Chile fica sem patrocinador em plena Copa América
Nike rompe com a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile e a Roja joga com remendos no uniforme
Em outro episódio de caos na Copa América, a seleção do Chile precisou usar um remendo no uniforme após um conflito com a empresa Nike. A Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile recebeu há alguns dias uma carta em que a empresa norte-americana encerrou o contrato unilateralmente e os chilenos se negaram a mostrar o logotipo, de modo que colocaram um remendo com a bandeira chilena nas camisetas e nos shorts.
O contrato foi assinado em 2015, na gestão do à época presidente Sergio Jadue, e valia até a Copa do Mundo do Catar 2022. Se a seleção chilena se classificasse à Copa o contrato poderia ser estendido. A Nike diz que a Roja (Vermelha, em referência à cor da camisa da seleção) não fez determinada quantidade de jogos disputados por temporada, como informa o jornal chileno La Tercera. Esses jogos não disputados pela seleção do Chile foram pela pandemia da covid-19 que atrasou as eliminatórias da Copa e cancelou amistosos.
A ANFP já entrou com uma ação de 4,2 bilhões de dólares (21 bilhões de reais) porque, de acordo com as autoridades chilenas, a empresa não entregou o dinheiro referente aos anos de 2019 e 2020. A Nike não fez nenhum pagamento desde a entrada da ação. A empresa com sede em Beaverton (Oregon) pagava aproximadamente sete milhões de dólares (35 milhões de reais) por ano à associação chilena. A guerra entre o Chile e a empresa será decidida no Tribunal da Câmara de Comércio Internacional em Nova York. Sergio Jadue, que assinou o contrato, esteve envolvido em uma rede de propinas na Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e é peça essencial do FIFA Gate.
Durante o jogo entre Chile e Bolívia todos os uniformes dos atletas foram modificados. Os da comissão técnica também. Os jogadores com contrato com a empresa do Oregon foram a campo com as chuteiras da Nike. As autoridades do futebol chileno já procuram um novo patrocinador em tempo recorde que possa salvá-los.
Conmebol pune Marcelo Moreno por criticar a Copa América
A Conmebol puniu o capitão da Bolívia, Marcelo Moreno, com uma partida de suspensão e 20.000 dólares (100.000 reais) por criticar a organização da Copa América. Moreno, que testou positivo para covid-19, disse que o órgão sul-americano não pensava na saúde dos jogadores e das comissões. “A única coisa com que se importam é o dinheiro. A vida do jogador não vale nada?”, escreveu no Instagram. Horas depois apagou a mensagem e a Conmebol iniciou uma um processo contra ele. Moreno, por fim, pediu desculpas ao afirmar que foi tudo um problema de comunicação. Nenhum jogador e técnico deu declarações públicas sobre o caso Moreno. Até agora, foram registrados 66 casos de coronavírus entre jogadores e comissões.
Assine aqui a newsletter do EL PAÍS América e receba todas as principais informações da atualidade da região.
Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.