_
_
_
_
_

River x Boca, a final da Libertadores é adiada mais uma vez pela Conmebol

Partida, adiada por conta de atentado ao ônibus do Boca, também não ocorrerá neste domingo. "Não é uma suspensão, é um adiamento", diz o presidente da confederação

Monumental de Nuñez não receberá a final neste domingo.
Monumental de Nuñez não receberá a final neste domingo.ALEJANDRO PAGNI (AFP)
Mais informações
River x Boca: final da Libertadores deixa a Argentina após ataque a ônibus
River x Boca: o retrato de uma Argentina enlouquecida
O dedo da CBF no vexame da Copa Libertadores
Final da Libertadores entre River e Boca pode acontecer na Espanha

A final da Copa Libertadores 2018 entre River Plate e Boca Juniors, marcada para o estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, não acontecerá neste domingo. Originalmente agendada para ontem, a partida foi adiada para as 18h (horário de Brasília) do dia seguinte depois da torcida do River jogar pedras e bombas de gás de pimenta no ônibus dos jogadores do Boca, na chegada ao palco da decisão. Cerca de quatro horas antes do novo horário da final, o Boca Juniors divulgou uma nota oficial solicitando a suspensão da final da Libertadores, alegando que seu elenco não está em condições de jogar, e pedindo uma punição ao clube rival. Após a nota, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, atendeu ao pedido xeneize: "Queremos que a partida seja jogada sem desigualdades e vamos adiar o jogo".

Durante o atentado, estilhaços dos vidros feriram jogadores como o capitão xeneize Pablo Pérez, que sofreu um corte no braço e uma lesão no olho esquerdo. Ele precisou ser atendido em uma clínica fora do estádio, mas já foi liberado neste domingo. Ainda no sábado, Carlos Tévez criticou dirigentes da FIFA e da Conmebol que tentavam forçar a realização da partida, apesar dos jogadores feridos do Boca. "Não estamos em condições de atuar. Querem nos obrigar a jogar a partida."

Revoltados com os distúrbios, que também incluíram conflitos entre barrabravas e policiais na entrada do Monumental, os aficionados do River protestaram contra o presidente argentino Maurício Macri antes de deixar as arquibancadas. Os millonarios já adentravam o estádio no domingo antes da partida ser novamente adiada.

"Isso não é uma suspensão, é um adiamento", ressaltou Domínguez. "Vamos buscar a data adequada para que se jogue a final". O presidente confirmou que será feita uma reunião com os dois presidentes para marcar um novo dia. No jogo de ida, o confronto na Bombonera, que terminou empatado em 2 a 2, também precisou ser adiado por causa das fortes chuvas que castigaram Buenos Aires.

Siga ao vivo a final da Libertadores entre River x Boca:

Reunião que definirá a nova data da final da Libertadores será na próxima terça-feira (27/11), às 11h (horário de Brasília), na sede da Conmebol em Assunção.
Policiamento mobilizado, torcedores do River se deslocam até o Monumental, funcionários do clube abrem os portões do estádio... Tudo isso para um novo adiamento do jogo. Desorganização completa naquela que deveria ser a final de todos os tempos da Libertadores. Foto: Getty Images
CONFIRMADO! A final da Copa Libertadores está suspensa. De acordo com a Conmebol, haverá uma reunião com os presidentes de River e Boca para definir a nova data da partida.
Uma imagem que resume os últimos acontecimentos na final argentina da Libertadores. Foto: Mariano Sanchez/AFP.
Enquanto isso, o Monumental de Nuñez já abriu suas portas e alguns torcedores do River Plate já começam a acessar o estádio, na esperança de que a partida aconteça. Foto: EFE.
Faltando pouco mais de três horas para o início previsto da partida, a Conmebol ainda não se manifestou sobre o pedido de suspensão do Boca Juniors, que se mantém concentrado num hotel em Buenos Aires. O presidente Daniel Angelici e o técnino Guillermo Schelotto darão entrevista.
A íntegra da nota publicada pelo Boca Juniors.
O Boca Juniors acaba de divulgar um comunicado em que solicita a suspensão da final da Libertadores, alegando que seu plantel não está em condições de disputar a partida, e pede punição ao River Plate pelos distúrbios causados por seus torcedores neste sábado.
VERGONHA INTERNACIONAL. Final adiada após atentado de torcedores do River contra o ônibus do Boca. Um incidente que compromete ainda mais a imagem da Conmebol, arranhada por escândalos de corrupção e seguidos erros no sistema de inscrição de atletas na Libertadores. Foto: AFP.
Mais uma confusão. Após o adiamento confirmado, há correria de torcedores do River na arquibancada superior do Monumental.
JOGO ADIADO! De acordo com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, confirma o adiamento da partida para este domingo, às 18h (horário de Brasília). "Jogadores das duas equipes não queriam jogar", justifica o Domínguez.
Torcedores do River Plate começam a deixar o estádio. Em coro, descontam a revolta pelo possível adiamento do jogo em Maurício Macri, xingando em coro o presidente argentino.
Mais um atraso confirmado pela Conmebol: jogo vai começar às 20h30.
Suspense total no Monumental. Jogadores não entraram em campo para os trabalhos de aquecimento. E, até agora, nenhuma movimentação no túnel dos vestiários.
Resta saber se, mesmo desfalcados de seu capitão, ferido no atentado, os jogadores do Boca subirão ao campo do Monumental. Foto: AFP.
Trio de arbitragem uruguaio comandado por Andrés Cunha já está se aquecendo no gramado. Ao que tudo indica, apesar do atentado ao ônibus do Boca e dos jogadores feridos, teremos jogo em Buenos Aires.
O momento em que a delegação do Boca é atingida com pedras dentro do ônibus nos arredores do Monumental.
Tévez conta que os jogadores estavam cantando dentro do ônibus quando foram surpreendidos com pedradas que quebraram os vidros. Ele critica presidentes da FIFA e da Conmebol por quererem forçar a realização da partida, apesar dos atletas feridos do Boca. Foto: AFP.
Carlitos Tévez: "Não estamos em condições de atuar. Querem nos obrigar a jogar a partida." O atacante do Boca Juniors acaba de declarar que os atletas xeneizes se recusam a entrar em campo, mas sofrem pressão para decidir hoje a final.
Em silêncio e apreensiva, torcida do River Plate segue aguardando o início da partida no Monumental de Nuñez. Foto: Getty Images.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_