_
_
_
_
_

Kim Kataguiri: “O Governo Bolsonaro é refém de si mesmo”

Deputado do DEM e líder do MBL diz que não irá protestar pelo presidente e crê que o país viverá um "parlamentarismo branco"

O deputado Kim Kataguiri em comissão da Câmara.
O deputado Kim Kataguiri em comissão da Câmara.Michel Jesus (Câmara dos Deputados)

Líder do Movimento Brasil Livre, um dos principais grupos conservadores do país, o estudante de direito e deputado federal Kim Kataguiri (Salto, 1996) é um dos mais influentes parlamentares nas redes sociais. Sua atuação em protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT) acabou sendo fundamental para a sua eleição pelo Democratas de São Paulo. Depois de inclinar-se pelo apoio às candidaturas de João Doria (PSDB) e Flávio Rocha (PRB) para o Palácio do Planalto, ambas frustradas, acabou dando um suporte tardio a Jair Bolsonaro (PSL), que foi eleito. Agora, ele diz que não se arrepende de ter dado apoio, apesar de não concordar com tudo o que mandatário faz.

Nos últimos dias, Kataguiri virou alvo de críticas de direitistas por dizer que nem ele nem o seu MBL estarão nos protestos pró-Bolsonaro no próximo domingo. Também foi criticado após a divulgação de uma foto na qual ele está sentado à mesa conversando com o deputado esquerdista Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Virou alvo de uma estratégia que alguns de seus aliados usaram e acabou sendo chamado de comunista, apenas por não concordar com tudo o que outros direitistas pensam.

Pergunta. Por que o MBL não vai aderir aos protestos a favor de Jair Bolsonaro?

Resposta. A gente não aderiu porque a gente não compactua com protestos adesistas, governistas, que faz com que o presidente possa fazer o que ele bem entender. O presidente precisa ser elogiado quando ele acerta e criticado quando ele erra, como qualquer democracia saudável. E, segundo, porque a gente não concorda com pautas como fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

P. O MBL se arrepende de ter apoiado a candidatura de Bolsonaro no segundo turno de 2018?

R. Não me arrependo. Bolsonaro ainda precisa piorar muito pra se aproximar do [ex-prefeito de São Paulo, Fernando] Haddad. Vivi a gestão Haddad em São Paulo. Foi absolutamente desastrosa.

P. Como se sente sendo chamado de comunista?

Mais informações
Plano de Bolsonaro para ‘desesquerdizar’ educação vai além do Escola Sem Partido
Marcelo Freixo: “O que separa o fanatismo da democracia é o convívio com a diferença”

R. Dou risada. Piada.

P. Você foi fotografado recentemente conversando com o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, em uma mesa na Câmara. Nas redes sociais, recebeu críticas e foi chamado por alguns de traidor. Como lida com essa questão? Acha que, em algum momento, o MBL acabou incentivando esse clima de nós contra eles?

R. Acho que incentivamos o contrário. Enquanto os outros movimentos demonizavam a política, chamamos o comunista histórico [o então deputado pelo PPS Roberto] Freire para discursar na última manifestação pelo impeachment e o sindicalista [e deputado pelo Solidariedade] Paulo [Pereira da Silva] da Força Sindical. Sempre defendemos saídas institucionais.

P. Em sua opinião, a direita no Brasil está rachada? Por quê?

R. Não é que ela está rachada. Existem várias direitas, mas isso só ficou claro para quem não é de direita agora, que você teve um atrito de maior relevância. Você sempre teve uma diferenciação entre liberais, libertários, conservadores e diversas vertentes da direita que são diferentes, tiveram esses atritos entre si agora.

P. O que motivaria o MBL a voltar a protestar hoje em dia?

R. É difícil saber. Um protesto não é algo que você planeja em determinadas hipóteses. É algo imprevisível.

P. Em algum momento o MBL cogitou a possibilidade de protestar contra o contingenciamento na Educação?

R. Não, não. Não cogitamos protestar contra o contingenciamento da Educação mesmo porque nada pode ser feito com relação ao contingenciamento em si. Esse é um Orçamento aprovado e votado pela legislatura passada. A gente discorda da maneira como ele foi feito, sem planejamento, sem conversar com os agentes envolvidos.

P. Você já demonstrou ser favorável à reforma da Previdência. Por que a apoia?

R. Poderia ficar duas horas falando porque sou a favor da reforma da Previdência. Sou a favor, principalmente, porque quero que o mais pobre pague menos, o mais rico pague mais. O sistema de hoje está insustentável. Sem a reforma da Previdência o país não volta a crescer.

P. Há algum ponto na atual reforma com o qual não concorda? Capitalização, BPC, idade mínima para professores, aposentadoria rural?

R. A capitalização da Previdência é o único ponto que eu gostaria de sugerir um modelo alternativo, que não o nacional. Eu gostaria sugerir um modelo definido pela FIPE, que é usar o FGTS como Previdência complementar de capitalização opcional do trabalhador que quiser. Devo apresentar uma emenda nesse sentido.

P. Acredita que o Governo Bolsonaro hoje é “refém” do Centrão? Por quê?

R. Não. O Governo é refém de si mesmo. Ele saiu fortalecido do processo eleitoral, poderia aprovar tudo muito rapidamente, mas não aprova por causa das caneladas entre si.

P. Na sua opinião, por que o Governo não tem uma base no Congresso?

R. Ele não tem base justamente por causa dessa falha na comunicação.

P. Há quem diga que o presidente Bolsonaro não conseguirá concluir o mandato. Concorda com essa avaliação?

R. Não. Eu acho que é pouco provável que hoje haja algum processo de impeachment. É possível, mas pouco provável. A maior tendência é que a gente tenha um parlamentarismo branco, em que o presidente se isole e que a pauta principal fique com o Congresso Nacional.

P. Como está o processo de construção do partido do MBL?

R. A gente ainda não decidiu se vai criar um partido. A gente está esperando o Tribunal Superior Eleitoral se decidir sobre o modelo de coleta de assinaturas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_