River x Boca: final da Libertadores deixa a Argentina após ataque a ônibus
Conmebol anuncia que o Superclássico será disputado fora do país dos clubes finalistas
A final da Copa Libertadores 2018 entre River Plate e Boca Juniors, prevista para o estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, vai ser disputada em outro país no dia 8 ou 9 de dezembro. Em reunião na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, que contou com a presença dos presidentes de ambos os clubes, a entidade definiu apenas que a partida não acontecerá na Argentina, sem precisar a nova data, tampouco o estádio ou o horário em que será realizada.
No último sábado, a partida teve de ser suspensa depois da torcida do River jogar pedras e bombas de gás de pimenta no ônibus do Boca, na chegada ao palco da decisão. O clube visitante protocolou um pedido de punição ao rival, com base no regulamento do torneio, pelos incidentes provocados por seus torcedores. De acordo com a petição assinada pelo presidente Daniel Angelici, a equipe xeneize quer a suspensão definitiva do jogo e a eliminação do River Plate, o que automaticamente lhe tornaria campeã da edição 2018 sem a necessidade de disputar a final. O Tribunal de Disciplina da Conmebol ainda vai julgar o caso.
Durante o atentado, estilhaços dos vidros feriram jogadores como o capitão do Boca, Pablo Pérez, que sofreu um corte no braço e uma lesão no olho esquerdo. Ele precisou ser atendido em uma clínica fora do estádio, mas já foi liberado neste domingo. Ainda no sábado, Carlos Tévez criticou dirigentes da FIFA e da Conmebol que tentavam forçar a realização da partida, apesar dos jogadores feridos do Boca. "Não estamos em condições de atuar. Querem nos obrigar a jogar a partida."
Revoltados com os distúrbios, que também incluíram conflitos entre barra bravas e policiais na entrada do Monumental, os aficionados do River protestaram contra o presidente argentino Maurício Macri antes de deixar as arquibancadas. Os millonarios já adentravam o estádio no domingo antes da partida ser novamente adiada. No jogo de ida, o confronto na Bombonera, que terminou empatado em 2 a 2, também precisou ser adiado por causa das fortes chuvas que castigaram Buenos Aires.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.