_
_
_
_

Morre aos 116 anos a brasileira e terceira pessoa mais velha do mundo, sobrevivente da covid-19 e da gripe espanhola

A artesã Francisca Celsa dos Santos tinha o recorde de longevidade na América Latina. E repetia desde os 80 anos: “deste ano não passo”

La artesana Francisca Celsa dos Santos era a sus 116 años la persona más longeva de Brasil y tercera del mundo
A artesã Francisca Celsa dos Santos era, aos 116 anos, a pessoa mais idosa do Brasil e a terceira do mundo.Facebook
Naiara Galarraga Gortázar

Francisca Celsa dos Santos, a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo, morreu aos 116 anos em sua casa em Fortaleza em 5 de outubro, informou uma de suas netas. Seu falecimento ocorreu apenas 17 dias antes de completar 117 anos. A idosa, que trabalhou como artesã de bordado, morreu devido a uma pneumonia, depois de evitar a pandemia de covid-19 e, há um século, quando era adolescente, a de gripe espanhola.

Nascida em 22 de outubro de 1904, era reconhecida como uma supercentenária pelo Gerontology Research Group (Grupo de Pesquisa em Gerontologia), um grupo de 500 pessoas espalhadas pelo mundo que rastreia notícias e faz uma classificação mundial das pessoas mais longevas. A lista é encabeçada por uma japonesa de quase 119 anos, seguida por uma francesa de 117. Com a morte de Francisca, o terceiro lugar é ocupado agora por outra brasileira, também de 116 anos.

Na véspera de seu falecimento, a artesã foi reconhecida pelo Guinness como a mais idosa da América Latina, segundo sua neta Fernanda Celsa. Ela foi enterrada em um cemitério municipal.

“Deste ano não passo”, costumava repetir a artesã desde os 80 anos, segundo sua família, que redobrou os cuidados com a idosa devido ao coronavírus —que já causou mais de 600.000 mortes no Brasil. Ela manteve boa saúde praticamente durante toda a vida. Ficou lúcida até cinco anos atrás e podia caminhar até quase uma década atrás.

Comemorou seu último aniversário, o 116º, em outubro de 2020, com um bolo que uma de suas netas levou na cama. Pôde cumprir seu desejo de ficar até o fim em sua casa, já que detestava hospitais.

Hoje é o aniversário da minha avó, 116 anos, a mais velha do Brasil e a terceira do mundo! Muita saúde pra minha...

Posted by Fernanda Aliny Barrozo Celso on Thursday, October 22, 2020

“A gente a preservou tanto [do coronavírus], mas estava tendo a construção de um supermercado em frente à casa dela e, por conta dessa poeira, ela pegou uma pneumonia. Ela melhorava e piorava, mas infelizmente Deus a levou”, disse ao Diário do Nordeste a neta que atuava como porta-voz da família.

Francisca Celsa dos Santos nasceu em Cascavel, perto de Fortaleza, no Nordeste. Aos 47 anos, foi a um cartório para se registrar, segundo a Folha de S. Paulo.

A doença mais grave que teve foi um câncer no estômago depois de completar 80 anos. Sua família conta que foi tratada em casa com remédios naturais. Um de seus netos, médico, era o encarregado de fiscalizar sua saúde nos últimos tempos. Mãe de seis filhos, dos quais sobrevivem três, estava viúva havia mais de quatro décadas.

Antonia da Cruz, que nasceu em 13 de junho de 1905 e vive na Bahia, é agora a brasileira mais idosa e a terceira do mundo.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_