_
_
_
_
_

Biden corteja o voto latino na Flórida ante o avanço de Trump

Diferença entre os dois candidatos fica mais apertada num Estado onde o voto cubano, venezuelano e porto-riquenho é decisivo

Sonia Corona
Joe Biden durante o seu discurso em Kissimmee, na Flórida.
Joe Biden durante o seu discurso em Kissimmee, na Flórida.JIM WATSON (AFP)

Joe Biden tem um anúncio sob medida para cada tipo de eleitor latino nos Estados Unidos: um onde o locutor fala com sotaque porto-riquenho em Orlando, e outro que diz sua mensagem com entonação cubana em Miami. O candidato democrata viajou nesta terça-feira à Flórida para somar simpatizantes em um dos Estados mais importantes nas eleições do próximo 3 de novembro, onde as pesquisas o mostram quase empatado com Donald Trump. Diante da diversidade e complexidade do voto hispânico, a equipe do candidato não quis deixar de fora as origens de nenhuma das comunidades imigrantes: a candidata democrata a vice-presidenta, Kamala Harris, preparou o terreno a semana passada quando visitou Doral para se aproximar da diáspora venezuelana. Almoçou arepas, uma espécie de broa típica da Venezuela.

A atenção que a Flórida recebe dos candidatos a menos de dois meses das eleições é tão significativa quanto a sua importância na noite eleitoral: é o maior dos chamados Estados-pêndulo, com 29 dos 270 votos eleitorais que qualquer candidato necessita para ser presidente dos Estados Unidos. Os hispânicos se tornaram um grupo demográfico de especial interesse político perante o crescimento das comunidades de imigrantes nas últimas décadas na região. A Flórida concentra, principalmente, eleitores com raízes em Cuba, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana. Além disso, os latinos na Flórida representam 20% dos eleitores, sendo um terço deles de cubano-americanos. E justamente ali reside a maior preocupação da campanha de Biden.

Mais informações
FILE - In this July 19, 2020, file photo, Kanye West makes his first presidential campaign appearance, in North Charleston, S.C. West has sued the West Virginia Secretary of State's Office after being told his bid to get on the ballot for president came up short on qualified signatures. (Lauren Petracca Ipetracca/The Post And Courier via AP, File)
Kanye West, o candidato intruso que pode tirar votos de Trump e Biden em 12 Estados
Trump escucha las explicaciones del gobernador Newsom sobre los incendios, este lunes en Sacramento.
Cenas de horror dos incêndios nos EUA colocam em xeque negacionismo climático de Trump
Former New York Mayor Michael Bloomberg, left, visits with Democratic presidential candidate and former Vice President Joe Biden at the National September 11 Memorial in New York, Friday, Sept. 11, 2020, before a ceremony marking the 19th anniversary of the Sept. 11 terrorist attacks. (AP Photo/Patrick Semansky)
Michael Bloomberg injeta 100 milhões de dólares na campanha de Biden na Flórida

Com Donald Trump acusando os democratas de procurarem converter os Estados Unidos ao socialismo, os eleitores hispânicos ― liderados pelo voto cubano ― parecem se inclinar por um segundo mandato do presidente. A estratégia de Trump aposta em que qualquer acusação envolvendo os regimes castrista ou chavista ― mesmo que falsa ― servirá para gerar desconfianças entre os latinos na península. Os cubano-americanos historicamente respaldam os candidatos republicanos, geralmente mais firmes com o regime de Havana, e em 2016 foram a chave para que Trump ganhasse na Flórida. As pesquisas mostram que atualmente Biden supera Trump por uma margem mínima, de 1,6%, sendo que há apenas três meses essa diferença chegou a 7%. Em 2016, Trump ganhou apertado de Hillary Clinton por aqui: 1%.

Biden comemorou em Kissimmee, uma comunidade fundamentalmente porto-riquenha ao sul de Orlando, o Mês da Herança Hispânica. O democrata reconheceu o trabalho dos latinos e sua integração aos Estados Unidos, dizendo em uma mensagem que “o bem-sucedido futuro de nosso país depende de que os hispano-americanos tenham as oportunidades e as ferramentas das quais necessitam para triunfar”. O democrata criticou Trump por seu desprezo a Porto Rico como parte dos Estados Unidos e por sua atuação depois do desastre pelo furacão María na ilha, em 2017. O candidato recordou que nesta terça-feira foram comemoradas as datas da independência de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. “Sempre lutarei pela democracia e por aqueles que vêm à América [EUA] procurar uma vida melhor”, publicou em sua conta do Twitter.

Os democratas reforçaram a campanha na Flórida com as visitas de Biden e Harris, além de conceberem uma estratégia que mira o multiculturalismo dentro da comunidade latina, estabelecendo uma segmentação entre as diversas origens dos eleitores. Soma-se a isso o milionário respaldo do magnata Michael Bloomberg, que no fim de semana anunciou a doação de 100 milhões de dólares para a campanha de Biden na Flórida. Ele busca que as aparições televisivas e plataformas digitais de Biden fomentem o voto pelo correio, uma ferramenta crucial para os democratas perante a pandemia do coronavírus e que é apurado antes da noite eleitoral no Estado sulista. “A comunidade latina confia menos no voto por correio que outras comunidades”, alertou o ex-pré-candidato presidencial Julián Castro.

O voto latino também está concentrado na Califórnia, Nevada, Texas e Arizona, Estados onde, somados, pelo menos 32 milhões de hispânicos podem votar. Este setor da população foi o mais golpeado pela crise do coronavírus tanto no âmbito econômico como no sanitário. Pelo menos 31% dos casos da covid-19 foram diagnosticados nos latinos, segundo dados do Pew Research Center. A pandemia se transformou em um tema-chave na campanha para este setor da população e começou a despertar um interesse que tinha permanecido resguardado. Os democratas tentaram também fora da Flórida a segmentação de suas mensagens pela origem dos imigrantes em cada Estado, e assim lançaram um jingle eleitoral no gênero ranchera em Phoenix (Arizona) e como reguetón em Orlando (Flórida).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_