_
_
_
_
_

Odebrecht pagou 15 milhões de dólares em subornos no Peru via banco em Andorra

Relatório confidencial da polícia analisa o rastro dos milhões de dólares pagos a funcionários do Governo

Sede da construtora Odebrecht em Lima (Peru) em fevereiro de 2016.
Sede da construtora Odebrecht em Lima (Peru) em fevereiro de 2016.Reuters / Janine Costa

A gigante brasileira da construção Odebrecht, que protagonizou o maior escândalo de propinas nas Américas, pagou 15 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de reais) em comissões a empresários e altos funcionários peruanos por meio de oito contas na instituição financeira Banca Privada d’Andorra (BPA). A revelação faz parte de um informe confidencial da Polícia do principado ao qual o EL PAÍS teve acesso. Trata-se de um documento finalizado em 8 de maio que rastreia as transações da empreiteira nesse banco de Andorra entre 2008 e 2015, solicitado pela juíza de instrução do caso BPA, Canòlic Mingorance.

Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.
Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.EL PAÍS
Mais informações
Odebrecht abriu conta milionária em Andorra para os pais de um ex-ministro panamenho
Palocci implode defesa de Lula ao detalhar “pacto de sangue” com Odebrecht
Um ano depois, consórcio do impeachment caminha para banco dos réus
Operação da PF mira filhos de Romero Jucá por suposto desvio de 32 milhões dos cofres públicos

O documento, de 12 páginas, revela a rota do dinheiro que a maior empreiteira da América Latina desembolsou para subornar funcionários públicos ligados a concessões de grandes obras no Peru. A empresa fez pagamentos a essas autoridades através de contas no BPA abertas em nome de sociedades panamenhas. E, depois, montou um sistema que permitiu aos subornados retirar o dinheiro mediante uma rede de laranjas e bancos localizados nos EUA, China, Alemanha, Bahamas e Suíça.

“Em todos os casos as estruturas das contas têm em comum que são destinadas a ocultar o verdadeiro beneficiário. O motivo do uso de laranjas e sociedades offshore é evidente: evitar conhecer quem paga e quem recebe”, afirma o informe das autoridades de Andorra, onde até janeiro passado havia sigilo bancário.

A seguir veja os detalhes dos supostos subornos pagos pela Odebrecht através de Andorra a funcionários públicos, empresários e autoridades do Peru.

Ammarin Investment

Por trás desta sociedade há uma conta na BPA controlada por Miguel Atala Herrera, ex-vice-presidente da empresa estatal Petróleos del Perú. A Odebrecht deu a este ex-executivo nomeado durante o mandato do ex-presidente Alan García (2006-2011) um total de 1,3 milhão de dólares (cerca de 4 milhões de reais). A cifra representa mais de um terço do volume conhecido até agora.

Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.
Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.EL PAÍS

A petrolífera firmou cinco meses depois da saída de Atala Herrera da empresa um acordo com a Braskem, subsidiária da Odebrecht, para avaliar a construção de uma planta petroquímica de 3 bilhões de dólares.

Relton Holding SA

O beneficiário da conta associada a esta empresa é –segundo a polícia– Gabriel Prado Ramos, ex-diretor de Segurança Cidadã de Lima e que foi encarregado da empresa municipal de pedágios Emape durante o mandato como prefeita de Susana Villarán (2011-2014).

Prado Ramos se apresentou à BPA como “consultor de empresas e investidor com intenção de aportar inicialmente um milhão de dólares”. A empresa da Odebrecht Aeon Group administrou a abertura de seu depósito em agosto de 2013. Sua conta recebeu somente 3.048 euros, em janeiro de 2015. Esse dado surpreende os investigadores. “Por motivos desconhecidos, a conta não chegou a materializar nenhum ingresso importante”, especifica o relatório.

Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.
Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.EL PAÍS

A polícia andorrana explica desta forma o interesse da construtora em acomodar este funcionário: “Prado Ramos teve importante nexo com a atribuição de obra pública devido a seu trabalho como principal encarregado da Emape, a empresa de Lima responsável pelas obras nas vias de tráfego e acessos à capital”.

Maxcrane Finance SA

O advogado e ex-deputado do Congresso pelo Partido Popular Cristiano (PPC) Jorge Horacio Canepa Torre está por trás de uma conta na BPA aberta em nome desta sociedade em janeiro de 2013. A Odebrecht transferiu para ele um total de 1,4 milhão de dólares (4,6 milhões de reais). É mais de um terço do valor conhecido até o momento.

Canepa Torre se identificou na BPA com um passaporte italiano (tem dupla nacionalidade). Justificou a abertura de sua conta para receber por supostos trabalhos de consultoria e explicou que “tinha um contrato de assessoramento com a Aeon Group [empresa da de Odebrecht]”. Depois acrescentou que planejava depositar na entidade um milhão de dólares.

Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.
Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.EL PAÍS

O advogado sacou de sua conta na BPA um total de 332.000 dólares (cerca de um milhão de reais) por meio de seis transferências para bancos estrangeiros entre 2014 e 2015. Os recursos de Canepa Torre viajaram do Principado para depósitos em Nova York e Hong Kong do Bank of America e do HSBC.

“Os pagamentos recebidos pelo senhor Canepa da Odebrecht estariam dirigidos a adquirir influência política”, aponta a Polícia de Andorra.

A ligação de Canepa Torre com a Odebrecht remonta a sua passagem como árbitro da Câmara de Comércio de Lima (CCL). Na época, o advogado emitiu entre 2009 e 2015 um total de 16 decisões favoráveis à empreiteira em litígios com o Estado peruano. Os contenciosos permitiram à gigante brasileira da construção ganhar mais de 254 milhões de dólares (784 milhões de reais) entre 2001 e 2016, segundo o portal de jornalismo investigativo Idl-reporteros.

Randalee Investments SA

É a sociedade ligada a uma conta na BPA em nome de Rómulo Jorge Peñaranda Castañeda, presidente da consultoria Alpha Consult, “uma das maiores adjudicatárias” do Peru, segundo a polícia.

O depósito na BPA foi feito em maio de 2010 e, junto com o patriarca da empresa figura como beneficiário seu filho Jorge Rómulo Peñaranda Málaga. Por meio de duas sociedades, a Odebrecht transferiu para a conta desta família 2,6 milhões de dólares (5,72 milhões de reais).

Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.
Relatório da Policia de Andorra sobre os supostos subornos da Odebrecht a altos servidores públicos do Peru.EL PAÍS

O presidente da Alpha Consult justificou à BPA o depósito como um instrumento para faturar para a Odebrecht serviços de consultoria. Mas as investigações identificam na conta dos Peñaranda mecânica característica do pagamento de propinas. “Alpha Consult é uma das maiores vencedoras de licitações para assessoramento de obras públicas e, portanto, um grande fator de influência sobre o poder político para conseguir a construção e reforma de obras de infraestrutura”.

Como o resto dos supostamente beneficiados pela Odebrecht, os Peñaranda logo sacaram da BPA o dinheiro. Serviram-se para isso de uma rede de sociedades e bancos. Enviaram assim 2,4 milhões de dólares (7,7 milhões de reais) do Principado para instituições nos EUA, Bahamas e Alemanha. Além do patriarca, o dinheiro de Andorra chegou a uma de suas filhas (21.550 dólares, 69.000 reais) e um genro (48.450 dólares, ou perto de 155.000 reais) do presidente da Alpha Consult. A movimentação revela que o clã transferiu 53.407 dólares (170.000 reais) para uma empresa de água mineral da Islândia por meio de um banco desse país.

Mordidas na estrada Interoceânica

Um ex-diretor da Ositram, órgão público dedicado a coordenar obras de infraestrutura de transporte, figura como titular de uma conta na BPA aberta em outubro de 2008. Zevallos Ugarte, que administrou no Peru a estrada Interoceânica –uma obra executada pela Odebrecht de mais de 1,4 bilhão de dólares dólares (4,5 bilhões de reais)- recebeu em sua conta no Principado 780.000 dólares (2,5 milhões de reais) de duas empresas vinculadas à construtora brasileira.

Apesar das tentativas de Zevallos Ugarte de se apresentar como um empresário qualquer à BPA, a instituição andorrana percebeu imediatamente o caráter público de seu cliente. “Ocupou vários postos na República do Peru: assessor do Ministério da Pesca (2002), vice-ministro do Interior (2005), vice-ministro da Agricultura (2006),…”, destaca memorando interno deste banco de Andorra.

O relatório da Polícia do Principado indica também que Zevallos Ugarte foi contratado pela empresa Rodwick para identificar e adquirir propriedades na Espanha. E acrescenta que o ex-diretor da Ositram participou de uma “operação de compensação” com outro cliente da BPA. “Este cliente, que não identificam, seria o diretor do Grupo Z, do setor imobiliário do Peru, que ocupou cargos políticos neste país. Aponta-se que o cliente é uma pessoa respeitável no Peru”, informa o relatório.

A Polícia de Andorra resume desta maneira o interesse da Odebrecht em premiar Zevallos Ugarte: “Os ingressos que recebeu de Klienfeld e Julson estariam vinculados a subornos e malversação de dinheiro público na licitação de obras públicas de infraestrutura da República do Peru, especificamente à estrada Interoceánica Sur”, apontam os investigadores, que também ventilam que o ex-servidor público pode ter cobrado comissões pela linha do metrô de Lima.

A Odebrecht se serviu da BPA e do Meinl Bank de Antigua e Barbuda para pagar subornos para altos funcionários, presidentes e primeiros-ministros de uma dúzia de países da América Latina em troca de concessões de obras. As autoridades financeiras dos EUA provocaram em março de 2015 a intervenção sobre a entidade andorrana. Denunciaram que grupos criminosos recorreram a seus depósitos para lavar dinheiro, aproveitando a opacidade do Principado.

A gigante brasileira da construção admitiu diante da Justiça dos EUA que pagou propina a altos funcionários e titulares de postos públicos do Peru para ganhar o direito a obras. Suas práticas corruptas se estenderam pelos Governos de Alejandro Toledo (2001-2006), Alan García (2006-2011) e Ollanta Humala (2011- 2016).

Humala se tornou em julho o primeiro político a ir para a prisão por seu envolvimento no escândalo. Junto com sua esposa, Nadine Heredia, o ex-presidente peruano enfrenta a acusação de lavagem de dinheiro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_