_
_
_
_
_

Trump defende adolescente acusado de dois homicídios nos distúrbios de Kenosha

Na véspera de sua visita à cidade que é palco dos protestos pela violência policial, o presidente afirma que “provavelmente teriam matado” Kyle Rittenhouse se ele não disparasse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.LEAH MILLIS (Reuters)
Pablo Guimón

Donald Trump defendeu nesta segunda-feira o adolescente de 17 anos acusado de matar duas pessoas e ferir uma terceira com um fuzil de assalto durante os protestos da semana passada em Kenosha (Wisconsin). Os manifestantes, segundo o presidente, teriam matado o jovem Kyle Rittenhouse se este não tivesse disparado.

Mais informações
Washington, Dc (United States), 27/08/2020.- US President Donald J. Trump formally accepts the 2020 Republican presidential nomination during the closing night of the Republican National Convention, on the South Lawn of the White House, in Washington, DC, USA, 27 August 2020. Due to the coronavirus pandemic the Republican Party has moved to a televised format for its convention. (Elecciones, Estados Unidos) EFE/EPA/Erin Scott / POOL
Trump busca a reeleição agitando o medo do caos e da “esquerda radical” de Biden
Agentes de policía de Portland retienen a un hombre que se encontraba con la víctima mortal momentos después del tiroteo.
Um morto a tiros em Portland após confrontos entre seguidores de Trump e do ‘Black Lives Matter’
KENOSHA, WISCONSIN - AUGUST 28: A small group of peaceful demonstrators protesting the shooting of Jacob Blake march past a burned out car lot on August 28, 2020 in Kenosha, Wisconsin. Blake was shot seven times in the back in front of his three children by a police officer. The shooting has led to several days of rioting and protests in the city.   Scott Olson/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Os dois polos dos Estados Unidos se chocam em Kenosha

Rittenhouse, admirador do presidente, conforme se nota por sua atividade nas redes sociais, deslocou-se a Kenosha da vizinha localidade de Antioch (Illinois) depois que milícias convocaram pessoas armadas a ajudarem a polícia a controlar os distúrbios. Os protestos pacíficos contra a violência policial, depois que no domingo, 23 de agosto, um agente disparou repetidamente pelas costas contra o afro-americano Jacob Blake, degeneraram nas primeiras noites em saques e atos de vandalismo. Rittenhouse portava um fuzil de assalto de tipo militar, apesar de não ter idade para adquiri-lo legalmente, e em diversos vídeos é visto com outros cidadãos armados e recebendo o agradecimento de policiais. Em uma briga com manifestantes, o jovem acabou disparando contra três e responde por seis crimes, incluindo homicídio culposo, outro de homicídio doloso e outro de tentativa de homicídio.

“[Rittenhouse] estava tentando escapar deles [manifestantes]. Então caiu e o atacaram muito violentamente”, disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca. “Acredito que estava em verdadeiros apuros. Provavelmente o teriam matado.”

O presidente pretende visitar Kenosha nesta terça-feira. Segundo Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, ele planeja avaliar os danos causados e se reunir com empresários. Trump disse que não se reunirá com familiares de Blake. Há quatro anos, Trump foi o primeiro candidato presidencial republicano em 44 anos a vencer no condado de Kenosha, e se impôs em Wisconsin por apenas 23.000 votos – razão pela qual o Estado pode ser importante novamente nas eleições de 3 de novembro.

Desejoso de desviar a atenção da pandemia do coronavírus, Trump pôs o foco da sua campanha nas últimas semanas em uma mensagem de “lei e ordem”, acusando os democratas de conivência com arruaceiros que buscam semear o caos em algumas cidades, aproveitando-se dos protestos pacíficos que varrem o país desde o final de maio, quando o afro-americano George Floyd foi morto por policiais em Minneapolis.

O candidato democrata, Joe Biden, contra-atacou nesta segunda-feira com um discurso em que acusou Trump de ter fomentado a violência durante anos. “Este presidente renunciou há muito tempo a qualquer liderança moral neste país. Não pode parar a violência porque a fomentou durante anos”, declarou.

Na segunda-feira à noite, depois das declarações de Trump na Casa Branca, Biden publicou um comunicado dizendo que “nesta noite, presidente recusou-se a condenar a violência. Nem sequer repudiou a um de seus seguidores acusado de assassinato por seus ataques a outros. É fraco demais, tem muito medo do ódio que provocou para que possa lhe dar um fim”, afirmou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_