_
_
_
_
_

Os pontos-chave do pacto que encerra mais de um ano de impasse em Israel

Netanyahu ganha proteção em seus processos judiciais, e Gantz leva ministérios importantes no Governo

Cartazes da campanha eleitoral de Israel, com Benny Gantz (à esquerda) e Benjamin Netanyahu, em fevereiro.
Cartazes da campanha eleitoral de Israel, com Benny Gantz (à esquerda) e Benjamin Netanyahu, em fevereiro.Oded Balilty (AP)

“Tendo em vista a crise sanitária e econômica em Israel, assinamos um acordo de governo de emergência nacional.” Esta é a explicação aparente do pacto de coalizão firmado na segunda-feira entre o conservador Benjamin Netanyahu, que há um ano e meio ocupa de forma interina o cargo de primeiro-ministro, e o centrista Benny Gantz, que nesse tempo o havia desafiado três vezes nas urnas, com resultados inconclusivos.

Em uma fórmula de grande coalizão pactuada no fim do confinamento, Israel tenta se vacinar contra a instabilidade em plena pandemia de coronavírus depois do prolongado impasse político —com as quartas eleições legislativas no horizonte— e a ameaça da maior recessão em 72 anos de história do Estado judaico.

Mais informações
GRAF3372. JERUSALÉN, 20/04/2020.- El primer ministro israelí, Benjamín Netanyahu (d), firma junto al centrista Beny Gantz (i) el acuerdo alcanzado este lunes mediante el cual Netanyahu seguirá siendo jefe de Gobierno israelí durante el primer año y medio de Ejecutivo unitario y que pondrá fin a más de un año de bloqueo político en el país. EFE/ Parlamento Israelí SÓLO USO EDITORIAL? NO VENTAS
Netanyahu e Gantz fecham acordo de Governo de coalizão depois de mais de um ano de impasse em Israel
MOSCOW, RUSSIA - SEPTEMBER 18: (RUSSIA OUT) Russian President Vladimir Putin (R) and Hungarian Prime Minister Viktor Orban during their meeting at the Kremlin on September 18, 2018 in Moscow, Russia. President of Hungary Orban is having a one-day visit to Moscow. (Photo by Mikhail Svetlov/Getty Images)
Pandemia ameaça facilitar erosão da democracia em países como Hungria e Rússia
Moscow (Russian Federation), 22/04/2020.- A woman wearing protective mask walks in the Red Square in front of the Kremlin in Moscow, Russia, 20 April 2020. Russian President Vladimir Putin extended the current nationwide lockdown with stay-at-home orders until the end of April in a bid to quell the spread of the pandemic COVID-19 disease caused by the SARS-CoV-2 coronavirus. (Rusia, Moscú) EFE/EPA/YURI KOCHETKOV
AO VIVO | Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus

Mas há mais. “Netanyahu conseguiu incluir a maior parte de suas promessas eleitorais (....) em troca de reservar metade dos ministérios para Gantz e a promessa de lhe ceder o cargo”, resume o colunista Nahum Barnea no jornal Yedioth Ahronoth. “Se virar primeiro-ministro no ano que vem, o feito de Gantz se elevará ao nível do extraordinário. Só com o tempo se saberá”, escreve Ben Caspit no Maariv, refletindo como muitos analistas da imprensa local desconfiam da palavra do atual governante, que no passado já traiu todos os aliados situados à sua esquerda.

Estes são os principais pontos-chave do acordo:

Alternância no poder por lei

Netanyahu prosseguirá à frente do Executivo durante 18 meses, que somará aos seus 14 anos de mandatos acumulados, e entregará o cargo a Gantz. Para formalizar a rotação de poder, o Knesset (Parlamento) deverá aprovar, antes de três semanas, uma legislação especial que garanta seu cumprimento. “Não é um pacto político, é um contrato”, salienta Anshel Pfeffer em sua análise no Haaretz. “Gantz não é um sócio, e sim um guarda-costas para os três próximos anos [de legislatura]”.

Anexação territorial na Cisjordânia

O líder centrista abriu mão do direito de veto que pretendia ter sobre a anexação dos assentamentos judaicos e do vale do Jordão na Cisjordânia. O primeiro-ministro terá via livre para “aplicar a soberania israelense” sobre grande parte do território palestino sob ocupação militar desde 1967.

O eufemismo da extensão da lei israelense às colônias, mencionado no plano de paz apresentado em fevereiro pela Casa Branca, “representará o fim da solução com dois Estados”, adverte Mohamed Shtayeh, chefe de Governo da Autoridade Palestina. Netanyahu insiste em acelerar a anexação, que deve ser avalizada pelos Estados Unidos, antes de correr o risco de que Donald Trump seja afastado da presidência nas urnas no próximo mês de novembro.

O gabinete mais amplo da história

Israel contará com o Gabinete com maior número de pastas em sua história —até 36 ministros e 16 vice-ministros— para poder acomodar todas as forças da coalizão. Além da presidência do Parlamento, o partido Likud, de Netanyahu, se reservará Finanças e Segurança. O Azul e Branco, aliança de Gantz, ficará com Defesa, Relações Exteriores e Justiça e espera atrair deputados do minguante trabalhismo — partido histórico com o qual projeta se fundir— para que pilotem Economia e Assuntos Sociais. Os ultraortodoxos continuariam controlando Saúde e Interior (que em Israel não dirige a polícia, competência da pasta de Segurança), e a extrema direita, se decidir finalmente permanecer na coalizão, terá a Educação.

O acordo inclui a criação de uma segunda residência oficial para o “primeiro-ministro alternativo”, ou vice-premiê, concebida para manter o privilégio de que Netanyahu desfruta do ininterruptamente desde 2009 quando passar o bastão a Gantz. “Tudo isto é realmente necessário, em um tempo de crise econômica e com um milhão de desempregados [26% da população ativa]?”, questiona a colunista Sima Kadmon no Yedioth.

Blindagem judicial

Outra garantia extraordinária dada ao primeiro-ministro nas cláusulas de coalizão é o poder de vetar a nomeação de altos cargos judiciais, incluindo o de procurador-geral, enquanto tramita seu processo por três casos de corrupção, que deve começar em 24 de maio. Também impôs a exigência de acordo unânime entre seus representantes e os de Gantz no comitê de seleção de juízes do Ministério da Justiça.

Netanyahu teme sobretudo que o Supremo possa privá-lo da permanência no poder por causa de três solicitações legais, apresentadas na segunda-feira por grupos políticos e da sociedade civil, para que o Alto Tribunal fixe sua doutrina e estabeleça se um réu (por fraude e suborno, no caso dele) está ou não autorizado a exercer como chefe do Governo. O veto da jurisprudência atualmente só afeta os ministros, não o chefe do Executivo. O pacto de coalizão prevê que, se Netanyahu for afastado pelos juízes, o Knesset será automaticamente dissolvido, com a convocação de novas eleições legislativas.

Uma saída digna para um estadista?

O calendário parece desenhando para que Netanyahu, de 70 anos, possa se livrar dos seus processos judiciais. O presidente do Estado de Israel, o octogenário Reuven Rivlin, conclui seu mandato no final de 2021, quando o líder do Likud já teria cedido o cargo a Gantz, de 60 anos. Se conseguir ser eleito pelo Knesset como novo chefe de Estado, Netanyahu gozará então de um mandato presidencial de sete anos (renovável) com imunidade plena perante a Justiça.

Leia notícias sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_