_
_
_
_
_

Como Maduro obteve uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Apesar do duro relatório de violações da Alta Comissária, Michelle Bachelet, o regime conseguiu um lugar no órgão

Florantonia Singer
Nicolás Maduro, em uma coletiva de imprensa em Caracas.
Nicolás Maduro, em uma coletiva de imprensa em Caracas.a. cubillos (AP)
Mais informações
'O Brasil ao lado das ditaduras mais cruéis do mundo', por Jamil Chade
ONU investigará Venezuela por violação de direitos humanos

A diplomacia de Nicolás Maduro garantiu na última quinta-feira (17/10) uma posição no Conselho de Direitos Humanos da ONU, justo no momento em que o regime chavista recebe mais acusações e críticas por violações sistemáticas das garantias fundamentais dos cidadãos. A votação no órgão multilateral pôs em evidência que no xadrez internacional o questionado Maduro — que em janeiro fez o juramento de um novo mandato, apesar do fato de as eleições não terem sido reconhecidas por mais de 50 países — ainda tem peças para mover. Venezuela e Brasil venceram a Costa Rica na disputa pelas duas cadeiras latino-americanas. O país governado pelo ultradireitista Jair Bolsonaro, que concorreu à reeleição para uma das cadeiras, foi referendado por 153 votos (número bastante superior ao que a disputa exigia), apesar de o presidente brasileiro não demonstrar muito apreço pela pauta internacional dos direitos humanos.

O apoio da China, Rússia, Cuba e membros do Movimento Não-Alinhado deu a Maduro a vitória para que seus representantes se mantenham nesse posto pelos próximos dois anos, com 105 votos no total. Ironicamente, a vitória de Maduro ocorreu depois que a Alta Comissária para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, apresentou um duro relatório de sua visita ao país em junho, no qual acusa o Estado venezuelano de execuções extrajudiciais pelas mãos das Forças de Ações Especiais da Polícia Bolivariana, assassinatos durante os protestos contra o Governo, perseguições à oposição — há 24 deputados destituídos de sua imunidade —, dificuldades no acesso a alimentos e serviços de saúde e o agravamento da crise econômica causada pela corrupção que, ressaltou, é anterior às sanções impostas pelos Estados Unidos, mas pode ser agravada por elas.

Analistas internacionais afirmam que a presença da Venezuela não impedirá a vigilância que o Conselho puder fazer sobre a situação no país. De fato, em 2018, quando Maduro contava com uma cadeira nesse órgão, foi aprovada a primeira resolução sobre a Venezuela, na qual foram pedidos os relatórios por escrito e orais que Bachelet fez este ano.

O aval à candidatura da Venezuela ao Conselho já havia provocado rejeição e a eleição desencadeou uma avalanche de críticas ao órgão entre defensores dos direitos humanos e líderes opositores venezuelanos, vinculados ao presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países. O líder oposicionista expressou sua gratidão à Costa Rica, que obteve 96 votos, por ter se tornado em uma semana a candidata dos aliados de Guaidó na região na luta por essa vaga. "A primeira vez que há uma investigação para a classificação de crimes contra a humanidade em um país da América latina e dão a cadeira a este país, e justo a que Cuba teve. É a substituição de uma ditadura por outra", argumentou Guaidó.

Julio Borges, ex-presidente da Assembleia e responsável pelas relações exteriores de Guaidó, garantiu que "o cerco à ditadura" continuará. “Maduro, com o apoio de Cuba, hipotecou tudo para conseguir um assento no Conselho de Direitos Humanos. Mas o que não sabe é que essa manobra não o ajudará a esconder seus crimes.”

O ministro das Relações Exteriores do Governo de Maduro, Jorge Arreaza, também reagiu à decisão: "Para evitar novas violações, que continuem bloqueando e bombardeando países, a Venezuela estará presente no Conselho de Direitos Humanos para o período 2020-2022".

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Kelly Craft, afirmou que a decisão é uma "vergonha para a ONU e uma tragédia para o povo da Venezuela". "Pessoalmente me incomoda que 105 países tenham votado a favor dessa afronta à vida e à dignidade", disse em seu comunicado. "Este é um duro golpe não apenas contra as vítimas do regime, mas contra a causa dos direitos humanos em todo o mundo", disse Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano.

Libertação de presos políticos

Ao mesmo tempo em que se realizava a votação na ONU, o promotor designado pelo Parlamento paralelo vinculado a Maduro, Tarek William Saab, anunciou que na quinta-feira passada seriam soltos 24 presos políticos, o que elevaria para 222 o número de libertados pelo Governo entre 2017 e 2019. No final da quinta-feira só havia sido confirmada a libertação de 12 deles, incluindo Pedro Jaimes, preso durante 17 meses por tuitar a rota do avião presidencial de Maduro, uma informação pública disponível na Internet.

“Este gesto do Governo bolivariano é para que a Venezuela siga por um caminho de tranquilidade e sejam levantadas as sanções que tanto prejudicam o povo. É uma conquista importante que a Venezuela tenha voz no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ninguém vai estar a favor da multiplicação das sanções como também que o TIAR [um tratado interamericano de assistência militar], um instrumento anacrônico, venha a massacrar a Venezuela passando por cima do diálogo”, disse Saab.

A decisão, disse ele, é o resultado da Mesa de Diálogo que o chavismo instalou há um mês com um setor minoritário da oposição e de forma paralela às negociações que a Noruega promoveu com representantes de Guaidó e Maduro. Esta nova mesa também discutirá a eleição de um novo Conselho Nacional Eleitoral, mas não a convocação de eleições presidenciais que resolvam a crise institucional desencadeada após as eleições fraudulentas nas quais Maduro foi reeleito e Juan Guaidó fez o juramento como presidente interino. Também pretende mudar os membros do Parlamento controlado pela oposição e que encerra seu período no final de 2020.

A votação no Conselho, que pode ser interpretada como um endosso a Maduro, ocorre em um momento em que a crise política venezuelana está estancada. Dez meses depois do desafio lançado por Guaidó, o líder da oposição vem somando apoios internacionais que geraram um cerco diplomático ao regime de Maduro. Na Organização dos Estados Americanos, onde Guaidó conseguiu o credenciamento de Gustavo Tarre como seu representante, os Estados Unidos e o Grupo de Lima estão entre seus principais aliados. Mas, após a suspensão, em agosto, das negociações promovidas pela Noruega em Oslo e Barbados, o jogo político na Venezuela travou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_