_
_
_
_
_

Árbitro esnoba o VAR e Brasil estreia com empate amargo diante da Suíça

Miranda é empurrado antes do gol suíço, mas árbitro de vídeo não entra em ação. Apesar da superioridade, seleção peca ao diminuir o ritmo quando estava em vantagem

Jogadores reclamaram do gol sofrido após empurrão em Miranda.
Jogadores reclamaram do gol sofrido após empurrão em Miranda.DARREN STAPLES (REUTERS)
Mais informações
Canarinho Pistola, o campeão de carisma barrado na Copa
Camisa da seleção, o símbolo infectado por rixas ideológicas
Por que eu torço para o Brasil na Copa
VAR, como funciona o ‘Big Brother’ da arbitragem na Rússia

O Brasil empatou com a Suíça neste domingo em Rostov-on-Don, pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo Rússia 2018. Após sair na frente com Philippe Coutinho, eleito o melhor em campo, a seleção sofreu o empate em jogada aérea, no início do segundo tempo. Shaqiri cobrou escanteio, Miranda foi empurrado por Zuber, que ganhou a disputa pelo alto e estufou as redes de Alisson. Apesar das reclamações dos jogadores brasileiros, o árbitro mexicano César Ramos não pediu o auxílio do VAR e confirmou o gol suíço. Ele ainda ignorou as reclamações de Gabriel Jesus pela marcação de um pênalti, que, de fato, não existiu.

Por se tratar de uma estreia em Mundial, a seleção começou o jogo mais preocupada em fechar os espaços do que em atacar. Os suíços dominaram as ações nos primeiros cinco minutos, mas logo a equipe brasileira assumiu o controle da bola e passou a ditar o ritmo. Aos 20 da etapa inicial, Coutinho aproveitou a sobra de fora da área e acertou um lindo chute para abrir o placar. A partir do gol, o Brasil tirou o pé do acelerador, dando campo ao adversário, que se animou pelo empate antes do intervalo. Porém, a defesa brasileira, bem postada e sob a proteção de Casemiro, não levou sustos no primeiro tempo.

Depois de sofrer o empate na etapa final, Tite tentou suas cartadas para conseguir a vitória. Sacou Casemiro, amarelado, e promoveu a entrada de Fernandinho. Também colocou Renato Augusto, que, em tratamento de lesão, não participou dos amistosos preparatórios, no lugar de Paulinho. Entretanto, o setor de meio-campo se mantinha desorganizado. Neymar voltava para buscar jogo, mas foi bastante caçado pelos defensores suíços. Firmino substituiu Jesus e quase marcou em uma cabeçada, aos 44 minutos, que parou nas mãos do goleiro Sommer – o melhor da Suíça na partida. Embora tenha tido mais posse de bola (53%) e finalizações (20), a seleção se mostrou instável e ansiosa diante da necessidade de buscar o resultado no segundo tempo, algo que ainda não havia acontecido nos amistosos contra Croácia e Áustria.

Historicamente, o Brasil sempre enfrentou dificuldades em estreias de Copa do Mundo. No entanto, ao contrário deste domingo, havia conseguido vencer seu primeiro jogo nas três últimas edições: 1 a 0 na Croácia (2006), 2 a 1 na Coreia do Norte (2010) e 3 a 1 de virada novamente sobre a Croácia (2014), jogando em casa. Há 40 anos a seleção não tropeçava na partida inaugural do torneio. A última vez foi em 1978, também por 1 a 1, contra a Suécia, na Copa da Argentina.

Com um ponto no Grupo E, o Brasil divide a segunda posição com a Suíça, atrás da Sérvia, que bateu a Costa Rica por 1 a 0. Agora, a seleção volta a campo na próxima sexta-feira (dia 22), em São Petersburgo, para enfrentar os costarriquenhos, e fecha a fase de grupos contra a Sérvia, em Moscou, no dia 27.

Veja como contamos Brasil x Suíça, minuto a minuto:

Encerramos por aqui a cobertura de Brasil 1 x 1 Suíça, na Arena Rostov. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Amanhã, mais três jogos: Suécia x Coreia do Sul (9h - Grupo F); Bélgica x Panamá (12h - Grupo G); e Inglaterra x Tunísia (15h - Grupo G). Todos no horário de Brasília.
Agora, o Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), contra a Costa Rica em São Petersburgo.
Também hoje, a Alemanha perdeu para o México por 1 a 0, pelo Grupo F, gol de Hirving Lozano: http://cort.as/-7CPl Foto: EFE
Com Brasil 1 x 1 Suíça, fica assim o Grupo E da Copa do Mundo. A Sérvia, que venceu a Costa Rica (1 a 0) mais cedo, lidera a chave.
A resposta sobre Miranda encerrou a entrevista coletiva de Tite.
Tite comenta declaração de Miranda, que disse que se tivesse caído o árbitro talvez marcasse a falta. "Disse a ele: 'não, absolutamente não. Caracterizaria simulação'". Foto: Reuters.
"Fiquei contente com a agressividade até fazer o gol. Depois, o adversário cresceu e retardamos. Dez minutos depois do gol, retomamos, criamos e faltou precisão. Isso levamos de lição para o próximo jogo". Foto: Reuters
"Não costumo substituir por causa de cartão, mas os dois lances seguidos do Casemiro após ele levar o cartão foram arriscados, lances de carrinho", diz Tite sobre a entrada de Fernandinho.
"Posso falar de todos os outros [gols de cabeça que tomamos], mas o de hoje não. Se o cara empurra o jogador, vou falar o que?", responde Tite sobre possível deficiência da seleção na bola aérea defensiva. Foto: AP
"As finalizações precisam ser mais frias, mais precisas. Claro que não estou contente", afirma o treinador.
"Nesses momentos de Copa do Mundo, você tem que absolver momentos de tomar o gol. A equipe tem condições e vai produzir mais". Foto: Joe Klamar (AFP).
"A ansiedade bateu forte. Isso se traduzia na finalização precisa, mas mantivemos o nível esperado do Brasil", diz Tite em coletiva. "Poderíamos ter feito o goleiro trabalhar mais".
"Só vou falar uma vez sobre o lance do Miranda: é muito claro. O pênalti do Jesus é passível de interpretação, o do Miranda não". Foto: Joe Klamar (AFP).
"Absolutamente não", responde Tite sobre falta de reclamação dos seus jogadores nos lances polêmicos da partida. "Não podemos pressionar a arbitragem".
"Tivemos coisas positivas", ressalta Coutinho. Foto: AP
"Fico feliz de ter feito o gol, mas o mais importante é ganhar os jogos", diz Coutinho na entrevista coletiva.
Philippe Coutinho foi eleito o melhor jogador do empate entre Brasil e Suíça.
Zuber, autor do gol da Suíça, diz que "foi uma vitória para nós" em entrevista na saída do campo.
As estatísticas dos 90 minutos. Brasil teve mais posse, chutou mais e tocou mais a bola, mas não foi o suficiente. Suíços foram eficientes, com apenas seis finalizações.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_