_
_
_
_

Lua de mel entre Juventus e Cristiano Ronaldo se dilui: clube cai 20% na bolsa em sete dias

Acusação de estupro contra o jogador assusta patrocinadores. Ações recuam 9% nesta sexta-feira, mas alta desde janeiro supera 60%

Cristiano Ronaldo durante um jogo da Juventus.
Cristiano Ronaldo durante um jogo da Juventus.AP
Mais informações
Receita Federal espanhola aceita proposta de Cristiano Ronaldo: 19 milhões de euros e dois anos de prisão
Trabalhadores fazem greve contra contratação de Cristiano Ronaldo

A acusação de que Cristiano Ronaldo teria estuprado uma cidadã norte-americana em 2009 começa a ter consequências para a Juventus no mercado de ações. As ações do clube italiano na Bolsa de Milão voltaram a cair depois que alguns dos patrocinadores do jogador manifestaram sua “preocupação” com o caso. As ações recuaram 9% nesta sexta-feira, acumulando uma queda de 20% nos últimos sete pregões. No entanto, elas acumulam uma alta de 63% desde janeiro.

A Juventus, controlada pela família italiana Agnelli, a maior acionista da Fiat Chrysler Automobiles, tinha tido uma forte valorização na bolsa entre julho e setembro, depois da contratação do jogador português. A maior alta ocorreu em 19 de setembro, quando a ação do clube chegou a 1,67 euro (7,43 reais). No início de janeiro, ela valia o equivalente a 2,94 reais.

A acusação de Kathy Mayorga ameaça a imagem de Cristiano Ronaldo. Embora o jogador tenha recebido apoio da Juventus, a marca Nike, sua patrocinadora, manifestou “preocupação” com a denúncia e informou que acompanhará “muito de perto a situação”. A Nike trabalha com o craque português desde 2003. Em 2016, as duas partes assinaram um contrato “vitalício” pelo qual o jogador embolsará 900 milhões de euros (4 bilhões de reais), segundo o site TMZ. As ações do time italiano caíram cerca de 3% em Wall Street na quinta-feira, e se mantiveram estáveis nesta sexta.

A Electronic Arts, que também tem um contrato vigente com Ronaldo para usar sua imagem na saga de videogames da FIFA, informou que vai acompanhar o caso. Suas ações, cotadas na Nasdaq, também se ressentiram, caindo 2%.

Desde 2013, o valor as ações da Juventus sextuplicou, graças ao aumento da receita com as vendas de jogadores, ao seu foco no marketing internacional e ao interesse de investidores asiáticos em clubes europeus.

Dias atrás, coincidindo com a apresentação da denúncia, Cristiano Ronaldo foi deixado de fora da convocação para os próximos jogos da seleção de Portugal. O jogador desmentiu a acusação na quarta-feira, qualificando o estupro como um “crime abominável”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_