_
_
_
_

Neymar conduz Brasil às semifinais da Copa América em jogo sofrido e com expulsão

No duelo mata-mata contra o Chile, camisa 10 criou o único gol da partida e foi essencial para que brasileiros não sofressem o empate após cartão vermelho de Gabriel Jesus

Neymar comemora o gol brasileiro com Lucas Paquetá.
Neymar comemora o gol brasileiro com Lucas Paquetá.CARL DE SOUZA (AFP)
Diogo Magri
Mais informações
Brazil's Neymar celebrates scoring his side's second goal against Venezuela on a penalty kick during a Copa America soccer match at the National Stadium in Brasilia, Brazil, Sunday, June 13, 2021. (AP Photo/Eraldo Peres)
Neymar, o líder espiritual da seleção
Messi Copa América
Argentina divide favoritismo com o Brasil, mas rivais só se enfrentarão numa eventual final
Vinicius Junior em ação pela seleção em 2020.
Vinicius Junior, a renovação da seleção brasileira que ainda não teve chances
Soccer Football - Euro 2020 - Group F - Portugal v France - Puskas Arena, Budapest, Hungary - June 23, 2021 Portugal's Cristiano Ronaldo celebrates scoring their second goal Pool via REUTERS/Bernadett Szabo
ALEGRIA 
PUBLICADA 25/06/21 NA MA15 2COL
A Eurocopa goleia a Copa América

O Brasil se classificou às semifinais da Copa América 2021 ao vencer o Chile por 1 a 0 no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira, 5 de julho. Lucas Paquetá foi o nome do gol, mas o protagonismo da noite fica com Neymar. O camisa 10 criou o gol brasileiro e foi quem, após expulsão merecida de Gabriel Jesus, se tornou responsável por prender a bola, infernizar a defesa chilena e permitir que o Brasil segurasse a vantagem mínima até o fim. Agora, os favoritos ao bicampeonato enfrentam o Peru, o atual vice-campeão da Copa América, na semifinal marcada para segunda-feira, 5 de julho, no mesmo estádio Nilton Santos, valendo uma vaga na decisão do Maracanã, programada para 10 de julho.

Tite utilizou os 23 convocados —Felipe, zagueiro que se contundiu, foi o único que não jogou— nos quatro jogos da fase de grupos com o intuito de avaliar quais seriam as melhores escolhas para as partidas mais decisivas. Agora, começou com uma escalação que pode ser considerada mais próxima da titular. Ederson foi o goleiro eleito; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi formaram a linha de defesa; Fred e Casemiro, os volantes; e Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Neymar e Richarlison começaram no ataque, compondo um quarteto ofensivo e arrojado que vem sido bem testado pelo treinador na Copa América.

No primeiro tempo, a encaixada marcação chilena diminuiu os espaços da seleção brasileira, que construiu a maior parte de suas chances quando o trio Lodi, Neymar e Richarlison foi capaz de superar os defensores pela esquerda com dribles e tabelas. Na melhor delas, já aos 43 minutos, Gabriel Jesus recebeu bola enfiada por Neymar na área, cortou para a canhota e teve o chute forte desviado pelo goleiro Bravo. Do outro lado, o Chile apresentou um cenário que o Brasil ainda não tinha encarado no torneio: contra-ataques rápidos, lançados para o artilheiro Vargas, que ofereceram perigo a Ederson quando o atacante ganhou na velocidade de Thiago Silva e Marquinhos, ao mesmo tempo em que foi para o intervalo com mais posse de bola. No entanto, nenhum dos dois times conseguiu mexer no placar durante a etapa inicial.

Buscando ganhar o controle do meio-campo, Tite voltou do intervalo tirando o atacante Firmino para colocar o meia Lucas Paquetá. O efeito foi imediato: aos dois minutos, Paquetá tabelou com Neymar na entrada da área, aproveitou a bobeira da defesa chilena e bateu firme para abrir o placar. Mas a estratégia brasileira precisou ser alterada no minuto seguinte, quando Gabriel Jesus acertou o ombro de Mena com o pé em disputa pelo alto e recebeu o cartão vermelho, direto e indiscutível. Condicionada pela expulsão, a seleção brasileira se fechou na defesa e só deixou o Chile ameaçar pelos cruzamentos, através do qual Brereton acertou o travessão numa cabeçada e Vargas obrigou Ederson a fazer boa defesa. Quando tinha a bola no pé, foi Neymar quem assumiu de vez o protagonismo. O camisa 10, que já tinha criado o gol brasileiro e se tornou o atacante mais avançado em campo, se aproveitou a posição para somar arrancadas e dribles que infernizaram a defesa chilena, ao mesmo tempo em que sofria faltas e ajudava o Brasil a ganhar tempo na situação desfavorável. Foi assim que a equipe de Tite —que ainda tirou Lodi e Richarlison para colocar Militão e Everton— levou o 1 a 0 até o apito final e se garantiu nas semis da Copa.

Causador da maior parte das reclamações antes da partida, o gramado do estádio Nilton Santos aparentou estar melhor que nos jogos anteriores. Depois de críticas do treinador Tite, de Messi, de Neymar —que o comparou a um campo de terra em uma publicação do seu Instagram— e a tentativa da CBF de mudar o local da partida para Cuiabá, a Conmebol se esforçou para restaurar a grama esburacada e fez questão de divulgar os procedimentos diariamente em suas redes sociais. Ainda assim, o esforço não contentou Tite, que voltou a reclamar do campo na entrevista coletiva. “Por favor, por favor, tenham essa responsabilidade. Reconheço o que o pessoal está fazendo para melhorar o campo, mas encontrem um campo melhor para nós jogarmos”, pediu o treinador. O lado de fora do estádio, por outro lado, continuou igual: com o público vetado nas arquibancadas, o que mais se viu no entorno do local nas horas que antecederam o apito inicial foram pessoas fazendo exercícios e jovens andando de skate ou bicicleta, além de um considerável policiamento, mas sem aglomerações de torcedores ou camisas da seleção.

Apesar de valer classificação, a partida tampouco conquistou a audiência da televisão. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, o SBT, emissora que transmite a Copa América na televisão aberta, perdeu na audiência para Globo e Record durante o primeiro tempo do jogo da seleção. No Twitter, as tags #BoicoteAGlobo, Firmino, Peru, Vargas e Thiago Silva ocuparam o top 10 de assuntos mais comentados na primeira metade do jogo. Já ao fim do jogo, ainda estavam cinco temas relacionados no ranking, sendo que o termo Chile liderava as buscas, com Neymar em segundo lugar.

O Chile foi um dos países envolvidos na Copa América 2021 que registrou casos positivos de covid-19 em sua delegação, ainda que não tenha divulgado nomes. Segundo as contas do Ministério da Saúde, 198 pessoas envolvidas no torneio testaram positivo para o vírus ao longo das últimas três semanas, sendo 57 jogadores ou membros de comissão técnica; 137 prestadores de serviço contratados; e quatro funcionários da Conmebol. Além do Chile, houve infectados no Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Equador. No entanto, de acordo com o que foi divulgado, os chilenos foram os únicos que desrespeitaram o protocolo sanitário da Conmebol, quando receberam cabeleireiras para cuidar do visual dos jogadores no hotel onde a seleção estava concentrada.

Classificado para a semifinal, o Brasil enfrenta agora o Peru, que eliminou o Paraguai nos pênaltis após um empate por 3 a 3 no outro jogo das quartas de final, realizado mais cedo em Goiânia. É uma reedição do jogo da fase de grupos, no qual os brasileiros golearam por 4 a 0, e também da final da Copa América 2019, também vencida pela seleção de Tite. O jogo está marcado para a próxima segunda-feira, 5 de julho, no mesmo estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Do outro lado da chave, Argentina x Equador e Uruguai x Colômbia decidem amanhã, sábado, qual será a segunda semifinal.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui


Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_