Pandemia de coronavírus | O Brasil de luto
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

“Anselmo, você só vai morrer se morrermos todos os Kokama”

"Awitse, Ikuatawara", ou "obrigado, mestre", em português, é o que Glades Samias escreve em carta ao primo professor que não resistiu à covid-19. Ele sonhava em revitalizar o idioma kokama

Glades Samias
Aldeia Sapotal (AM) -
Anselmo Rodrigres Samias, de 57 anos, professor indígena do povo Kokama e ativista pela revitalização do idioma kokama.
Anselmo Rodrigres Samias, de 57 anos, professor indígena do povo Kokama e ativista pela revitalização do idioma kokama.Arquivo pessoal
Mais informações
Una mujer Yanomami con un cubrebocas en las manos, en Roraima, Brasil.
“O coronavírus está quebrando a nossa crença”, o luto imposto aos povos indígenas na pandemia
Profissional da saúde em uma unidade de pronto atendimento de Fortaleza.
Uma rede para amparar os que batalham contra o coronavírus
Ciro Ricardo Pires de Castro Júnior é filho do médico Ciro Ricardo, que morreu em junho de covid-19.
“Bom dia, pai. Como vai o senhor? Hoje já faz mais de um mês que você nos deixou...”

Anselmo Rodrigues Samias nasceu na reserva indígena Sapotal, no Amazonas, e nutriu, desde jovem, o sonho de manter sempre viva a cultura do seu povo, os Kokama. Para isso, formou-se professor em Tabatinga (AM) e voltou para a aldeia com uma mala de livros e planos. Além de ensinar português na escola da reserva e implementou uma cartilha na língua kokama-kokamira. Ele sabia que, para que um povo tenha orgulho de sua cultura, aprender o próprio idioma é fundamental. Anselmo não se restringia à própria aldeia e percorria o Alto Solimões levando a língua através de livros. Aos 57 anos, a covid-19 interrompeu seus sonhos e planos, de forma abrupta, sem que ele pudesse sequer ser velado segundo as tradições da cultura que tanto amava —os kokama enterram os mortos com cantos e orações, deixando frutas e outros alimentos sobre a terra, para que a alma faça uma boa passagem—.

Apesar de ter abandonado a dimensão terrena, como diz o seu povo, ainda é possível ouvir seu eco na voz de muitos kokama, com um sonoro awitse, ikuatawara. Em português: “obrigada, mestre”. É o que escreve sua prima, Glades Samias, nesta carta em sua homenagem, enviada à repórter Joana Oliveira.

“Querido primo,

Sentimos muito a sua falta. Sentimos falta também do espaço que você ocupava como pai, docente Kokama, gestor da nossa comunidade. Com você, aprendemos a importância de um grande líder e guerreiro Kokama, que sonhava em ver a nossa língua tradicional em todas as modalidades educacionais e, assim, fortalecer nosso idioma milenar.

Com seu modo calmo de ser, jeito tranquilo e ar de esperança, você desenvolvia cada atividade pedagógica de forma que todos nos envolvêssemos no propósito de revitalizar nossa língua tradicional. O maligno e invisível coronavírus tirou você desse mundo terreno, deixando sua esposa, seis filhos e três netos.

Mas nós que ficamos nesta dimensão da Terra daremos continuidade a esse grande sonho. Faremos o povo Kokama avançar em todos os sentidos diante de uma sociedade que é, muitas vezes, injusta e cheia de preconceitos.

Que as forças de nossos ancestrais nos fortaleçam em espírito.

Avante, primo Anselmo Samias! Você só vai morrer no dia em que ninguém lembrar do seu nome ou se morrermos todos os Kokama. Enquanto estivermos vivos, você estará vivo, lutando em outra dimensão pela defesa da nossa vida. A luta continua, novas gerações surgem, e continuaremos a lutar pela sobrevivência, mantendo sempre a resistência do nosso mundo Kokama.

Saudades, primo.

Glades Samias.”

A história de Anselmo Rodrigues Samias foi contada pelo projeto Inumeráveis, um memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS