Por suspeita de coronavírus, ONG cancela evento do qual Maia participou em Brasília
Presidente da Câmara, senador e secretário do Tesouro de Bolsonaro estiveram no encontro do Todos Pela Educação. Ministro Weintraub debocha da infecção
A organização não governamental Todos pela Educação cancelou nesta terça-feira um encontro em Brasília porque sua presidente, Priscila Cruz, apresentou sintomas semelhantes ao do coronavírus. Hoje seria o segundo dia do evento. Na segunda-feira, autoridades como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), participaram de painéis. Todos estiveram contato com Cruz. Nenhum dos três informou se teve sintomas da doença.
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, a dirigente da ONG esteve na Alemanha e na Noruega no Carnaval. Juntos, os dois países já registraram mais de 1.300 casos da doença, que teve como epicentro a cidade de Wuhan, na China. Cruz começou a passar mal no fim da tarde de ontem. Teve sintomas de gripe e foi a um hospital particular, onde passou por testes do coronavírus. A expectativa é que o resultado dos exames saia em até dois dias. Por ora, conforme o jornal, ela segue em isolamento em um hotel de Brasília.
Dezenas de jornalistas também estiveram no encontro. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não participou das discussões promovidas por uma das principais entidades que atuam no setor do qual ele é o dirigente máximo do país. Contudo, em sua conta no Twitter, resolveu zombar da eventual infecção de Cruz. Depois de tecer várias críticas a ela, ele disse: “Para fechar o bloco de informações sobre Priscila Cruz e sua ONG ‘Todos pela Educação’: CORONAVÍRUS!!!”. A presidente da ONG é uma das críticas à gestão Weintraub. Ele a acusa de tentar derrubá-lo do cargo.
Para fechar o bloco de informações sobre Priscila Cruz e sua ONG "Todos pela Educação": CORONAVÍRUS!!! pic.twitter.com/BW3vD2ahbk
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) March 10, 2020
O "Encontro Anual Educação Já" ocorreria durante três dias, na sede da instituição, em Brasília. Conforme a programação inicial, nesta terça participariam do evento o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e seu secretário de educação, Rossieli Soares.
No Brasil, há 31 casos suspeitos de coronavírus. Os dados são do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais de saúde. O caso da dirigente da ONG ainda não consta desta relação pois depende da análise laboratorial que ainda está sendo feita.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.