na praia do Uruguai, que é o país da região que mais cuida dos idosos e possui níveis mais elevados de proteção social aos idosos.Javier Sulé
Mais informações
AME2864. MONTEVIDEO (URUGUAY), 21/10/2020.- El expresidente de Uruguay José Mujica durante una entrevista con Efe en su finca, este miércoles, en Montevideo (Uruguay). De las lágrimas en el Senado a la calma de su finca, de legislar en medio de una pandemia a cosechar verduras, de más de 60 años de vida dedicada a la política entre armas, despachos y Presidencia a ser el viejo sabio de la tribu. Así es el día después de José 'Pepe' Mujica tras renunciar a su escaño. Con la calma de alguien que parece haberse quitado un peso de encima y quiere vivir tranquilo sus últimos años, inmerso en la humilde finca en la que vive desde hace ya tiempo y siempre con su típica forma de expresarse, Mujica abrió las puertas a Efe para conversar al día siguiente de renunciar a su banca. EFE/Santiago Carbone
O emotivo adeus de José Mujica à política: “Triunfar na vida não é ganhar, é se levantar e começar de novo”
TOPSHOT - Demonstrators supporting the reform of the Chilean constitution celebrate the referendum official results at Plaza Italia square in Santiago on October 25, 2020. - Chile's President Sebastian Pinera called on the nation to work together for a "new constitution" after Chileans voted overwhelmingly to replace their dictatorship-era charter. (Photo by Pedro Ugarte / AFP)
Chile inicia o caminho a um novo modelo de país sem o entrave da ditadura
Un trabajador de Unicef comprueba un sistema de purificación de agua rehabilitado y reforzado por la organización en Táchira (Venezuela) en junio de 2020.
Menos concreto e mais água potável para a América Latina e o Caribe

A América Latina foi rotulada de região jovem por anos. Ainda é. Pessoas com mais de 60 anos representam em média apenas 13% da população. Apenas Barbados e Uruguai estão perto de 20%. No entanto, a América Latina não será para sempre jovem. É a região do mundo que envelhece mais rapidamente. Estima-se que em 2050, 27,5% terão mais de 60 anos, um em cada quatro habitantes. E em mais 40 anos, em 2090, já será a região com a população mais velha do mundo. 36% de sua população terá mais de 60 anos, de acordo com as perspectivas da população mundial feitas pelas Nações Unidas.

Não parece muito tempo, mas deve ser suficiente para que os países da região adaptem seus sistemas de proteção e transformem suas economias em prol da melhoria da qualidade de vida de seus idosos. "É um desafio e uma oportunidade. A mudança demográfica está chegando muito rápido. Precisamos começar a enxergar esse problema no médio e longo prazo, e nosso desafio é preparar a região. E devemos ver isso de duas perspectivas que devem ser tornadas visíveis. Um, mais negativo, significará ter que cuidar de mais idosos em más condições de saúde. A outra, mais positiva, é que também haverá cada vez mais idosos com boa saúde, com vontade e capacidade de continuar contribuindo para a sociedade e aproveitando a vida. No que diz respeito à economia, também há uma oportunidade ", afirma Masato Okumura, co-autor principal da publicação La economía plateada en América Latina y el Caribe: el envejecimiento como oportunidad para la innovación, el emprendimiento y la inclusión realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O ponto de partida não é o melhor. As cidades da América Latina não são, hoje, lugares onde as pessoas envelheçam bem. Sabem disso os bairros populares do sul de Bogotá. Lá Luis García, de 62 anos, não recebe pensão, apenas uma ajuda de 125.000 pesos mensais do prefeito da capital colombiana, cerca de 30 euros. Ele ganha um ou dois euros a mais por dia vendendo sacos de lixo e incensos na rua. Sua situação de saúde também é delicada. Ele tem artrite e uma deficiência devido às sequelas deixadas pela paralisia cerebral, além de gastrite e depressão. Ele está sozinho, sem apoio familiar, e tem que pagar o aluguel do modesto quarto onde mora.

Muito perto vive Dona María Gutiérrez. Com 70 anos, ela tem uma vida comunitária muito ativa. Antes da pandemia, ela ia ao grupo de dança do bairro duas vezes por semana e tinha acabado de começar o ensino médio depois de terminar o ensino fundamental. Dona María ficou viúva muito jovem, mas criou suas duas filhas. Ela recebe uma pensão de 800.000 pesos, cerca de 200 euros por mês, muito pouco durante os mais de 30 anos que trabalhou. Com esse dinheiro ela atende suas necessidades básicas porque, felizmente, ela tem casa própria e não precisa pagar aluguel.

Don Luis e Dona María são as duas faces da mesma moeda e fazem parte dessa população idosa latino-americana, tão heterogênea quanto vulnerável, muitas vezes invisível e com pouca proteção social. Portanto, a questão é se a América Latina estará preparada para enfrentar o envelhecimento de sua população e se terá capacidade e recursos suficientes para atender às suas demandas. Os desafios são enormes.

Pensões, saúde e dependência

A pressão do envelhecimento da população deve tornar imprescindível a implementação de profundas reformas nas políticas públicas latino-americanas em matéria de sistemas de pensões, de saúde e de atenção aos dependentes. "O gasto público social em geral é tendencioso na América Latina para os idosos com pensões contributivas, que em alguns países são generosas, mas consomem grande parte dos gastos públicos; em outros, devido à informalidade da economia, há poucas pessoas cobertas por um sistema contributivo e, em outros casos, muitas pessoas recebem pensões muito insuficientes. Em geral, são sistemas desatualizados e injustos que precisam ser flexibilizados ", afirma Marco Stampini, também coautor da publicação sobre economia do envelhecimento e principal especialista na área de proteção social e saúde do BID, instituição que em 2015 criou a Red de Pensiones en América Latina y el Caribe (Red PLAC) como espaço de debate sobre o presente e o futuro dos sistemas de pensões.

Uma mulher mais velha acompanha uma aula de aeróbica em um parque em Bogotá. O envelhecimento da população vai gerar mais pessoas com problemas de saúde, mas também haverá uma população idosa mais ativa.
Uma mulher mais velha acompanha uma aula de aeróbica em um parque em Bogotá. O envelhecimento da população vai gerar mais pessoas com problemas de saúde, mas também haverá uma população idosa mais ativa.Javier Sulé

No que se refere à saúde dos idosos da região, espera-se também uma piora para 2050, que não está relacionada apenas à questão da idade, mas devido a tendências como estilo de vida e alimentação inadequada que ainda daria tempo reverter. E é que o diabetes ou os fatores de risco como a hipertensão estão aumentando em alguns países da região de forma preocupante. “Os sistemas de saúde devem ser reformados, priorizando a atenção básica e o atendimento personalizado para dar mais foco às doenças crônicas”, afirma Stampini.

Da mesma forma, a autonomia de milhões de pessoas vai piorar em 30 anos. Hoje, oito milhões de idosos apresentam dependência funcional na região. E 12% das pessoas com mais de 60 anos. Em 2050, eles estimam que ultrapassarão 27 milhões. Stampini é um grande conhecedor dessa realidade e também co-autor de outra publicação sobre o assunto: Envejecer con cuidado: Atención a la dependencia en América Latina y el Caribe e destaca a necessidade de começar a construir sistemas de cuidado para o cuidado de longo prazo e sensibilizar os tomadores de decisões políticas e a sociedade civil. "Na questão do atendimento tem quase tudo a fazer. Apenas o Uruguai e, em menor medida, Argentina, Chile e Costa Rica começaram a implementar sistemas de cuidados de longo prazo. É urgente começar a construí-los ", afirma o especialista.

Porém, o setor público, com exceções, não vê como prioridade atuar contra o envelhecimento da população. Nem o setor privado parece ver lucratividade ainda. O BID é uma das poucas instituições que vem alertando há alguns anos sobre a necessidade de a região começar a trabalhar pelos mais velhos e tentar colocar esse tema na agenda. A proteção social e a saúde com a sua necessidade de reformas urgentes são essenciais para esta entidade, que também acredita ser necessário enfocar outros aspectos que têm a ver com oportunidades econômicas relacionadas com a procura de bens e serviços da população idosa, como consumidores. Faz parte da chamada economia do envelhecimento voltada especialmente para as pessoas mais velhas que, apesar da idade, continuarão a levar uma vida ativa. Especialistas alertam para o potencial de um setor que começa praticamente do zero e deve ser olhado no espelho da Europa ou do Japão, onde a economia prateada se tornou um motor econômico.

O setor tem potencial e deve ser olhado no espelho da Europa ou do Japão, onde a economia do envelhecimento se tornou um motor econômico.

Já foram identificados inúmeros desafios e oportunidades de investimento e inovação que têm potencial para se tornarem soluções para os idosos. Têm a ver com serviços de saúde, cuidados de dependência, produtos financeiros, habitação, adaptação de infraestruturas urbanas, transporte ou consumo; Setores como turismo, moda, alimentação ou lazer podem ser muito relevantes.

Outras opções de inclusão mais relacionadas à participação ativa dos idosos no mercado de trabalho ou na oferta educacional também são apontadas como desafios e oportunidades. “Em torno à economia do envelhecimento existem muitos potenciais e queremos promover o empreendedorismo de jovens e até de pessoas mais velhas que possam dar ideias de serviços e soluções inovadoras que possamos financiar. Uma vantagem que temos é que já existem boas experiências em outras partes do mundo para aprender”, diz Masato Okumura.

Uruguai, o avantajado

O Uruguai será o banco de provas do BID. Com apenas 3,5 milhões de habitantes, dos quais 19% já têm mais de 60 anos, é um dos poucos países da região que tem visão política de começar a enfatizar o envelhecimento da população. O Uruguai já conta com um sistema nacional de atenção prolongada e também com bons níveis de proteção social, entre os quais está a universalidade de suas pensões.

O BID quer desenvolver um projeto de ecossistema empresarial para o mercado de idosos no país uruguaio. "É uma economia que chamo de economia invisível à qual ninguém presta atenção. Há quase tudo a fazer. Queremos, primeiro, criar conhecimento sobre os idosos; em segundo lugar, sensibilizar e, posteriormente, ver como podemos mobilizar o ecossistema empreendedor local e regional para, a partir do nosso papel, ajudá-los a criar serviços e produtos de qualidade que satisfaçam a procura dos idosos sem deixar de valorizar os saberes que possuem e o que eles podem nos ajudar ", explica por chamada de video Ana Castillo, especialista sênior do BIDLab no Uruguai.

A América Latina e o Caribe continuam sendo uma região jovem. Apenas 13% de sua população tem em média mais de 60 anos. Como essa mulher de Aruba.
A América Latina e o Caribe continuam sendo uma região jovem. Apenas 13% de sua população tem em média mais de 60 anos. Como essa mulher de Aruba.Javier Sulé

A pandemia também pode ser vista como uma oportunidade. O Uruguai soube enfrentá-lo e controlá-lo bem, mas ninguém sabe que a covid-19 expôs a vulnerabilidade física e social das gerações anteriores. 30 anos depois que a América Latina é uma região mais velha, Masato Okumura, Marco Stampini e Ana Castillo querem ser otimistas. Se as rugas são bonitas nesta parte do mundo dependerá de muitos fatores. “Gostaria que os nossos mais velhos tivessem acesso às oportunidades que lhes interessam, sejam elas de emprego, empreendedorismo, educação, consumo ou entretenimento e que sejam bem cuidadas”, afirma Masato. “Devem ter uma boa cobertura previdenciária que alcance todas as pessoas, serviços de saúde de qualidade bem próximos e um seguro contra o risco de dependência. Ao mesmo tempo, gostaria que esta batalha contra o preconceito de idade seja vencida e que os idosos se vejam como parte da sociedade e participem. Seria um cenário com pouquíssima desigualdade e a desigualdade é uma característica da América Latina. Vejo que é difícil essas desigualdades desaparecerem para os idosos daqui a 30 anos, mas quero ser otimista”, acrescenta Stampini.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_