_
_
_
_
_

Servidores fizeram festa com picanha e camarões apreendidos

Servidores contaram com ajuda de agente da Polícia Federal para interceptar carga que depois foi distribuída entre eles

Mercadoria de picanha e camarão apreendida pela PF e depois distribuída entre fiscais.
Mercadoria de picanha e camarão apreendida pela PF e depois distribuída entre fiscais.divulgação
Mais informações
18 toneladas de peru com salmonela: “Dá para fazer mortadela”
União Europeia, China, Coreia do Sul e Chile barram importação de carne do Brasil
Autoridades dizem que é seguro comer carne, apesar de não saberem extensão de esquema

A operação havia sido um sucesso e a assessoria de imprensa da Polícia Federal conseguiu fazer barulho em torno da eficiência da ação em vários veículos de comunicação locais. Em 7 de maio de 2016, os agentes haviam interceptado em Foz de Iguaçu, na fronteira com a Argentina, uma carga de 500 quilos de picanha e 200 quilos de camarão pistola que entrariam no país sem os procedimentos sanitários e fiscais obrigatórios. O veículo foi apreendido e levado à Receita Federal enquanto a mercadoria foi para a sede do Ministério da Agricultura onde devia ser incinerada. O manjar, no entanto, nunca foi queimado e há indícios de que acabou nas churrasqueiras de fiscais do Ministério de Agricultura envolvidos no esquema de corrupção descoberto pela Operação Carne Fraca.

A artimanha para ficar com produtos que deveriam ser destruídos contou ainda com a colaboração do agente da Polícia Federal, Arlindo Alvarez Padilha, lotado em Foz de Iguaçu e que já tinha sido alvo em 2003 de uma operação sobre crimes de corrupção ativa e passiva e facilitação de contrabando. Padilha e o fiscal do Ministério da Agricultura Antonio Garcez, que inclusive chegou a dar entrevista à imprensa sobre a apreensão, tiveram várias conversas telefônicas sobre a carga – a chamavam de "informação"– nos dias posteriores à operação.

O juiz ressalta no seu despacho que “não é normal, efetivamente, que um agente da Polícia Federal, que realizou a apreensão de produtos alimentícios que adentravam irregularmente no país, convoque o chefe do serviço de vigilância sanitária em Foz do Iguaçu para deliberar acerca da mercadoria apreendida, destinada ao Ministério, de forma velada (“informação”) e de modo pessoal, evitando dar detalhes ao telefone”.

Os camarões e a carne, segundo o juiz, terminaram nas residências de Garcez e Padilha, mas também do fiscal agropecuário Edson Luiz Assunção, que montou uma comemoração com 15 quilos do marisco, segundo os investigadores. Estes ainda distribuíram a mercadoria entre outros colegas como um tal Carlos, fiscal do MAPA em Maringá (PR), Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente federal de fiscalização do Ministério e considerado chefe do esquema no Paraná, e Maria do Rocio, subordinada direta de Daniel e apontada como responsável de coordenar o esquema de emissão de certificados falsos e recebimento de propinas dos frigoríficos.

Além deles, duas semanas depois da operação, um outro fiscal poderia ter se beneficiado do manjar. O atual superintendente federal de Agricultura no Paraná, Gil Bueno Magalhães, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com 10 quilos de picanha quando voltava de Foz de Iguaçu num carro oficial do Ministério. Ao chegar em Curitiba, Gil, acusado ainda de afastar os fiscais que realmente incomodavam os frigoríficos, distribuiu a outros servidores as carnes trazidas da viagem, diz o juiz.

Há vários indícios, segundo o magistrado, que revelam que a prática de se apropriar de mercadoria nobre, mas sem os devidos certificados sanitários, não era rara. Um deles é a conversa de Gárcez com a mulher, Silvana, que além de conhecer o policial Padilha se interessa pela picanha argentina apreendida e questiona se já foi incinerada. O fiscal Garcez responde que ainda não, pois o dono da carne e dos camarões pode recorrer e que é preciso esperar. Outro indício apontado pelo juiz é o diálogo entre o policial e o fiscal no qual o primeiro lamenta ter perdido uma apreensão de cinco toneladas de camarão.

Padilha: Aquelas cinco toneladas de camarão para passar, passou ontem, rapaz

Garcez: Passou? Puta merda

Padilha: Eu e o Charlie, quase que pegava (sic) uma van aí, fiquei até as duas horas da manhã, aí para ver se…. E conseguiram escapar. Passaram pela mureta

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_