_
_
_
_
_

Nestlé reduzirá o açúcar dos chocolates em 40% sem afetar o sabor

O grupo alimentício patenteou um novo método para tornar seus doces mais saudáveis

Ramón Muñoz
Tabletes de KitKat fabricados pela Nestlé.
Tabletes de KitKat fabricados pela Nestlé.Nestlé
Mais informações
10 viagens para viciados em chocolate
Quanto chocolate o corpo aguenta?

A Nestlé, o maior grupo mundial de alimentos processados, anunciou uma nova tecnologia que permitirá reduzir em até 40% o açúcar em chocolates e outros produtos de confeitaria, sem afetar o sabor.

A fabricante dos chocolates KitKat e das barras Aero revelou que seus pesquisadores descobriram uma maneira de mudar a estrutura das moléculas de açúcar utilizando apenas ingredientes naturais. Ao tornar os cristais menos compactos, a Nestlé disse que cada partícula se dissolve mais rapidamente na língua, de modo que é possível usar menos açúcar no chocolate.

“Nossos cientistas descobriram uma forma completamente nova de usar um ingrediente natural, tradicional, uma maneira diferente de estruturar o açúcar. Portanto, mesmo quando se usa muito menos no chocolate, a língua percebe uma doçura quase idêntica à anterior”, disse Stefan Catsicas, diretor de tecnologia da Nestlé, em um comunicado.

Epidemia de obesidade

O anúncio acontece num momento em que os Governos, preocupados com a epidemia global de obesidade e seus efeitos perniciosos para a saúde, estão adotando medidas em relação aos fabricantes de alimentos processados para que tornem seus produtos mais saudáveis. Países como Reino Unido, México e algumas cidades dos EUA aprovaram impostos ao açúcar para ajudar a combater a obesidade infantil e o diabetes, que afetam quatro vezes mais pessoas do que em 1980.

Na Espanha, o Governo anunciou que estabelecerá um imposto sobre bebidas açucaradas no próximo orçamento do Estado.

Portanto, a Nestlé e outras empresas do setor de alimentos estão trabalhando para reduzir o açúcar, a gordura e o sal para tornar seus produtos mais saudáveis.

O grupo disse que patenteou suas descobertas científicas e que começará a usar o açúcar de dissolução mais rápida em uma gama de produtos a partir de 2018. A empresa não é a primeira a experimentar com moléculas. A PepsiCo usou em 2010 uma molécula de sal projetada que afirmou que permitiria usar menos sódio sem afetar o sabor dos seus produtos.

“Essa pesquisa realmente inovadora é inspirada pela natureza e tem o potencial de reduzir o açúcar total em até 40% nos nossos produtos de confeitaria”, disse Catsicas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_