_
_
_
_

Brasil supera fantasma paraguaio nos pênaltis e pega a Argentina na semifinal

Depois do 0 a 0 no tempo normal, brasileiros fazem 4 a 3 nas cobranças de pênalti e voltam à fase decisiva do torneio sul-americano depois de 12 anos

Brasileiros comemoram classificação brasileira na Arena do Grêmio.
Brasileiros comemoram classificação brasileira na Arena do Grêmio.NATACHA PISARENKO (AP)
Diogo Magri
Mais informações
Didi, ídolo no Brasil e deus no Peru
Derlis González, o novo ídolo do Paraguai

O Brasil superou nos pênaltis o Paraguai nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, depois de empatar por 0 a 0 no tempo normal e está classificado para a semifinal da Copa América 2019. A seleção insistiu muito dentro de campo mas, mesmo com um a mais no segundo tempo, não marcou no goleiro Gatito, que teve grande atuação. Nas penalidades, apenas Roberto Firmino perdeu para os brasileiros, enquanto Gustavo Gomez e Derlis Gonzalez erraram do lado paraguaio. Coube a Gabriel Jesus bater o pênalti da classificação. Com a vitória, o Brasil afasta o fantasma do Paraguai, uma vez que foi eliminado pelo adversário nos pênaltis nas quartas de final das Copas América de 2011 e 2015, e pegará a Argentina, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na terça-feira.

Os brasileiros chegaram a quase 70% de posse de bola na primeira etapa e marcaram presença no campo de defesa paraguaio, mas só incomodaram o goleiro Gatito com dois chutes fracos de Firmino e Philippe Coutinho. O Paraguai, por outro lado, exigiu uma excelente defesa de Alisson finalização à queima roupa de Derlis Gonzalez. O restante do primeiro tempo foi marcado por muitas faltas, que resultaram em três cartões amarelos para a equipe paraguaia.

O Brasil voltou melhor na etapa final, encurralando os paraguaios. A pressão aumentou quando, aos 12 minutos, o árbitro marcou pênalti de Balbuena em Roberto Firmino mas, após consultar o VAR, viu que a falta foi fora da área e, como a chance era clara de gol, expulsou o zagueiro paraguaio. O Brasil pressionou e Tite mexeu, colocando quatro atacantes em campo, além de Coutinho e Paquetá no meio-campo. Boas chances caíram nos pés de Everton, Arthur, Coutinho e Gabriel Jesus, mas todos erram o alvo. Nos acréscimos, Willian tabelou com Firmino e chutou com a canhota, acertando a trave. Depois do 0 a 0 persistir até o fim do segundo tempo, a vaga foi decidida nos pênaltis.

Pressionada pelo retrospecto contra o Paraguai, a seleção ficou mais aliviada quando Gomez parou em Alisson logo na primeira cobrança da disputa. Na sequência, Willian, Almirón, Marquinhos, Valdez, Coutinho e Rojas converteram até Firmino chutar para fora o quarto pênalti brasileiro. Para a sorte do atacante, Derlis Gonzalez também errou o gol na cobrança seguinte. Gabriel Jesus fechou as penalidades deslocando Gatito e classificando a seleção brasileira para as semifinais, fase que o Brasil não frequenta na Copa América desde a edição de 2007.

Veja como contamos Brasil x Paraguai

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_