Marta é eleita a melhor jogadora do mundo da FIFA pela sexta vez

Modric venceu o prêmio de melhor jogador e Salah ficou com o troféu de gol mais bonito

A brasileira Marta ganhou o prêmio de melhor do mundo pela sexta vez.
A brasileira Marta ganhou o prêmio de melhor do mundo pela sexta vez.John Sibley (Reuters)
Mais informações

A brasileira Marta venceu nesta segunda-feira, em Londres, o Prêmio FIFA - The Best 2018 como melhor jogadora da última temporada, chegando a seis conquistas individuais (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018) da entidade máxima do futebol. Entre os homens, o croata Luka Modric ficou com o prêmio de melhor jogador; Didier Deschamps, da seleção francesa, foi o melhor treinador, enquanto Salah ficou com Puskás Award, que homenageia o gol mais bonito do ano. A eleição do gol foi popular, enquanto as outras foram entre jogadores, treinadores e jornalistas de todo o mundo.

Oito anos após vencer pela última vez, Marta, que tem 32 anos e defende atualmente o Orlando Pride, equipe norte-americana, se torna a maior vencedora de prêmios individuais da FIFA com os seis troféus. Além dos títulos, a capitã da seleção brasileira também ficou entre as três primeiras em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016.

Capitão da seleção croata, vice-campeã da Copa, e camisa 10 do Real Madrid, que foi campeão da Champions League, Modric ficou com o prêmio de melhor do mundo, superando Salah e Cristiano Ronaldo – o português, assim como Messi, sequer foi ao evento, alegando razões pessoais. O egípcio ganhou o Prêmio Puskás, dado ao gol mais bonito, por um tento marcado pelo Liverpool contra o Everton no campeonato inglês, enquanto o belga Courtois ganhou o prêmio de melhor goleiro. A seleção da FIFA, eleita exclusivamente por jogadores, ficou com De Gea; Dani Alves, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Kanté, Modric e Hazard; Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé.

Reynald Pedros, treinador do Lyon, equipe que ganhou a Champions League feminina, venceu o prêmio de melhor treinador da categoria. Outras homenagens foram feitas; os torcedores do Peru ganharam o FIFA Fan Award pela festa que fizeram durante a Copa do Mundo da Rússia e o alemão Lennart Thy, que defendeu o Venlo, clube holandês, foi homenageado com o Prêmio FIFA Fair Play por ter pedido dispensa de um jogo no campeonato holandês para doar sua medula óssea. Ronaldinho, Roberto Carlos e Jakson Follmann estiveram entre os apresentadores do evento, que também contou com participação musical de Noel Gallagher, ex-integrante da banda britânica Oasis.

Veja como contamos o Prêmio The Best:

Diogo Magri
Encerramos por aqui a cobertura do Prêmio FIFA - The Best 2018. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Diogo Magri
Diogo Magri
Aqui você confere todos os votos para melhor jogador, jogadora e treinadores. Participaram da eleições jogadores, treinadores e jornalistas do mundo todo.
Diogo Magri
Diogo Magri
A torcida de peruanos durante a Copa do Mundo e Lennart Thy, que pediu dispensa de um jogo no campeonato holandês para doar sua medula óssea, também foram homenageados na premiação. Ronaldinho, Roberto Carlos e Follmann também participaram da cerimônia. Foto: EFE
Diogo Magri
Diogo Magri
Courtois ganhou o prêmio de melhor goleiro e Salah ficou com o gol mais bonito, marcado pelo Liverpool contra o Everton pelo campeonato inglês. Foto: Getty Images
Diogo Magri
Diogo Magri
Deschamps, campeão da Copa, foi eleito o melhor treinador de futebol masculino, enquanto Reynald Pedros, campeão da Champions, foi o melhor no feminino. Foto: EFE
Diogo Magri
Diogo Magri
Os dois melhores do mundo. Marta, 32 anos, vencedora pela sexta vez do prêmio. Modric, 33 anos, campeão da Champions e vice da Copa como camisa 10 e capitão. Foto: FIFA via Getty Images
Diogo Magri
Diogo Magri
Foram divulgadas as porcentagens da votação. Modric teve 29,05%, enquanto Cristiano Ronaldo teve 19,08% e Salah, 11,23%. Marta ganhou com 14,73%, contra 12,86% de Maroszan e 12,60% de Hegerberg.
Diogo Magri
Diogo Magri
Encerrada a cerimônia FIFA - The Best em Londres!
Diogo Magri
Diogo Magri
Camisa 10 do campeão do Mundial e da Champions, além de capitão da seleção vice-campeã da Copa. The best!
Diogo Magri
Diogo Magri
Luka Modric é eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA!
Diogo Magri
Diogo Magri
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, entregará o prêmio.
Diogo Magri
Diogo Magri
Agora, enfim, será anunciado o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo, que não está presente, concorre com Luka Modric e Mohamed Salah.
Diogo Magri
Diogo Magri
"Já estive aqui tantas vezes, e todas as vezes me emociono. E realmente representa muito para mim". Foto: Getty Images
Diogo Magri
Diogo Magri
A brasileira, que venceu em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, volta a ganhar o prêmio!
Diogo Magri
Diogo Magri
Marta é eleita a melhor jogadora do mundo pela sexta vez!
Diogo Magri
Diogo Magri
Vai ser anunciada a melhor jogadora do ano. Ada Hegerberg, Dzsenifer Maroszan e Marta concorrem ao prêmio.
Diogo Magri
Diogo Magri
A seleção da FIFA, que não conta com os indicados Courtois e Salah.
Diogo Magri
Diogo Magri
De Gea, Daniel Alves, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Kanté, Modric e Hazard; Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé compõem a seleção do ano da FIFA. Esta eleição conta apenas com votos de jogadores.
Diogo Magri
Diogo Magri
Ronaldinho e Ballack vão anunciar o melhor de cada posição segundo a FIFA!
Diogo Magri
Diogo Magri
O Troféu FIFA Fair Play vai para Lennart Thy, jogador do Venlo, da Holanda, que pediu dispensa de uma partida contra o PSV para doar uma medula óssea.
Diogo Magri

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: