_
_
_
_
_

Lilo Clareto, os olhos do mundo na Amazônia, morre de covid-19 em São Paulo

Fotógrafo se notabilizou por retratar as violações ambientais e humanas que ocorrem na floresta desde a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte

O fotógrafo Lilo Clareto com sua filha caçula, Maria, em Altamira, no Pará.
O fotógrafo Lilo Clareto com sua filha caçula, Maria, em Altamira, no Pará.Acervo pessoal
Veja o trabalho de Lilo Clareto no EL PAÍS
Giliard Juruna, cacique da aldeia Mïratu, é uma das principais lideranças na luta contra a morte da Volta Grande do Xingu, onde vive o seu povo. Na foto, feita em 2015, ele está na cachoeira sagrada do Jericoá.
Eliane Brum | “A notícia é esta: o Xingu vai morrer”
Cacique Turu Arara: “A nossa briga é para que os brancos não desmatem tudo”
02/03/2020 - Moradores da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz (PA) estão preocupados com as pressões para diminuir a área da unidade de conservação e até mesmo a mudança de status do seu território. O temor deles é que haja especulação financeira com a exploração da área por latifundiários e madeireiros. Os extrativistas e ribeirinhos defendem a manutenção da reserva e seu modo de vida atual. No território, eles têm atividades como o manejo sustentado de madeira, a criação de búfalos, a pesca e a extração de frutos.  
- Na foto, no rio Uiui (um furo do rio Amazonas), dentro da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, a menina Sthefany Mendonça do Amaral, de 9 anos, se senta no lombo de um dos búfalos criados por seu pai, mostrando intimidade com os animais.                                                                                  Foto: Lilo Clareto/El País
A maior reserva extrativista do Brasil está sob ameaça de latifundiários empoderados por Bolsonaro
Geração ‘Greta’ da Amazônia luta por sobreviver antes de falar em mudança climática

“A máquina do mundo se entreabriu/ para quem de a romper já se esquivava/ e só de o ter pensado se carpia/ Abriu-se majestosa e circunspecta/ sem emitir um som que fosse impuro/ nem um clarão maior que o tolerável”, escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade. Os versos eram alguns dos favoritos do fotógrafo Lilo Clareto. Mineiro (assim como Drummond) de Passos e um dos 16 filhos de dona Geraldinha, mulher da roça que se alfabetizou aos 92 anos, e de seu Antonio, contador de histórias, Maurilo nasceu em 13 de abril de 1960. Logo se tornou Lilo, apelido dado pela irmã caçula Inês. Ele sabia declamar de cor as 32 estrofes de A Máquina do Mundo, e costumava fazê-lo enquanto cruzava a rodovia transamazônica ou quando subia de voadeira os igarapés da bacia do Xingu. Aquelas terras, tão belas e ancestrais quanto ameaçadas e violentadas, se tornaram o lar de Lilo em 2017, quando deixou São Paulo e se mudou para Altamira, no Pará. Retratar a dignidade dos povos da floresta e os abusos cometidos contra eles em nome do progresso se tornou o eixo de seu trabalho e sua razão de viver.

Mas então veio março do segundo ano da pandemia no Brasil, e Lilo Clareto contraiu a covid-19. Sem acesso a uma vaga de terapia intensiva na região, amigos de Lilo se mobilizaram para interná-lo em um hospital privado em São Paulo. Uma rede de solidariedade se mobilizou e organizou uma campanha para arrecadação de fundos que custeariam o tratamento do fotógrafo e auxiliariam na subsistência da família. Mas em 21 de abril, após mais de um mês de luta contra a doença, Lilo foi uma vítima de um país mergulhado em uma das maiores crises sanitárias de sua história e chefiado por um presidente negacionista.

Nosso Lilo, meu Lilo, virou árvore, virou rio, virou floresta. Virou luz e virou chuva. Virou vagalume, borboleta amarela na Terra do Meio. Lilo, meu Lilo, você é em mim e em todos que te amaram e que foram amados por ti. Você é em cada janela que abriu no mundo com sua câmera. Lilo, você é”, escreveu a repórter e colunista do EL PAÍS, Eliane Brum, uma das principais parceiras de trabalho de Lilo, em uma mensagem de despedida. “A causa direta da morte foi covid-19. Mas não foi o vírus que matou Lilo. Foi quem disseminou o vírus pelo Brasil (...). Eu te responsabilizo, Jair Messias Bolsonaro, por assassinato”, seguiu a escritora.

Eliane Brum e Lilo Clareto
Eliane Brum e Lilo ClaretoAcervo pessoal

“Topa se mudar comigo para Altamira?”, indagou Brum. “Librum, tou dentro”, foi a resposta. Ao lado da escritora, Lilo firmou uma aliança responsável por documentar os efeitos ambientais e a crise humanitária provocados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, na Volta Grande do Xingu ―fotografar os efeitos da seca da usina na zona foi um de seus últimos trabalhos.

Fotógrafo e repórter se conheceram em 2001, quando trabalhavam na revista Época, durante reportagem nas terras dos Yanomami em Roraima. “Olhando desconfiados um para o outro, depois de avião, helicóptero e voadeira, finalmente alcançamos a aldeia indígena ensopados de chuva amazônica já à noite. Nos ofereceram vermes assados na brasa das fogueiras e um espaço no lado de fora da bela casa coletiva. Só cabia uma rede, Lilo e eu dormimos com o pé de um na cara do outro (...) com uma estreia dessa magnitude, ou nos amávamos para sempre ou nos odiávamos para sempre. Nunca mais nos separamos”, narra a repórter sobre a estreia da dupla.

Uma das ilhas do Xingu, desmatada e queimada para o enchimento do lago de Belo Monte, por Lilo Clareto.
Uma das ilhas do Xingu, desmatada e queimada para o enchimento do lago de Belo Monte, por Lilo Clareto.LILO CLARETO

Altamira é um lugar de milagres”, disse Lilo certa vez ao jornalista inglês Jonathan Watts, do The Guardian. Na pequena cidade encravada na selva, o fotógrafo se apaixonou pela companheira Daniela Silva, com quem teve uma filha, Maria, de dois anos. Do primeiro casamento, com Lia, já tinha três: Bia, Fran e Gabi. Na lembrança de Bia, a primogênita, ele era um pai carinhoso que gostava de assistir “qualquer jogo de futebol” ou então dormir depois do almoço de domingo, “lá pelas cinco da tarde”. Como profissional, ela se recorda que o pai “sofria”. “Sofria muito em coberturas, como o acidente de avião dos Mamonas [Assassinas, grupo de rock vítima de um acidente aéreo em 1996], ou uma desocupação de uma área de sem-teto que acabou em conflito com a polícia e ele fotografou um homem morrendo. Chorava e ficava sem dormir por vários dias diante dessas crueldades”, relatou em texto publicado por Brum.

Árvores mortas no rio Xingu, foto de Lilo Clareto.
Árvores mortas no rio Xingu, foto de Lilo Clareto.Lilo Clareto

Para o EL PAÍS, além do drama dos afetados pela megabarragem de Belo Monte narrado ao lado de Brum, Lilo também contou histórias de esperança, como a mobilização de jovens de todos os cantos do mundo que se encontraram no coração da floresta, na Terra do Meio, na Amazônia, para ouvir e aprender com os os povos tradicionais como proteger a vida e o meio ambiente. Contou histórias de luta, como a dos moradores da maior reserva extrativista do Brasil, a Verde Para Sempre, em Porto de Moz, no Pará, e a morte de lideranças indígenas e a destruição da floresta na região da sua Altamira.

O coletivo Fotógrafos pela Democracia também se despediu do colega: “Nossos corações partidos agradecem sua atuação combatente, sempre crítica, de denúncia, de amor, de poesia. Suas fotos irão pulsar por ele, que não mais respira, agora voa!”.

O cacique Raoni, durante a entrevista, em Altamira (PA), pelas lentes de Lilo.
O cacique Raoni, durante a entrevista, em Altamira (PA), pelas lentes de Lilo.Lilo Clareto/ISA

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_