_
_
_
_
_

Papa rejeita demissão de cardeal francês condenado por encobrir abusos a menores

Francisco invoca a presunção de inocência para Philippe Barbarin, sentenciado a seis meses de prisão, mas o prelado decide se afastar temporariamente do seu cargo na arquidiocese de Lyon

O Papa cumprimenta o cardeal Barbarin, na segunda-feira passada, quando este lhe apresentou seu pedido de demissão.
O Papa cumprimenta o cardeal Barbarin, na segunda-feira passada, quando este lhe apresentou seu pedido de demissão.Vatican Media

Uma decisão do Vaticano, em meio à tormenta que a Igreja atravessa por causa dos escândalos de abusos sexuais contra menores, volta a causar surpresa. Especialmente depois da espetacular demonstração feita na Santa Sé durante a cúpula de fevereiro passado. O papa Francisco, contrariando todos os prognósticos, recusou na segunda-feira a demissão do cardeal francês Philippe Barbarin, condenado a seis meses de prisão por acobertar abusos contra menores dos quais teve conhecimento em 2014 e 2015. Segundo o porta-voz do pontífice, Alessandro Gisotti, Francisco deixou ao cardeal a liberdade de tomar a decisão que considerasse ser mais oportuna, invocando sua presunção de inocência e pensando no bem da arquidiocese. O cardeal anunciou nesta terça-feira que deixará temporariamente o comando da arquidiocese de Lyon.

Mais informações
Papa abre cúpula contra abusos sexuais anunciando “medidas concretas e eficazes”
Papa Francisco admite histórico de abusos de padres e bispos contra freiras
Vaticano escondeu pedofilia do fundador dos Legionários de Cristo por 63 anos

Barbarin, de 68 anos, disse em nota que decidiu se retirar “por certo tempo” da primeira linha da arquidiocese, embora mantenha formalmente o título de arcebispo de Lyon. “Por sua sugestão [do Papa] e porque a Igreja de Lyon sofre há três anos, decidi me retirar por certo tempo e deixar a condução da arquidiocese a cargo do vigário-geral Yves Baumgarten”, afirmou. Barbarin já havia deixado claro que recorrerá da decisão judicial.

A condenação do cardeal, um dos homens mais poderosos da Igreja Católica na França, representa uma surpresa em seu país e no próprio Vaticano. Ninguém, nem sequer o Papa, a julgar por sua reação, achava que seria condenado. De fato, quando o tribunal de Lyon que examinava o caso intimou como testemunha o cardeal Luis Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Vaticano se permitiu invocar a imunidade diplomática do prelado para evitar seu depoimento. Um gesto que contraria completamente a linha de colaboração com a Justiça que o Papa vem propondo aos bispos em seus países e que causou indignação entre as vítimas —especialmente quando o conceito de "tolerância zero" se torna algo tão interpretável.

A reação de Francisco “deixa claro que o problema da pedofilia é a Igreja e é o Papa. Hoje a problemática não está nem nos padres, nem nos cardeais, nem na Igreja francesa, e sim no próprio Papa, que é o responsável pela situação”, disse François Devaux, presidente da associação Palavra Liberada, que agrupa vítimas de pedofilia em Lyon e que foi a responsável por levar o cardeal Barbarin a julgamento.

“Com uma decisão assim, [o Papa] demonstra a incoerência e a ausência de confiabilidade sobre o que possa dizer e fazer” a respeito desse assunto, acrescentou em conversa telefônica. Em relação ao recurso judicial de Barbarin, Devaux se disse confiante. “Não entenderam que isso não muda nada, que é uma questão moral, e não só de justiça”, afirmou.

A decisão do Papa, que segundo Barbarin apelou à "presunção de inocência", coincide com a atitude demonstrada em relação ao cardeal George Pell, ex-ministro de Finanças do Vaticano. Nunca – nem ao ser formalmente processado, nem após ser anunciada sua condenação – ele foi obrigado a se demitir do seu cargo. Na verdade, seu mandato expirou de forma natural, e atualmente, apesar de preso enquanto aguarda o julgamento do recurso em segunda instância, continua sendo cardeal. Uma maioria de pessoas considera no Vaticano que o cardeal australiano é inocente e será absolvido quando tiver "um julgamento justo", sem júri. Além disso, frequentemente se recorda intramuros o caso do ex-arcebispo de Adelaide (sul da Austrália) Philip Wilson, absolvido em segunda instância em dezembro passado. A sensação é semelhante à que predomina agora na Santa Sé com o prelado francês e seu recurso. Nesta segunda-feira, aliás, Francisco se fotografou sorridente com ele e apertando sua mão.

Barbarin anunciou sua intenção de apresentar sua demissão ao papa Francisco em 7 de março, horas depois de o tribunal correcional de Lyon o declarar “culpado por não ter denunciado maus tratos” contra um menor entre 2014 e 2015, anos em que as primeiras vítimas do padre Bernard Preynat o procuraram para relatar abusos sofridos 25 anos atrás e para exigir que o sacerdote não continuasse trabalhando com crianças. Os juízes o condenaram a seis meses de prisão pelo acobertamento, embora tenham permitido que cumpra a pena em liberdade. A sentença foi uma surpresa inclusive para os autores da ação, que foram pela via particular aos tribunais porque o Ministério Público de Lyon se recusou a formalizar queixas —uma postura que reafirmou durante o julgamento, em janeiro passado, por considerar que o crime estava prescrito.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_