_
_
_
_
_

Europa trava disputa existencial contra o nacionalismo alimentado pelo coronavírus

Cúpula da União Europeia tenta reforçar o multilateralismo, mas divergências minam o bloco

Policiais militares patrulham um mercado de Budapeste, nesta terça-feira.
Policiais militares patrulham um mercado de Budapeste, nesta terça-feira.Zoltan Balogh

O coronavírus ameaça acelerar o desmoronamento da ordem internacional surgida no século XX e da qual a União Europeia se tornou no último bastião. As autoridades do bloco continental tentam reforçar o multilateralismo com iniciativas como as aprovadas nesta terça-feira (primeira ajuda humanitária ao Irã e operação naval para frear a guerra da Líbia), mas o fechamento generalizado de fronteiras e a retratação dos governos nacionais para dentro de suas fronteiras, inclusive no interior da UE, reforçaram as tendências unilaterais alimentadas na Casa Branca por Donald Trump e secundadas com entusiasmo, por diferentes motivos, de Londres a Moscou.

Mais informações
31 March 2020, Thailand, Bangkok: Thai monks wear protective masks as a preventive measure against the spread of coronavirus (COVID-19) pandemic while praying at the streets of Bangkok. Photo: Prawet Puengsawangphol/SOPA Images via ZUMA Wire/dpa


31/03/2020 ONLY FOR USE IN SPAIN
AO VIVO | As últimas notícias sobre o coronavírus
El sociólogo francés Alain Touraine en París en 2015.
Alain Touraine: “Choque econômico do coronavírus pode produzir reações fascistas”
MOSCOW, RUSSIA - SEPTEMBER 18: (RUSSIA OUT) Russian President Vladimir Putin (R) and Hungarian Prime Minister Viktor Orban during their meeting at the Kremlin on September 18, 2018 in Moscow, Russia. President of Hungary Orban is having a one-day visit to Moscow. (Photo by Mikhail Svetlov/Getty Images)
Pandemia ameaça facilitar erosão da democracia em países como Hungria e Rússia

A UE até agora resistia com grandes dificuldades aos embates provocados pela Administração Trump —que, desde sua chegada ao poder, em 2017, conseguiu pôr em dúvida o futuro da OTAN, condenou a Organização Mundial de Comércio à paralisia, desvinculou-se da luta mundial contra a mudança climática e deixou à beira do colapso o acordo internacional para evitar a nuclearização do Irã.

Bruxelas optou por evitar o choque frontal com Trump e preservar o que sobrava da ordem multilateral à espera de tempos melhores ou de um novo inquilino na Casa Branca. O plano passava, ao mesmo tempo, por reforçar as próprias estruturas da UE, aumentar a presença global do euro (estancada desde seu nascimento, há 20 anos) e dotar o clube comunitário de capacidades defensivas que reduzissem a dependência política, econômica e militar em relação a Washington.

Mas o abalo causado pela pandemia da Covid-19 surpreendeu a UE sem ter levado, em troca, a nenhum avanço significativo em sua trajetória para uma autonomia geoestratégica. A crise sanitária sem precedentes e seu temido impacto econômico provocaram, além disso, uma reação nacionalista na maioria dos Estados, o que gera dúvidas quanto à capacidade do clube comunitário para responder de maneira conjunta e multilateral não só ao drama humano e social que percorre o Velho Continente, mas também aos problemas que o bloco continental já enfrentava.

“Estamos em um momento crítico da construção europeia”, afirmou nesta terça-feira o ministro francês de Finanças, Bruno Le Maire. “Ou a Europa se reencontra com seu sentido político e sai reforçada, ou esquece sua vocação e desaparece”, acrescentou.

Shada Islam, diretora para a Europa do centro de estudos Friends of Europe, acredita que o reordenamento global desencadeado pela pandemia na verdade oferece uma oportunidade para a União Europeia. “Países como a China, a Rússia e a Turquia não dispõem da tração necessária para liderar uma nova ordem, e com os EUA em retirada abre-se um vazio”, observa.

A Comissão Europeia (Poder Executivo da UE) se mostra convencida de que esta crise, como outras anteriores, representa uma ocasião para aprofundar a integração continental e reforçar seu peso no mundo. “Não devemos nos esquecer de que nenhum dos problemas que tínhamos antes do vírus desapareceu”, advertiu esta terça-feira Josep Borrell, alto representante de Política Externa da UE. “Alguns desses problemas crescem e pioram, e devemos continuar prestando atenção a eles”, acrescentou o espanhol, anunciando a adoção da operação naval Irini, que pretende frear as ingerências da Rússia e da Turquia na guerra da Líbia.

Como sinal dessa intenção de se manter na cena global, a Europa também estreou esta terça-feira o sistema Instex que, pela primeira vez, permite esquivar o bloqueio dos EUA e enviar ajuda humanitária ao Irã, país muito golpeado pela epidemia.

A União Europeia também retomou seus planos de expansão territorial ao dar sinal verde para a abertura de negociações sobre a adesão da Albânia e Macedônia do Norte (país que na semana passada se incorporou à OTAN).

Mas os sinais aparentemente positivos são ofuscados pela sensação de paralisia e impotência que a União oferece perante uma crise sanitária sem precedentes. Os atritos da última cúpula europeia sobre a possível resposta econômica à crise em formação se unem à sensação de desamparo que os países mais afetados pela epidemia, como a Itália ou Espanha, sentem diante da aparente falta de solidariedade de seus sócios comunitários.

O drama humano atinge a UE, além disso, em um momento delicado, com a primeira ruptura do clube recém-consumada (com a saída do Reino Unido em 31 de janeiro) e com os orçamentos atuais (2014-2020) prestes a expirarem. A cúpula europeia de fevereiro, a última ocasião em que os líderes europeus puderam se reunir pessoalmente, terminou com um retumbante fracasso na tentativa de decidir as novas contas (2021-2027), o que deixa o clube sob ameaça de confrontar a crise do coronavírus sem um orçamento definitivo ou premido pela necessidade de aprovar dotações emergenciais pelo menos para o ano que vem.

“A UE tem a tendência de se concentrar em seus próprios pequenos problemas cada vez que surge um desafio global”, lamenta Islam. “Neste momento, a resposta da UE deveria ser uma inspiração para outros lugares do planeta, mas está longe de ser, por culpa de suas disputas internas”, acrescenta a diretora para a Europa do Friends of Europe.

Guerra de propaganda

Bruxelas acredita que a imagem ruim da reação europeia à pandemia da Covid-19 é fruto, em parte, da guerra de propaganda travada entre diferentes potências mundiais. “Existe uma batalha global pelo relato”, observava há poucos dias Josep Borrell, alto representante de Política Externa da UE. O departamento de Borrell, dentro das análises sobre campanhas de desinformação, já detectou cerca de cem ondas de mensagens que buscam desacreditar as administrações europeias e estimular a desconfiança da opinião pública continental. Essas campanhas parecem ser ligadas a interesses relacionados a Moscou, mas não só. A China também impulsiona seu próprio relato, apoiado, segundo um documento interno da Comissão, “no admirável trabalho [de Pequim] em conter o coronavírus” e na “gratidão que Ocidente deveria ter pela China por sua rápida reação”. A mensagem subliminar dessa campanha, segundo Bruxelas, é que a força de um Estado centralizado como o chinês “pode ser um ativo” em casos como o da epidemia.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_