_
_
_
_
_

Raul Guimarães: “O Brasil fez uma quarentena às cegas, sempre olhando para trás”

O pesquisador em Geografia da Saúde, que estuda a pandemia do coronavírus, afirma que o Brasil não conseguiu implementar um sistema de testagem em massa. País falhou no rastreio de casos

Beatriz Jucá

No início da crise do coronavírus, o pesquisador Raul Guimarães se surpreendeu com a velocidade de contagio. Especialista em geografia da saúde da Universidade Estadual Paulista (Unesp), tinha experiência em analisar outras epidemias sob a ótica da geografia, mas não sobre uma doença viral altamente contagiosa. Passou a integrar diversos grupos de pesquisa para conseguir entender a trajetória do vírus pelo interior de São Paulo e pelo país. Ao longo de mais de sete meses de pandemia, ajudou especialistas a entenderem cidades vetores de transmissão e identificar gargalos no sistema de saúde. Em entrevista ao grupo de trabalho Geografia e covid-19, da USP ―da qual participou o EL PAÍS― Guimarães disse que o país nunca conseguiu colocar em prática um programa de testagem em massa. “O Brasil fez uma quarentena às cegas, sempre olhando para trás”, analisa.

Nem mesmo a Atenção Básica e o exército de agentes de Saúde que o SUS já tinha foram utilizados para rastrear casos e quebrar cadeias de contágio no país. “De que adianta o agente de saúde bater na porta das pessoas se não há testagem em massa?", questiona. Mas, segundo ele, foi graças à capilaridade do SUS, presente nas mais remotas cidades brasileiras, que evitou um cenário ainda mais catastrófico do que as cerca de 154.000 mortes registradas no país.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Mais informações
People wearing exit from an underpass in Beijing on October 19, 2020. (Photo by WANG Zhao / AFP)
China deixa o vírus para trás com um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre
Borja Quintana y Antonio Planas, presidente de la Sociedad Madrileña de Anestesia y secretario general de la Sociedad Española de Anestesia.
“Não ser intubado quando é imprescindível mata em minutos”
A girl helps a boy put on a donated protective face mask as residents stand in line to receive free bags of food from Petrobras workers and the oil workers union via the Tankers’ Campaign that provide a supplement for the poor caught by declining wages and jobs due to the new coronavirus pandemic, in the Vila Vintem neighborhood of Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Oct. 16, 2020.  (AP Photo/Bruna Prado)
Fechar a lacuna digital para erradicar a pobreza na América Latina e no Caribe

Para ele, num país tão extenso e desigual e que não tem a figura do Ministério da Saúde coordenando as políticas nacionalmente, a solução para frear o vírus só virá com a vacinação em massa. Atualmente, há quatro vacinas em testes no Brasil. O Governo Federal firmou um contrato para adquirir a vacina da Astrazeneca e, nesta terça-feira, anunciou parceria com o Insituto Butantan para distribuir também a vacina da Sinovac. Mesmo quando houver vacina, alerta Guimarães, o país terá que melhorar seu sistema de imunização.

A entrevista foi concedida em um programa desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo sobre as particularidades locais e as estruturas de enfrentamento à crise sanitária em um país diverso como o Brasil, que vivencia diferentes pandemias em seu extenso território. O tema desta edição foi “Brasil e a pandemia da covid-19: um olhar a partir da geografia da saúde”.

O intuito do grupo é oferecer à sociedade subsídios para uma leitura crítica sobre que está ocorrendo no panorama atual, fortemente impactado pela pandemia da covid-19. No dia 3 de novembro, o programa de entrevistas receberá o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima, Eloi Martins Senhoras, para falar sobre "A geopolítica e a pandemia da covid-19.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_