Homem perde um olho em confronto no aeroporto de Barcelona

Hospital diz que as feridas são compatíveis com o impacto de uma bala de borracha; protestos eclodiram após sentença de prisão a líderes separatistas catalães

Policial usa armas de contenção de massas contra manifestantes em aeroporto de PratAlbert Garcia
Barcelona -

Um homem perdeu um olho durante o conflito entre manifestantes e a polícia espanhola nesta segunda-feira no aeroporto do Prat. Manifestações eclodiram após o Supremo Tribunal da Espanha determinar a prisão de nove líderes separatistas catalães com penas entre nove e 13 anos pela atuação em uma tentativa frustrada de independência.O aeroporto internacional de Barcelona se tornou o ponto central dos protestos.

Mais informações
Separatistas catalães voltam às ruas após sentença histórica contra líderes
Espanha condena separatistas catalães a penas de até 13 anos
Independentistas se manifestam em Madri: “Autodeterminação não é delito”

O hospital de Bellvitge afirma que a ferida no olho do manifestante é compatível com o impacto de uma bala de borracha da Policial Nacional da Espanha, porém não destacou que também possa ser um projétil "soft" usado Polícia Catalã. O homem apresenta uma “eclosão do balão ocular” e “múltiplas feridas faciais”, de acordo com o hospital. Na manhã desta terça, ele aguardava para ser operado.

O Sistema de Emergências Médicas (SEM) atendeu 131 pessoas na segunda-feira —115 no terminal 1 do Prat. Do total, 91 receberam a alta no local e outras 24 foram transferidas para centros hospitalares. O SEM também contabilizou oito feridos em Barcelona, quatro em Maçanet da Selva, três em Lleidae uma em Reus.

Tanto A Policial Nacional espanhola atuaram pesadamente para conter as manifestações. Foram usadas munição de dispersão, como balas de borracha e  uma versão mais "macia" (viscoelástica).

De acordo com os advogados da entidade pró direitos humanos, ao menos seis dos 131 feridos nas intervenções policiais desta segunda-feira foram atingidos por essas balas, segundo a agência de notícias Efe. Além do homem que perdeu o olho, afirmam que outra pessoa foi atingido por uma bala viscoelástica bem perto da zona ocular. Durante os protestos vários jornalistas ficaram feridos.

A conselheira da Presidência, Meritxell Budó, justificou nesta terça-feira a atuação dos polícias catalães nos protestos desta segunda-feira no aeroporto do Prat com o fim de "proteger aos próprios manifestantes". Em declarações a RAC 1, Budó afirmou que "compreende e compartilha" os protestos contra a sentença e a "raiva da gente" diante as condenações dos líderes independentistas. Para Budó, a mobilização no aeroporto "fez-se de maneira cívica, democrática e em massa", embora "em algum momento houve aumento de ações mais incisivas, que foram ações pontuais". "Às vezes estas ações têm de ser  levadas a cabo para preservar outras ações que possam ser piores", argumentou.

Mais informações

Arquivado Em