_
_
_
_
_

Obama abre a era dos vetos

Presidente rejeita a lei que autoriza um oleoduto do Canadá ao golfo do México

Marc Bassets
Manifestantes contrários ao oleoduto pedem o veto na Casa Branca.
Manifestantes contrários ao oleoduto pedem o veto na Casa Branca.L. DOWNING (Reuters)

Depois de sofrer, durante anos, o bloqueio persistente do Partido Republicano, o presidente Barack Obama lança mão, ele também, do direito de implodir as iniciativas de seus oponentes. O presidente democrata barrou na terça-feira, com o veto que lhe outorga a Constituição dos Estados Unidos, uma lei adotada pela maioria republicana no Congresso. A lei autorizava a construção de um oleoduto de 1.900 quilômetros entre o Canadá e o golfo do México.

Mais informações
Presidenta do BC dos EUA indica flexibilidade para subir juros
Direita dos EUA redefine sua ideologia ao assumir mais poder
O triunfo do errôneo, por PAUL KRUGMAN
Obama desafia republicanos com medidas de imigração unilaterais
Republicanos ameaçam revogar as reformas de Obama nos EUA
Novo Congresso se choca com Obama

Em um país como os Estados Unidos, fundamentado na divisão de poderes, o veto é uma das armas do poder executivo para contrabalançar o legislativo. Para entrar em vigor, as leis precisam da assinatura do presidente. Quando ele desaprova uma lei, pode devolvê-la ao Congresso sem assinar. Para invalidar o veto, o Congresso precisa ter dois terços de votos em ambas as Câmaras: o Senado e a Câmara de Representantes.

O veto ao oleoduto Keystone XL é o terceiro de Obama desde sua chegada à Casa Branca em 2009. Os dois anteriores foram por uma questão de procedimento e por uma legislação menor. Até agora, não tinha necessitado recorrer a esse instrumento. Enquanto cada Casa do Congresso estava em mãos de um partido distinto, os próprios parlamentares democratas barravam as leis republicanas antes que chegassem à mesa do presidente.

Tudo mudou depois das eleições legislativas de novembro, que deram maioria à oposição republicana no Congresso. Agora os republicanos podem aprovar suas leis. Pela primeira vez, Obama se encontra na posição de assiná-las ou rejeitá-las. É o que deve acontecer com a lei que autoriza o oleoduto da empresa TransCanada. Não será a última.

Barack Obama tenta proteger seu legado da direita

Com o Congresso nas mãos do Partido Republicano, o veto, consagrado no Artigo I, Seção 7 da Constituição, ressuscita como arma na política dos Estados Unidos. É a maneira que Obama tem, primeiro, de afirmar sua autoridade e, segundo, de preservar seu legado, que a direita tentará desmontar. Nem no caso do oleoduto, nem em outros é provável que os republicanos consigam somar votos suficientes para alcançar os dois terços necessários para anular o veto.

Francis Fukuyama, o cientista político célebre por ter decretado o fim da história em 1989, define os Estados Unidos do século XXI como uma vetocracia. A tensão dos poderes – não só entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, como também entre o Estado federal e os Estados – reflete, mais que uma divisão de poderes, uma atomização; mais que o jogo de equilíbrios concebido pelos fundadores, uma luta para anular-se mutuamente que leva à paralisia.

Em seu último livro, Ordem Política e Decadência Política, Fukuyama analisa os sistemas políticos em função dos atores com capacidade de veto. Em uma ditadura só há um: o ditador. Quanto mais democrático e plural, em tese, mais atores com direito de veto. O problema é quando há muitos atores com direito de veto. Assim ocorre nos Estados Unidos, segundo Fukuyama, uma democracia que “se desequilibrou e, em alguns âmbitos, adquiriu um número excessivo de “freios e contrapesos” (checks and balances, na expressão inglesa), o que eleva o custo da ação coletiva e, por vezes, a inviabiliza”.

É a terceira vez que o presidente dos EUA utiliza esta ferramenta no equilíbrio de poder

Nem Obama inventou a vetocracia, nem seus vetos na reta final de seu mandato são a razão de um bloqueio que começou em 2011, quando os republicanos conquistaram a Câmara de Representantes, ou antes. Desde 1789, quando foi fundado o Governo federal, 37 dos 44 presidentes exerceram a autoridade do veto, e o fizeram 2.564 vezes, segundo uma contagem do Serviço de Investigação do Congresso. Alguns, como George W. Bush, poucas vezes: 12. Outros, como Franklin D. Roosevelt, transformaram-no em um método habitual: 635.

A briga, no caso da Keystone, não é apenas pelos benefícios ou inconvenientes do oleoduto: seus partidários defendem que criará dezenas de milhares de empregos e consolidará a independência energética da América do Norte. Por outro lado, seus detratores apontam para os danos ecológicos. A queda de braço atual é pelas competências: os republicanos querem que o Congresso decida se o projeto será construído. Já o presidente sustenta que essa decisão cabe ao poder Executivo e se reserva o direito de autorizá-la por sua conta.

O resultado é o mesmo dos últimos anos: divisão em Washington e impasse legislativo. Esse é o tom dos dois últimos anos desta presidência. A novidade é que a vítima do veto não é mais Obama; agora é o Partido Republicano. Descobre, como Obama descobriu há alguns anos, que ganhar eleições não basta para governar; que, na vetocracia americana, é mais fácil destruir as iniciativas do adversário que impor as próprias.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_