_
_
_
_
_

Chile arde e ninguém sabe como apagar o fogo

O conflito social já dura duas semanas, impulsionado pelo não cumprimento das expectativas da população e pela desconfiança em relação aos políticos

Local pichado durante os protestos em Santiago. Em vídeo, imagens das últimas manifestações no Chile.Vídeo: AFP | ATLAS
Rocío Montes
Santiago do Chile -

A agitação social no Chile explodiu em 18 de outubro, uma data que ficará marcada na história do país. Manifestou-se primeiro na forma de protestos estudantis contra o aumento da passagem do metrô de Santiago, com multidões pulando as catracas sem pagar. Depois, com violência: em poucas horas, das 136 estações do metrô, 118 foram danificadas e destas, 25 incendiadas e 7 completamente queimadas, com perdas estimadas em 376 milhões de dólares (1,5 bilhão de reais). Houve um terceiro tempo: os saques de supermercados e outros estabelecimentos comerciais, pelos quais o Ministério do Interior apresentou 175 denúncias só na capital. E um quarto: as manifestações pacíficas — as maiores —, que uma semana depois da explosão social reuniram 1,2 milhão de pessoas no coração da capital.

Mais informações
Mais de um milhão de pessoas protesta no Chile na maior marcha pós-Pinochet
Clã Bolsonaro inflama temor de contágio de protestos do Chile, mas chance é mínima
Denúncias pelo uso excessivo da força policial e militar marcam as manifestações no Chile
Piñera reage a protestos no Chile: “Estamos em guerra”

Mas depois de 20 mortos, 592 civis feridos, centenas de detidos e denúncias de violações dos direitos humanos, nem o Governo nem a oposição dão uma resposta à insatisfação com o tipo de sociedade que o Chile tem, desigual em todas as frentes. Os protestos e a violência não dão trégua.

“O problema continua sendo o de que a política chilena se fechou em uma bolha”, assinala o historiador Iván Jaksic. “Há um descrédito da política e o mal-estar assume formas cada vez mais preocupantes (...). Atravessamos uma situação em que o triunfalismo do discurso econômico convive com a decepção de quem não vê seus benefícios, e onde as expectativas são crescentes.”

O que se vê desde o dia 18 é um conflito complexo e de múltiplas causas, que se explica, em parte, por uma sociedade que exige bens e serviços públicos ao alcance de todos. Não é o que ocorre atualmente: a ditadura militar (1973-1990) instalou um modelo absolutamente pró-mercado e permitiu o fornecimento privado de bens e serviços que em muitas outras economias costumam ficar nas mãos do setor público, como a educação e as aposentadorias. O divórcio entre os chilenos e aqueles que supostamente os representam — tanto dos partidos governistas como da oposição — parece ser outra das causas da raiva da população, que se sente à margem do caminho de desenvolvimento das últimas três décadas. Mas também explica em grande parte as dificuldades do Chile para encontrar uma saída para esta crise, a maior desde o retorno da democracia, em 1990.

Nestes 15 dias, o presidente Sebastián Piñera, de centro-direita, demorou para entender o pano de fundo da raiva de seus compatriotas e, no início, concentrou seu discurso exclusivamente na ordem pública, dada a intensidade da violência simultânea que destroçou a cidade. Colocou os militares nas ruas, em uma decisão política complexa: as Forças Armadas não saíam de seus quartéis para tomar o controle das cidades desde a ditadura, exceto em casos de desastres naturais. Depois, ele reagiu e pediu perdão em nome da classe política pela falta de visão dos problemas que vinham se acumulando. Anunciou um amplo pacote de medidas sociais, como o aumento imediato de 20% das aposentadorias em benefício de 1,5 milhão de pessoas. Mudou seu Gabinete e concentrou os movimentos em sua equipe política e econômica, embora não tenha sido uma aposta radical. Pelo menos até agora, no entanto, suas ações continuam parecendo insuficientes. É o que demonstra sua popularidade: a população o puniu e seu apoio para um recorde histórico de 14%.

Daniel Mansuy, doutor em Ciências Políticas e professor da Universidade de Los Andes, fala de um mal-estar acumulado e expandido. “Esta crise se prolonga tanto porque a classe dirigente, em geral, e a política, em particular, ainda não soube articular nem conter nem dar uma direção a esse mal-estar”, assinala. “[A crise] continua aí porque a população não se sente interpretada por nada nem por ninguém que possa dar a ela um canal institucional. É grave.”

A oposição está dividida e, na opinião da população, não se saiu melhor. A mesma pesquisa que apontou 14% de popularidade para Piñera, feita pelo instituto Cadem, indicou que todos os partidos de esquerda e centro-esquerda estão abaixo dessa porcentagem, com exceção da Frente Ampla, que alcança 16% de aprovação, apenas dois pontos acima do presidente. Trata-se de uma jovem coalizão inspirada pelo Podemos, da Espanha, e que também não conseguiu capitalizar o descontentamento chileno, evidente desde pelo menos 2006, com os primeiros protestos estudantis.

Nos primeiros dias da crise, o Partido Socialista, integrante fundamental da Concertação, que governou o Chile entre 1990 e 2010, negou-se a participar das reuniões convocadas pelo presidente para tentar encontrar uma saída para a emergência, argumentando que não faria isso enquanto houvesse militares nas ruas. A Frente Ampla e o Partido Comunista  — que participou do segundo Governo de Michelle Bachelet juntamente com a centro-esquerda — procuram impulsionar uma acusação constitucional no Congresso para destituir Piñera. “É um show parlamentar. A classe política continua envolvida em discussões pequenas, que é justamente o que incomoda as pessoas”, opina Mansuy. “Além disso, em um primeiro momento, a oposição custou muito a condenar a violência e foi muito ambígua, o que é parte do problema político que temos.”

Até agora, o movimento chileno não tem articulação: nem lideranças, nem porta-vozes, nem uma lista de reivindicações concretas. Nas petições convergem diferentes interesses e necessidades. Enquanto a classe política busca o diagnóstico e a resposta necessária, uma parte dos cidadãos se reúne espontaneamente em assembleias para discutir linhas de ação. Há 15 dias, a política chilena está no ar.

ANOS DE DESCONTENTAMENTO

Desde o início da crise, o presidente chileno, Sebastián Piñera, teve que deixar de lado o programa com que chegou a La Moeda em 2018. Ele se dispôs a mudar sua reforma tributária, inclusive nos aspectos que considerava fundamentais. Para não acender novas fogueiras, seus ministros negociam com empresas privadas para conter o aumento da tarifa de eletricidade, assim como o preço dos pedágios urbanos e da gasolina.

Para alguns analistas, como Ascanio Cavallo, “simbolicamente, o Governo está acabado”, principalmente depois de ter anunciado na quarta-feira o cancelamento de dois encontros de cúpula, o do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que seria realizado em novembro em Santiago, e o da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP25), em dezembro. “Eram as maiores conquistas do Governo em matéria internacional. O segundo desafio, conseguir que a economia se recupere, eu também consideraria morto”, afirma Cavallo.

O divórcio entre os chilenos e seus representantes políticos foi alertado há anos. O Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) publicou em 2016 seu estudo Auditoria da Democracia, no qual alerta para "um problema de caráter estrutural" e assinala que "o descontentamento da população com o funcionamento do sistema político e suas instituições é gradual, mais que repentino". Comparando os dados de 2008 e 2016, aqueles que não se identificam nem com a esquerda nem com o centro nem com a direita passaram de 34% para 68%. A proporção dos que não se sentem representados por nenhum partido político aumentou de 53% para 83%.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_